sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Para Standard &Poor’s, Gerdau é a mais transparente da Bovespa


A Gerdau é a companhia mais transparente entre as 56 empresas que compõem o Índice Ibovespa. A conclusão é da primeira pesquisa sobre transparência realizada pela Standard & Poor’s, que analisou as informações públicas fornecidas pelas empresas até agosto de 2009 (relatórios anuais, websites e informações disponíveis na CVM e SEC).

A Gerdau obteve um índice de 83,1%, contra uma média de 66,1% de todas as empresas do Ibovespa. A pesquisa também apontou que as empresas brasileiras listadas também na Bolsa de Nova York são, em geral, mais transparentes do que aquelas listadas apenas na Bovespa. (fonte: Comunicação Gerdau)

Calçados ortopédicos agora podem ter visual fashion


Até bem pouco tempo, pessoas com necessidades ortopédicas estavam condenadas a usar sapatos que não permitiam a possibilidade de mudança visual. Por isto, especialmente os jovens literalmente fugiam dos calçados ortopédicos, para não se sentirem discriminados.

Para atender estes usuários, o Laboratório do Pé usou seus dez anos de experiência para desenvolver um projeto que permite a produção de calçados ortopédicos com apelo fashion, inclusive com salto.

A novidade já mexeu com o mercado. O diretor do Laboratório do Pé, Jefferson Selaimen Machado, afirma que “com base nos trabalhos que já desenvolvemos, temos recebido pedidos de pessoas de todas as idades, que buscam soluções para manter os cuidados com seus pés e sua estrutura óssea, sem ser vistos como pessoas doentes”.

A empresa está desenvolvendo linhas de produtos masculinos e femininos, focadas nas tendências de moda, e que ainda podem ser adaptadas ao gosto de cada usuário. Os modelos podem ser vistos na empresa, ou no site www.laboratoriodope.com.br.

O projeto do Laboratório do Pé aposta também nas pessoas que queiram prevenir problemas, usando sapatos comuns com componentes de proteção ortopédica. Pessoas de todas as idades estão cada dia mais conscientes da necessidade de cuidar da saúde, e de buscar o seu bem-estar, sem abrir mão de estar na moda. De modo geral, as pessoas estão mais focadas na prevenção de doenças e na busca do bem-estar e de sua auto-estima no presente, para garantir qualidade de vida no futuro. (fonte: Raquel Guimarães)

Criare em Santa Maria


A Criare deu inicio as atividades de mais uma loja da marca no Rio Grande do Sul, respectivamente na cidade de Santa Maria.

A nova unidade será liderada por Fernando Vasserstein, que tem expectativas bastante positivas sobre o negócio. “A região tem um potencial econômico muito grande que ainda pode ser trabalhado”, avalia o empresário.

Ele destaca que para conquistar o novo mercado foram feitos investimentos na contratação de uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para oferecer um atendimento de excelência. “Este fato, aliado a qualidade dos produtos e a solidez da Criare, será um diferencial muito forte para nós”.

Com nove ambientes assinados pela arquiteta Indianara D. Merlo, o amplo show room da Criare Santa Maria apresenta os últimos lançamentos da marca. “Quem visitar a loja vai poder conferir de perto o que é tendência na arquitetura e decoração, além de encontrar mobiliário com design em espaços de muito bom gosto, conforto e a praticidade. Tudo o que um lar deve ter”.

Para o primeiro ano de vida do empreendimento, Vasserstein quer não só retorno financeiro, mas a consolidação da marca na cidade e região. “Formalizamos esta parceria com a Criare pela trajetória de credibilidade que a empresa construiu. Vamos trabalhar para sermos lembrados também por isso”, finaliza. (fonte: Insider2)

O poder do concreto!


Depois das turbulências globais de 2009, o mercado do Vale dos Sinos mostra sua força e apresenta bons números. O crescimento da atividade econômica – especialmente com a retomada dos volumes de exportações, tem fomentado um setor em especial: o da construção civil local.

Somente em dezembro, a Goldsztein Cyrela comercializou 21 unidades do Absolutto Exclusive Life, empreendimento que está construindo na cidade de Novo Hamburgo.

Para movimentar ainda mais as vendas, a empresa lançou a campanha promocional “Agita Verão”, que vai beneficiar novos clientes com a possibilidade de parcelamento em até 120 vezes direto com a incorporadora, bônus de até R$ 10 mil e entrada dobrada. A ação encerra no dia 28 de fevereiro. (fonte: Insider2 Comunicações)

Da pré-história à extração sustentável no Rio Jacuí: novo vídeo da Smarja destaca a importância da areia na evolução humana



A Pública Comunicação e a Santuário Filmes assinam a peça de quase sete minutos de duração. As imagens, que também retratam a fauna e a flora do Rio Jacuí, foram gravadas nas cidades de Lajeado, General Câmara e Porto Alegre. O filme aborda com detalhes a tecnologia de extração de areia adotada pela Smarja, que atende a padrões mundiais de proteção ambiental. “Com a areia, o homem construiu as primeiras habitações da idade da pedra polida. Depois, ajudou a revolucionar a vida dos egípcios, gregos e romanos ao se tornar elemento essencial das argamassas, que transformaram a arquitetura e as imagens das cidades”, diz o texto do filme. (fonte: Pública Comunicação)

Tecnologia aplicada via internet agiliza resultado de exames médicos


Uma tecnologia aplicada através da internet deixa mais ágil o processo de realização e avaliação dos exames médicos. A ferramenta, desenvolvida pela POP3, dá mais rapidez e permite a total interação entre laboratório, médico e paciente.

- O cliente chega para solicitar um exame de qualquer natureza no laboratório e automaticamente recebe um usuário e senha. Após um período de 24 horas ele pode entrar no site e receber esse resultado – explica o diretor da POP3, Fernando Maciel.

O sistema permite também a comunicação entre as partes envolvidas, tornando rápido o fluxo de informações para análise dos resultados ou esclarecimento de dúvidas. As perguntas podem ser inseridas no sistema que envia automaticamente um e-mail ao médico para que ele possa esclarecer. Outro aspecto importante é a confidencialidade das informações. Além da agilidade e praticidade, o sistema foi construído de modo seguro, sem o risco dos dados se tornarem públicos.

- Os dados estão dentro de um cadeado de segurança os mesmo usados pelas instituições financeiras. Ou seja, todas as informações são criptografadas deixando o documento totalmente seguro. O paciente pode ficar tranqüilo que somente ele, com seu usuário e senha, vai poder manipular – acrescentou Fernando.

O Instituto de Patologia de Porto Alegre aderiu ao sistema e pretende colocá-lo em funcionamento em breve.

- O sistema permitirá o acesso de todos os pacientes aos laudos, o que facilita a comunicação que antes acontecia por e-mail – declarou Renato Brvezzinski, gerente de vendas do Instituto. (fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa)

GNC Iguatemi vence prêmio em São Paulo


O GNC Cinemas recebeu nesta quinta-feira o Prêmio ED – Exibidoras / Distribuidoras – promovido pelo Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado de São Paulo. A rede concorreu com outros 16 complexos de cinema do país e foi a primeira vencedora na categoria Destaque Complexo Inaugurado no ano, pela abertura do GNC Iguatemi, em dezembro de 2008.

O prêmio, que está na segunda edição, é realizado pelo setores de exibição e distribuição do país, que definem os indicados. (fonte: Panda Comunicação)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SICREDI no Liquida Porto Alegre


O Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI patrocina pelo segundo ano o Liquida Porto Alegre. “Estamos consolidando essa parceria. Tivemos um ótimo desempenho em 2009 e acreditamos numa performance ainda melhor para 2010. Considerando a importância deste evento para o segmento lojista e para o público da capital gaúcha, é importante para o SICREDI fazer parte de uma ação que traz somente resultados positivos para Porto Alegre”, diz Gilmar Minuzzi, superintendente da Regional do SICREDI em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Em Porto Alegre, o SICREDI inaugurou nos últimos três anos 10 unidades de atendimento e conta atualmente com 13 pontos. “Estamos investindo no crescimento do SICREDI nos centros urbanos. Queremos nos tornar referência para o público de cidades grandes como uma instituição financeira parceira do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estamos inseridos”, revela Minuzzi. Hoje o SICREDI tem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, 560 pontos de atendimento e administra ativos no valor de R$ 7,3 bilhões. No Brasil, são mais de mil pontos de atendimento e ativos que ultrapassam os R$ 16,4 bilhões. (fonte: Uffizi)

Liquida Porto Alegre entra em campo com uma goleada de ofertas

Futebol e promoção, as duas paixões nacionais. Essa é a fórmula do 14º Liquida Porto Alegre, que inicia na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, e se estende até o dia 28 de fevereiro. Com o mote “Vai que é tua”, a CDL Porto Alegre, organizadora da campanha, quer homenagear o ano da Copa e também incentivar as vendas dos lojistas da Capital. “Nossa estimativa é de crescimento nas vendas de até 9%, movimentando cerca de R$700 milhões durante a campanha”, avalia Vilson Noer, presidente da CDL Porto Alegre. A expectativa é que neste ano participem mais de oito mil estabelecimentos comerciais.

E por falar em futebol, o Liquida deste ano tem dois garotos-propaganda; dois grandes goleiros: Danrlei e Clemer. “Quando o assunto é futebol, impossível não pensar em dois ídolos que mexeram tanto com a torcida como eles. Estamos contentes em poder contar com esses campeões no nosso time”, entusiasma-se Noer. Para participar da campanha, os jogadores fizeram uma única exigência: que seus cachês fossem doados para instituições de caridade da Capital, o que deve ocorrer até o final da campanha.

As novidades também chegaram nas ações promocionais do Liquida. A primeira delas, a abertura oficial da campanha, no dia 3 de fevereiro, que sai do tradicional local: a esquina democrática, para tomar o Largo Glênio Peres. “Queremos comemorar o primeiro ano do novo Centro, sem camelôs. E nada mais apropriado do que ocupar um lugar que antes não podíamos usar”, explica o dirigente. Para a festa, está prevista a participação da Torcida do Liquida, que chegará de ônibus e toda uniformizada, pronta para entrar em campo. Além de distribuição de brindes para quem acompanhar o grupo.

Durante a promoção, um grupo de consultores fará um verdadeiro tour em shoppings, parques e polos comerciais da cidade, divertindo crianças e fazendo muitas brincadeiras. “Está previsto o passeio da mascote da campanha – o Furaquito – por vários locais da cidade e uma programação intensa de brincadeiras para os consumidores, como o concurso de embaixadinhas e o quiz cultural sobre futebol”, explica Ilce de Moraes, coordenadora de marketing da entidade.

No mundo virtual, o Liquida também ganha reforços. Além do tradicional Blog do Liquida, com dicas das melhores promoções e a cobertura total dos eventos, este ano, a estreia é o Twitter do Liquida, que dará ainda mais agilidade na comunicação com os consumidores. “Vamos fazer uma super promoção via Twitter com o sorteio de ingressos para jogos da dupla Gre-Nal. Quem estiver atento, pode ganhar muitos brindes também”, avisa Ilce. Para seguir o Liquida, o endereço é http://twitter.com/liquidaPOA.

Já tradicionais no calendário do Liquida, as premiações continuam nesta edição. Pelo terceiro ano consecutivo, o Liquida reafirma sua atuação junto com a Parceiros Voluntários para a realização do Prêmio Liquida Social. Mais de 25 projetos foram encaminhados para o concurso que vai distribuir R$ 10 mil entre os três primeiros colocados. A partir do dia 3 de fevereiro, inicia a votação popular com os dez finalistas, no site da campanha: www.liquidaportoalegre.com.br. Os vencedores serão conhecidos ainda em fevereiro.

Para os lojistas, o prêmio é de decoração mais caprichada. A Vitrine Mais Promocional destaca uma loja de rua e outra de shopping que tenham investido na ambientação da loja com os motivos da promoção. Vale tudo! É usar a criatividade e inventar algo novo que atraia o cliente e aumente as vendas durante a campanha.

O terceiro reconhecimento é para o profissional de vendas. Um concurso que vai destacar o Melhor Vendedor do Liquida 2010. E não é fácil conquistar esse título. São quatro etapas, entre elas um teste psicológico e uma prova de cliente oculto. As inscrições podem ser feitas, por meio de uma ficha de inscrição, a partir de hoje, 28 de janeiro, até o dia 19 de fevereiro. O vencedor ganha um notebook e a loja, um diploma. (fonte: Assessoria de Imprensa
CDL Porto Alegre)

Pesquisa da Deloitte na Região Sul indica empresários otimistas para 2010


Os empresários da Região Sul do Brasil esperam um cenário econômico favorável em 2010 e, após um ano de recuperação dos resultados, planejam ampliar seus investimentos. Esta é a tendência revelada pela amostra regional da pesquisa Panorama Empresarial da consultoria Deloitte. Dos questionários aplicados entre outubro e novembro de 2009 em todo o País, 119 são de corporações que atuam no Sul (cerca de 20% do total da amostra nacional). A receita líquida do conjunto de organizações gaúchas, catarinenses e paranaenses que divulgaram seus resultados totaliza R$ 35 bilhões.

O panorama que se configurou para o País a partir do final de 2008 afetou os resultados das empresas da Região Sul em 2009. No entanto, 62% delas estimaram crescimento da receita em 2009 e apenas 28% indicaram retração. No total, o crescimento deve ter atingido 5%, contra uma estimativa de 8% indicada na amostra nacional. Adicionalmente, 70% dos respondentes afirmaram ter aumentado seus investimentos em 2009.

"A opinião dos empresários do Sul está alinhada com o pensamento da média nacional, tanto nos resultados previstos como nas expectativas positivas, ainda que existam particularidades regionais", avalia Fernando Carrasco, sócio da Deloitte na Região Sul. Carrasco salienta que a economia do Sul, assim como a brasileira, apresentou uma retomada de seu crescimento logo que crise financeira mundial em setembro de 2008 enfraqueceu, impulsionado, principalmente, pelos efeitos positivos sobre a renda disponível decorrentes das medidas de política fiscal, da continuidade dos ganhos de rendimentos reais e da estabilidade de preços. (fonte: Estilo de Comunicação)

Força no Nordeste


Um dos maiores empreendimentos turísticos em construção no Brasil conta com participação gaúcha. A Solarium vem fornecendo piso para a Reserva do Paiva, megacomplexo de R$ 1,6 bilhão no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife (PE). Com as previsões otimistas relacionadas ao setor de construção civil (a Fundação Getúlio Vargas estima crescimento real de 8,8% em 2010), a Solarium tem planos de expansão estratégica e prevê ampliação do quadro de funcionários. (fonte: Nave)

Vermelho Grill se adapta ao gosto dos gaúchos


A família Fornari, proprietária do Vermelho Grill, está empolgadíssima com o movimento registrado na casa de Atlântida. Com menos de um mês de funcionamento, mais de mil pessoas passaram por lá para degustar as carnes nobres e selecionadas que são as estrelas do cardápio. Recentemente, uma nova encomenda – 1 tonelada de carne - foi feita para matriz do restaurante, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e, em breve, deve chegar ao litoral norte.

Aproveitando o grande número de pessoas que circula pelo espaço, os empreendedores resolveram testar novos acompanhamentos para as deliciosas carnes bovinas e de cordeiro, como a salada da casa, a salada de batata, o arroz e a mandioca cozida. “Na praia o nosso cardápio não está tão engessado e o cliente pode escolher dois dos quatro acompanhamentos sugeridos”, explica Tatiana Fornari, frisando que sentiu necessidade de criar estes acompanhamentos para se adequar ao gosto dos gaúchos. “Apesar de sermos gaúchos, a origem do Vermelho Grill é sul-matogrossense”, complementa. (fonte: Nave)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Casa Valduga é a marca mais lembrada em pesquisa realizada pelo Vinhos do Brasil, site do Ibravin

A vinícola gaúcha Casa Valduga comemora o início do ano como a marca mais lembrada entre os brasileiros, segundo enquete feita pelo Vinhos do Brasil, site do Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho. Com 33% dos votos (FIGURA), o Casa Valduga Espumante Brut 130 foi o rótulo mais citado entre os nacionais e internacionais ficando no ‘topo’ das preferências na hora de escolher um borbulhante para celebrar ocasiões especiais.

Voos internacionais

Outra novidade da Valduga em 2010 é a estreia dos seus premiados rótulos no charmoso quiosque de degustação da loja ‘Do Brasil’, localizada no Embarque Internacional de Guarulhos, principal acesso de passageiros brasileiros e estrangeiros que saem do País. A ação é uma iniciativa do Projeto Wines From Brazil (WFB), realizada em parceria com o Ibravin e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). (fonte: CH2A Comunicação)

Famastil inaugura espaços exclusivos dentro das lojas

A Famastil Taurus Ferramentas, de Gramado (RS), acaba de lançar o Famastil Store, projeto que deverá dar sequência a uma longa e bem sucedida parceria com as lojas que vendem os produtos da empresa. Além de organizar espaços nos pontos onde são comercializados estes produtos, com soluções de merchandising e credibilidade à marca, a Famastil investe agora num conceito inovador. “É como uma loja dentro de uma loja”, observa o diretor de marketing da empresa, Giuliano Tissot. Diferente do programa Famastil Resolve, que consiste em gerenciar uma exposição inteligente dos produtos no ponto de venda, o Famastil Store prevê um espaço exclusivo da empresa dentro da loja, com balcões de atendimento e expositores especialmente projetados. A Famastil disponibilizará ainda um funcionário para cuidar do local e atender os clientes. “Este funcionário será treinado para suprir todas as necessidades do consumidor no que diz respeito à ferramentas, em um espaço de atendimento da Famastil dentro da loja, com bancos e balcões exclusivos”, explica Tissot.

Inicialmente, o projeto passará por um período de avaliação, com apenas duas lojas em Gramado. “Estamos fazendo uma espécie de laboratório para testar todas as variáveis antes de lançar o programa no mercado brasileiro. Dependendo dos resultados, vamos fazer a implantação gradativa em todo o país, da mesma forma que foi feito com o Famastil Resolve”, afirma Tissot. Esta fase de testes também servirá para que a empresa desenvolva projetos padronizados para atender as necessidades de cada loja, levando em consideração o tamanho do espaço e a quantidade de produtos expostos, entre outros fatores. Segundo Giuliano Tissot, a expectativa é fechar o ano de 2010 com 50 lojas implantadas no Brasil. Ele também afirma que o Famastil Store é um projeto complementar ao Famastil Resolve, que será mantido e ampliado. “O Store é na verdade uma variação do Famastil Resolve, visando clientes que já estão integrados ao programa e que possuem uma capacidade de investimento mais elevado”, revela. (DUE Company)

La Pizza Mia em expansão


A rede de pizzarias La Pizza Mia está expandindo ainda mais seus negócios. Amanhã, 27 de janeiro, é a inauguração de mais uma unidade, dessa vez na área externa do Shopping Total, na Alameda dos Artistas. A nova loja é comandada pelos sócios Lênio e Cristina Mancio e pelos proprietários da marca, Celomar e Beatriz Schwalm. A unidade será a décima da rede que conta atualmente com nove lojas. O espaço acomoda, aproximadamente, 250 pessoas e possui 500 metros quadrados de área útil. A nova unidade funcionará com pizza a metro à moda uruguaia à noite e, a partir de fevereiro, contará com buffet executivo no almoço. A marca está presente entre filiais e franquias em Porto Alegre, São Leopoldo, Gravataí, Canoas, Arroio do Sal, Blumenau e Camboriú. (fonte: Nave)

Site do Poupedi SICREDI repaginado para o verão


Destaque no mercado financeiro em 2009, o Poupedi SICREDI também tem registrado números expressivos em seu hotsite, que foi repaginado para o verão 2010. Agora, além das dicas de como poupar seu dinheiro e de jogos educativos, pais e crianças também poderão aproveitar as dicas de como melhor aproveitar os meses das férias de verão. “A idéia foi dar um visual de praia ao site, sem deixar de lembrar os cuidados necessários para essa época do ano e, claro, as dicas para poupar”, explica Roberto Zanardo, Superintendente de Marketing do Banco Cooperativo SICREDI.

De fevereiro a dezembro de 2009, o site (www.poupedisicredi.com.br) recebeu mais de 110 mil visitas. O Rio Grande do Sul é o estado que concentra o maior número de visitas, 24%, e 44% dos cadastros são de crianças entre 6 e 10 anos. (fonte: Uffizi)

Concepa ilumina acesso à capital gaúcha


A Concepa, Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre concluiu nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a instalação de postes de iluminação em um dos pontos mais movimentados da BR-290, na região de Porto Alegre.

O trabalho iniciou no segundo semestre de 2009 e envolveu a instalação de postes de concreto com quatro luminárias em cada um deles, formadas por lâmpadas de vapor de sódio de 400 watts de potência, no canteiro central da rodovia. A iluminação pública está localizada no trecho entre a Ponte do Canal Furado Grande (km 101 da BR-290) até a interconexão com a BR-116, incluindo o vão móvel da Ponte do Guaíba. No total, 10 quilômetros da rodovia estão com o novo sistema.

O projeto feito pela Concepa foi aprovado pela Divisão de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Viação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e obedece aos padrões do Reluz. Ao todo, a concessionária investiu R$ 3,9 milhões na obra.

A instalação dos postes foi feita para sanar uma necessidade de um dos pontos mais movimentados da BR-290, com alto índice de acidentes, além de proporcionar o melhor acompanhamento do fluxo da rodovia pelas câmeras da concessionária. (fonte: Cíntia Kaefer)

Equipe Body One participa da Summer Night Run


A academia Body One Club contará com uma equipe competindo na Summer Night Run, em Capão da Canoa, neste sábado, dia 30 de janeiro. A largada da prova está marcada para as 21h, na Av. Beira Mar, divisa com Atlântida. O percurso é de cinco ou dez quilômetros, pelo asfalto e areia da praia. A equipe da Body One será composta de 11 corredores, que terão à disposição uma tenda de apoio com bebida hidrotônica i9, mesa de frutas e água. (fonte: Làura Schirmer)

Almoço do Varejo apresenta tendência da 99ª NRF em NY


A preocupação com o meio ambiente e as formas de combater o processo de destruição do planeta chegaram com força total nos debates da 99ª NRF, o maior evento de varejo do mundo, que ocorreu no início de janeiro, em Nova Iorque. O que antes era apenas “papo de ambientalista” virou tendência entre os mais renomados consultores para o ano que se inicia. “Hoje, em Nova Iorque, se você quer ter uma empresa alinhada com a modernidade e com o que o consumidor pensa, tem que ter um conceito verde nos seus produtos, na sua cadeia de fornecedores e na gestão”, explica Gustavo Schifino, vice-presidente da CDL Porto Alegre e que participou do evento na Big Apple ao lado dos consultores Adir Ribeiro, da Praxis Education, e Edmour Saiani, da Ponto de Referência (foto). Nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, os três apresentam o conteúdo da NRF para os associados da CDL Porto Alegre, no Almoço do Varejo.

Para Saiani, pensar em sustentabilidade ambiental é mais que uma tendência, é uma pendência que os varejistas devem concluir este ano. “Tem que fazer alguma coisa. Qualquer coisa. E não fique falando que faz. Seu cliente vai perceber e vai até dar a vocês o reconhecimento maior que ele pode dar: um elogio”, ensina. Aqui vale repensar a fonte de energia usada na loja, ampliar as ações de reciclagem de lixo, incentivar funcionários e fornecedores a adotarem uma postura mais sustentável e, quem sabe, construir uma sede totalmente correta ambientalmente.

Outra tendência, que de tão falada, já se tornou um clichê é: conhecer o cliente. Mas a proposta da NRF deste ano foi aprofundar a intimidade com os consumidores da geração Y. Jovens nascidos a partir de 1980 e que representam um novo jeito de ver e entender o mundo. Eles não só compram diferente como influenciam seus pais comprarem diferente. “Para atender esses clientes, a loja LittleMiss Matched, de Nova Iorque, faz pares de meias com 3 meias para quem não quer combinar nada com nada”, exemplifica Saiani.

Com o otimismo voltando entre os empresários, após a crise do ano passado, o encontro internacional também teve espaço para previsões para os próximos anos no varejo. A responsável pelos apontamentos foi a Deloitte, reconhecida especialista em análises para o segmento. Entre as certezas para o futuro está a transformação do consumidor em um cliente mais informado e, por isso, mais seletivo. O objetivo dele será gastar cada vez melhor o seu dinheiro. Na mesma linha, o mercado de luxo também passará por mudanças: apenas os mais ricos terão acesso aos produtos, o que fará toda a indústria repensar produtos e estratégias de marketing. No cenário internacional, a expectativa é que empresas americanas, ainda sofrendo impactos da crise, invistam em outros países para continuarem sua expansão. E a última grande receita para o futuro é apostar em rede sociais – as únicas ferramentas capazes de impactar esse novo cliente que se desenha para o varejo. “É o que chamamos de fim da paixão platônica: o cliente ama a marca e, agora, a marca tem que amar o cliente também”, avisa o vice-presidente da CDL.

Para as pequenas e médias empresas, o ensinamento da NFR 2010 vai além: dê importância às pessoas que trabalham diretamente no atendimento da loja. “É no salão de vendas que as coisas acontecem e são essas pessoas de frente que tem o conhecimento do que o cliente quer. Faça uma visita na sua loja usando o mesmo uniforme do atendimento e veja a riqueza de ideias que você possui”, conclui Schifino. (fonte: Sinara Silva - Ass. Imprensa)

Banrisul inaugura duas agências em Santa Catarina


O Banrisul inaugura nesta sexta-feira (29), duas agências em Santa Catarina – em Florianópolis, no bairro Trindade, e no município de Brusque. A abertura das novas unidades bancárias faz parte do projeto de expansão do Banco no estado catarinense. O ato de inauguração da agência Brusque será às 10h, na Rua Idalina Von Buettner, nº 10, Centro. Já, a cerimônia da agência Trindade iniciará às 16h, na Av. Madre Benvenuta, nº 112, esquina Rua João de Deus, Florianópolis. Estarão presentes na inauguração de Trindade o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o superintendente da Unidade de Infraestrutura, Ronaldo Ximenes, e o superintendente da Regional Santa Catarina, Luiz Carlos Carbolin. A agência Brusque será inaugurada pelo diretor de Distribuição do Banrisul, Carlos Tadeu Vianna.

Segundo o presidente da instituição, Fernando Lemos, o Banrisul vem investindo de forma estratégica em Santa Catarina. “Estamos estabelecendo um relacionamento especial com as comunidades catarinenses e fomentando uma forte parceria com os setores produtivos”, afirmou, ressaltando o potencial econômico do estado.

As duas agências terão uma estrutura moderna e ampla, com área superior a 600 metros quadrados. As comunidades contarão com todos os serviços e produtos oferecidos pelo Banrisul, além das linhas de crédito pessoal, imobiliário e empresarial. Haverá também plataformas de atendimento para pessoa física e jurídica e de serviços. O horário de funcionamento da agência de Brusque será das 10h às 15h, e de Trindade, das 10h às 16h. Os clientes também terão acesso a salas de autoatendimento, das 6h às 22h, onde poderão realizar saques, pagamentos de contas com código de barras, entre outras operações, inclusive nos finais de semana.

Com a inauguração destas duas unidades, o Banrisul passa a ter uma rede de 22 agências em Santa Catarina. (fonte: Ass. Imprensa Banrisul)

Climatizadores Joape serão exibidos em evento nos EUA


Os bons tempos para a indústria mundial anunciados com o fim da crise econômica preparam o palco para a maior feira especializada do mercado de aquecedores, ventilação, ar condicionado e refrigeradores (HVAC&R, na sigla em inglês). A AHR Expo 2010 de Orlando, nos EUA, irá reunir mais de 1800 empresas expositoras. Entre elas, a gaúcha Joape apresentará a compradores do mundo inteiro seus produtos e tecnologia. "Colocaremos em exposição os climatizadores das linhas industrial, comercial e residencial com o objetivo principal de abrir novos revendedores", relata o diretor da Joape, João Henrique Schmidt.

Em parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Joape embarca pela 5ª vez para a AHR Expo. Recentemente o sistema de climatização da empresa adquiriu patente nos Estados Unidos, ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional. O sistema desenvolvido pela Joape usa um equipamento que faz o ar circular e emite uma névoa fina de água reduzindo a temperatura ambiente e hidratando o ar ao mesmo tempo.

A Feira AHR Expo 2010 acontece entre os dias 25 e 27 de janeiro, no Orange County Convention Center, em Orlando, Florida. (fonte: PlayPress)

GM mobilizada para ajudar flagelados do Sul do país

A General Motors do Brasil inicia nesta terça-feira (26/01/2010), uma efetiva campanha de auxílio aos flagelados das últimas chuvas e enchentes na Região Sul do Brasil, que contará com a mobilização e ajuda dos quase seis mil empregados do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, incluindo a fábrica da GM e os sistemistas (fornecedores). Para cada item arrecadado a empresa contribuirá com um, dobrando toda a arrecadação ao término da campanha. “Somos uma empresa gaúcha que investe no Rio Grande do Sul e tem um compromisso inequívoco com a comunidade”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, que comunicou pessoalmente a ação da empresa e de seus empregados, na tarde do dia 19/01/2010, à governadora Yeda Crusius, em encontro ocorrido no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Segundo Pinheiro Neto (na foto), a campanha será executada até o próximo dia 01 de fevereiro e o objetivo, de acordo com a orientação dada pela Defesa Civil do governo gaúcho, é arrecadar prioritariamente itens de higiene pessoal, agasalhos roupas e toalhas, além de alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação será encaminhada para a Defesa Civil do estado e para o gabinete de Ação Solidária do Rio Grande do Sul, com o objetivo de colaborar com os flagelados e desabrigados de 70 municípios, principalmente das regiões do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo.

Pinheiro Neto lembra que já é tradição na empresa todo tipo de ação solidária, como ocorreu nas enchentes de 2008, que atingiram os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Precisamos sempre estar atentos a tudo que acontece no entorno das comunidades onde temos nossas atividades”, explica o vice-presidente da GM do Brasil.(fonte: Daniela Kraemer)

Arcádia inova com o lançamento do Acqua, primeiro Beach Club do RS


A Arcádia Urbanismo comemora as vendas de um de seus mais recentes empreendimentos, o Acqua Beach Club . Somente na fase de pré-lançamento, 60% dos terrenos já foram comercializados. O condomínio de alto padrão, localizado na charmosa praia de Paraíso – entre Torres e Arroio do Sal – possui 275 terrenos e foi inspirado no conceito de beach club , inédito no Estado. O complexo imobiliário é repleto de atrações e oferece uma infra-estrutura completa, que inclui desde quadras de tênis, paddle, futebol society, playgrounds e canchas de bocha até espaços gastronômicos, SPA com direito à sauna, sala de massagem e academia. Tudo isso à beira-mar. Os moradores também poderão desfrutar de uma piscina com raias para natação, forte tendência nos modernos projetos arquitetônicos.

Outro case de vendas é o Ocean Side, construído na Praia de Itapeva,em Torres. Inspirado no estilo de vida alegre e descontraído da Flórida, o empreendimento já teve 90% dos terrenos vendidos. O Ocean Side será entregue nesse sábado (30), com uma superfesta à beira-mar, com direito a um show exclusivo do Papas da Língua e delícias selecionadas pelo expert gastronômico Marcelo Jacobi. A Arcádia coleciona outros empreendimentos litorâneos de sucesso no seu portfólio. O Las Dunas, em Xangri-lá, entregue em janeiro de 2006, foi totalmente comercializado em 48 horas e 80% dos seus terrenos já foram ocupados por casas. Em apenas 10 dias, o Ventura Club, também em Xangri-lá – entregue em dezembro de 2008 –, teve 100% dos terrenos comercializados e hoje possui o maior índice de construção de residências do litoral gaúcho.

A incorporadora explora com talento o segmento da segunda moradia em condomínios fechados, em franca expansão no País. Fundada há pouco mais de quatro anos pelos irmãos Fábio e Mendel Maltz Sclovsky, a Arcádia tem se diferenciado no mercado com uma proposta baseada numa definição de sucesso que vai muito além da performance comercial. “Para nós, um empreendimento tem sucesso à medida em que vai sendo ocupado pelos proprietários, as casas começam a ser construídas e as pessoas passam a usufruir da estrutura e dos serviços com satisfação e alegria”, enfatizam os empresários, ressaltando que “isso parece simples, mas dá bastante trabalho. Nosso envolvimento não termina com a entrega do empreendimento, pelo contrário: é aí que começa o nosso maior desafio”. (fonte: MM Conteúdo)

Banrisul lança Cartão Banricompras para os novos beneficiários do INSS

O Banrisul lançou o Cartão Banricompras INSS para os novos beneficiários da Previdência Social no Rio Grande do Sul que, a partir deste mês, recebem o pagamento de seus benefícios pelo Banco. O cartão, produto exclusivo do Banrisul, é isento de mensalidade e permite pagar as compras à vista, parcelado e pré-datado, em mais de 87 mil estabelecimentos comerciais sem juros, taxas ou tarifas. Além disso, pode ser utilizado para realizar saques e contratar empréstimo consignado.

O lançamento do novo produto é resultado do processo licitatório realizado pelo INSS, no qual o Banrisul foi vencedor para fazer o pagamento dos novos benefícios no Estado a serem concedidos nos próximos cinco anos, a partir de janeiro de 2010. A previsão de novos beneficiários – aposentados, pensionistas e temporários (auxílio doença e salário maternidade, por exemplo) - é em torno de 31 mil a cada mês, com a estimativa de que cerca de 750 mil venham se tornar novos clientes do Banco. Atualmente, a instituição possui uma carteira de 480 mil beneficiários que, mensalmente, utilizam a rede de atendimento para receber os seus benefícios. (fonte: Assessoria de Imprensa)

MSDevelop vence licitação do TJ-RS para infraestrutura Oracle

A MSDevelop venceu licitação do Tribunal de Justiça do RS para apoio técnico especializado em infraestrutura Oracle. Entre as exigências do edital, estava o CAP (Certified Advantage Partner), o mais alto nível de parceira Oracle, o que significa ter profissionais altamente especializados.

"Vencer a licitação do Tribunal de Justiça foi consequência da capacidade técnica da empresa e dos nossos profissionais. As certificações ajudaram a vencer, mas é a qualidade técnica do trabalho que vem nos fazendo crescer também na área de suporte a infraestrutura", afirma André Streppel, Diretor de Marketing e RH da MSDevelop.

O contrato tem duração de dois anos, com possibilidade de renovação, em que a MSDevelop vai atender as necessidades do TJ-RS para a consolidação de infraestrutura de TI com Banco de Dados Oracle e Oracle Application Server, dando mais agilidade aos processos internos do Tribunal.

Sobre a MSDevelop (www.msdevelop.com.br)
Há 17 anos no mercado, a MSDevelop alia conhecimento técnico às mais completas soluções em TI, com foco nos resultados para o cliente. Tem como principais parcerias tecnológicas a Oracle e a Mastersaf. Atualmente, atende ao mercado brasileiro através de seus escritórios estrategicamente localizados em São Paulo e Porto Alegre. (Comunicação e Marketing MSDevelop)

Venda do controle da Quattor para Braskem tem assessoria de TozziniFreire

A TozziniFreire Advogados assessorou a Unipar na venda de sua participação na Quattor para a Braskem, concluída dia 22 de janeiro. A “nova Braskem”, como será chamada a empresa resultante desse negócio, terá o controle do Grupo Odebrecht e da Petrobras e será uma das maiores companhias petroquímicas do mundo, com faturamento estimado de R$ 30,4 bilhões e produção anual de 15,6 milhões de toneladas de produtos. Atuaram na operação pelo escritório o sócio Darcy Teixeira Junior e os advogados associados Luiz Renato Okumura e Fernando Augusto Silva Rodrigues.(fonte: Ketchum Estratégia)

Claro é a única operadora com crescimento no Estado

A Claro foi a única operadora móvel que ganhou mercado no Rio Grande do Sul, segundo os números apurados pela Anatel em dezembro. Com um crescimento de 0,30 ponto percentual, a empresa chegou a 31,95% de participação no Estado. A operadora também liderou as adições líquidas entre os gaúchos, conquistando 138 mil novos clientes no mês. Com isso a Claro ultrapassa a marca de 3,5 milhões de clientes no Estado. Os resultados refletem o bom desempenho da campanha de Natal e o investimento da Claro em aparelhos exclusivos e inovadores.

A Anatel anunciou essa semana que o Rio Grande do Sul é o quinto Estado da federação a superar a barreira de um celular por habitante. Com 10,98 milhões de acessos móveis, o Estado possui índice de 100,49 linhas a cada 100 habitantes. (fonte: In Press)

Enfato assume Assessoria de Imprensa da XP Investimentos em Porto Alegre

A Enfato Comunicação Empresarial começa a atuar como assessoria de imprensa dos escritórios associados da XP Investimentos em Porto Alegre. A XP é a maior corretora independente da BM&F Bovespa. Possui 130 escritórios e afiliados espalhados por 16 estados brasileiros, conta com mais de 900 assessores de investimentos, além de ter mais de R$ 2 bilhões em custódia. A XP Educação, braço educacional da corretora, oferece cursos presenciais e online, palestras gratuitas e eventos especiais, desmistificando o mercado de ações. Em todo o Brasil, a XPE já formou mais de 150 mil investidores.

A XP Gestão de Recursos é voltada para atender clientes que buscam uma gestão profissional de seus recursos e não querem acompanhar o dia a dia do mercado de perto. Atualmente, a XP Gestão é uma das maiores gestoras do Brasil em número de clientes. O XP Investor FIA, um dos fundos da empresa, foi considerado cinco estrelas pelas revistas Exame e Você S/A e está entre os mais rentáveis do país. Com foco em varejo e pessoa física, a XP Seguros oferece seguros de automóvel, residencial, vida e notebook, além de um portfólio de produtos voltado para o segmento corporativo.

A XP Investimentos está entre as 25 companhias vencedoras do prêmio "As Empresas Mais Inovadoras do Brasil em 2009", promovido pela revista Época Negócios, em parceria com o Fórum de Inovação da FGV-Eaesp, sendo a única corretora premiada. A empresa conta com profissionais habilitados para atuar como fonte em temas relativos ao mercado financeiro, educação financeira e de seguros. (fonte: Enfato)

Guarida Imóveis dinamiza sua Agência Virtual 24h

A Guarida Imóveis dinamizou sua Agência Virtual 24h na web. O espaço online voltado para síndicos e condôminos está com novo visual. O layout ficou mais moderno, as ferramentas foram reorganizadas de forma intuitiva e foram incluídos novos implementos da Gestão Conqualy. Ainda, foi criado o Crachá Virtual, que centraliza diversas informações sobre os consultores dos condomínios, tornando mais ágil a comunicação e o direcionamento das solicitações.

Essa é mais uma iniciativa da imobiliária aproximando-se e ampliando os canais de acesso aos seus clientes. “Por meio da Agência Virtual 24h, a Guarida, cada vez mais, tem buscado disponibilizar serviços e produtos a qualquer momento e em qualquer lugar”, comenta o diretor comercial, Giuliano Spolavori. (fonte: Enfato)

PURAS abre mais de 100 vagas para profissionais com deficiências em oito Estados

Reconhecida com premiações em âmbito nacional pela forte vocação em investimentos na área social, a PURAS abre, através do Programa Incluir, 103 novas vagas para pessoas com deficiência em oito Estados. Há oferta para oficiais de serviços, oficiais de cozinha, cozinheiras, auxiliares administrativos e copeiras no Rio Grande do Sul, no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais, no Recife, no Maranhão, no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro. Os interessados em participar do processo de seleção, que consiste em uma entrevista, podem se cadastrar no site www.puras.com.br, nos links “Fale Conosco”, “Trabalhe Conosco”. O prazo para o término do período de inscrições dependerá do preenchimento das vagas. A Coordenadora Corporativa de Desenvolvimento de Profissionais da PURAS, Samantha Lopes Kopp Catão, relata que no quadro atual de Pessoas com Deficiências (PCDs) da empresa, todos egressos em função do Incluir, 40% têm algum tipo de deficiência mental, 30% física, 27% auditivo e 3% visual, o que não impede a rápida adaptação às novas funções. Os PCDs são acompanhados por madrinhas ou padrinhos, que atuam na mesma área e passam a ser responsáveis pelo ensino, orientação e assessoramento das atividades.

O Incluir foi iniciado pela PURAS em 2005, com o objetivo de inserir pessoas com deficiências no mercado de trabalho e combater a discriminação. Conta com parcerias de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que realizam palestras e auxiliam na inclusão. Desde 2009, a empresa veicula também a campanha publicitária Diversidade no Trabalho, assinada em parceria com o Ministério Público do Trabalho a fim de sensibilizar a população sobre a importância da inclusão social. Anúncios em jornal, outdoor e busdoor apresentam pessoas com deficiências ao lado da frase “trabalho não tolera preconceitos”, dando o tom da mensagem que a PURAS e o MPT querem transmitir.

Neste ano, a PURAS, que começou com um restaurante familiar e hoje emprega mais de 21 mil pessoas em todo o Brasil, completa 30 anos. Presente em 21 Estados e no Distrito Federal, a empresa administra cerca de mil restaurantes empresariais que oferecem aos clientes 13 marcas de produtos, como por exemplo o Via Light Max, o Comida Brasil e o All Grill & Co, nos restaurantes PURAS CLASSIC, PURAS PIAZZA, STAR PURAS, VIVA PURAS, PURAS EXECUTIVE a nas lanchonetes DELÍCIAS. Atua também nos segmentos de alimentação escolar, offshore e facility services. (fonte: Neiva Mello)

Brinox inaugura nova biblioteca

A Brinox realizou nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, a cerimônia de inauguração da nova biblioteca para os colaboradores da empresa. O espaço de leitura tem um acervo com, aproximadamente, 150 títulos de temas atuais e variados, além de revistas e jornais. Através do sistema de empréstimo domiciliar, as obras também poderão ser levadas para casa pelos funcionários. Segundo o diretor da empresa, Valdomiro Remussi, a criação da biblioteca tem como objetivo principal o incentivo à leitura. “O hábito de ler, além de saudável, é muito prazeroso”, destaca, que completa: “Sempre que uma pessoa lê um livro ou alguma outra publicação, seja ficção ou não, adquire conhecimento”.

Durante o evento de inauguração, que contou com a presença de representantes do Serviço Social da Indústria – SESI, foi apresentada uma peça de teatro para a sensibilização dos colaboradores sobre a importância da leitura. Periodicamente, a Brinox fará investimentos na atualização dos livros da biblioteca – que foi concebida em parceria com o SESI. (Insider2)

São Leopoldo ganha fábrica de semicondutores de US$ 200 milhões

A construção da fábrica de semicondutores da HT Micron começará em março, na Unisinos, em São Leopoldo. A universidade vai investir US$ 10 milhões na construção do prédio, que será alugado à empresa. A joint venture formada pela sul-coreana Hana Micron e por um grupo brasileiro liderado pela gaúcha Altus vai fazer um investimento inicial de US$ 30 milhões para adquirir os equipamentos e fazer a instalação dentro do novo espaço.

O anúncio oficial foi feito na manhã desta sexta-feira pelo presidente da HT Micron, Ricardo Felizzola, e pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. O reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, e o presidente da Associação Comercial de São Leopoldo, Luiz Francisco Colgaroto, também participaram do anúncio.

Prevendo investimento de US$ 200 milhões nos próximos cinco anos, a HT se junta a outras gigantes no complexo da Unisinos, como a SAP, Softtek e HCL. Inicialmente, a unidade ocupará a sede da antiga gráfica da Unisinos até que o novo prédio fique pronto, cuja previsão é 2011. Os primeiros produtos da HT Micron chegam ao mercado no mesmo mês em que começa a construção da nova fábrica. Por meio de uma parceria com a Teikon, a HT vai importar chips da Coreia do Sul e começar a montar módulos de memória na unidade produtiva de Porto Alegre da empresa gaúcha.

A empresa deve contratar 200 pessoas até o fim de 2010 e tem previsão de faturamento de US$ 1 bilhão por ano até 2014. (fonte: ZeroHora.com)

Obras no Porto de Rio Grande na reta final

A Odebrecht – por meio da CBPO Engenharia, Pedrasul Construtora, Carioca Christiani, Nielsen Engenharia e Ivaí Engenharia de Obras – entra na reta final das obras de prolongamento dos molhes de Rio Grande, que tem como objetivo transformar o Porto em um “Hub Port” do Mercosul. Dos 4.550m previstos de extensão do molhe leste, 64% já foram concluídos, e dos 3.800m do molhe oeste, 82% já estão finalizados. Agora, com o trabalho de dragagem do canal iniciado, a previsão é de que as obras estejam finalizadas em abril de 2010”, afirma o Diretor de Contrato pela Odebrecht, Mauro Darzé. Desde a retomada das obras, em janeiro 2007, o mau tempo, os ventos fortes, ondas com mais de 2 metros de altura e forte corrente marítima, além da complexidade da obra, como os mais significativos os problemas geológicos, dificultaram a sua execução. Porém, a estimativa é entregar dentro do prazo previsto. Neste período, foram executados o lançamento de 1.216.000m³ de pedra e 3.390 tetrápodes. Ainda faltam para serem lançados 145.000 m³ de pedras e 8.700 tetrápodes.

O projeto destaca-se nacionalmente pela tecnologia de nova geração empregada. “A análise geotécnica do fundo do mar na obra – metodologia inédita no Brasil – permitiu o monitoramento prévio do subsolo e a batimetria, que é a medição da profundidade do oceano expressa cartograficamente permitiram o desenvolvimento da obra de forma mais segura e mais econômica”, explica Darzé. Ao longo do período de execução da obra, 560 pessoas foram contratadas, sendo 210 diretos e 350 através das prestadoras de serviço. Atualmente, são 490 integrantes, sendo 195 diretos e 295 prestadores de serviço. (fonte: Camejo)

Cia do Sono abre unidade em Santa Catarina

A Cia do Sono - líder na fabricação de colchões terapêuticos e tecnologia do sono – inaugura no dia 29 de janeiro a primeira loja na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. A nova unidade será instalada em São José ( Rua Delamar José da Silva, 234, bairro Kobrasol) e o investimento é de R$ 100 mil.

De acordo com o empreendedor, Vicente de Jesus, o estabelecimento vai oferecer toda linha de colchões, travesseiros e box, além de acessórios como chinelos, máscaras, emplastos, imantador, suporte cervical, linha de órteses, perfumaria e decoração.

A estimativa com o novo empreendimento é incrementar em 10% o faturamento da empresa em Santa Catarina, que já conta com outra unidade em Chapecó, no Oeste do Estado. Para 2011 existe a expectativa de abertura de uma nova unidade em solo catarinense, desta vez em Florianópolis. Todo o parque fabril da Cia do Sono está situado em Glorinha/RS. (fonte: Amorim Comunicação)

Báril lança condomínios em Imbé e Tramandaí

A família Báril lançará no próximo sábado (23.1) seus condomínios em Tramandaí e Imbé, oferecendo aos veranistas destas praias opções inéditas de moradia e lazer já difundidas em Xangri-lá. O Marítimo terá terrenos à beira da lagoa da Custódia. Já o Las Olas terá casas na beira da praia. Os showroons terão receptivos do grupo pelotense Tholl a partir das 16 horas. (fonte: Móglia)

Entrada de novos hotéis em Porto Alegre promete acirrar concorrência a partir de 2010

Com obras adiantadas, novos hotéis serão inaugurados em 2010 e 2011 nos bairros Aeroporto, Moinhos de Vento, Floresta e Centro Histórico. Estes bairros ganharão aproximadamente mil novos quartos de hotel de todos os padrões. Na região metropolitana estarão ainda sendo inaugurados dois IBIS - Canoas e Novo Hamburgo - e um NOVOTEL no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, todos com bandeiras ACCOR, operados pela ATRIO Hoteéis, empresa de Santa Catarina, que já opera bandeiras ACCOR no Aeroporto Salgado Filho (IBIS), em Caxias do Sul (IBIS) e em Bento Golçalves (MERCURE).

A Rede Master, hoje detentora de 7 hotéis na capital gaúcha e um em Curitiba, possui em obras o Gramado Master, alem de duas pousadas naquela cidade da Região das Hortênsias. Agora, chegou no teto a obra que será o maior hotel do Rio Grande do Sul em ternos de número de quartos, que deverá abrir as portas em 2011: os 324 apartamentos do Cosmopolitan (nome ainda não definitivo), terão em sua volta o Shopping Floresta, que modificará definitivamente a paisagem e a vida do bairro. A torre e o Shopping ficam na Av. Cristovão Colombo, a duas quadras dos Moinhos de Vento.

Em um raio de um quilômetro, a partir do novo colosso, estarão concentrados mais de mil apartamentos, pois ali estarão sendo inaugurados em dois meses os 154 apartamentos da Atrio (franqueada ACCOR) com a bandeira IBIS, já existem o Sheraton, os Mercure Manhattan, Il Giardino e Beverly Hills, o Quality do Parcão e estarão sendo construídas as plantas do Viverone da GJP. Somando-se a isto o NOVOTEL Aeroporto, que deverá abrir as portas em final de 2011, mais o Fórmula 1 do Centro Histórico, na boca da Estação Rodoviária, que deverá vir com mais de 300 quartos, a cidade deverá ostentar uma oferta acima de 8 mil unidades habitacionais.

As maiores redes em operação na região metropolitana de Porto Alegre serão: ACCOR (9), SUAREZ (9), MASTER (8) e INTERCITY (4). (fonte: Front Desk)

Bons negócios animam expositores do estande gaúcho na Couromoda

A Couromoda 2010 continua demonstrando sinais de que o setor calçadista experimenta um de seus melhores momentos, especialmente no mercado interno. Prova disto é que o estande coletivo do Rio Grande do Sul, uma realização conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Sedai (Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do RS) e Sebrae/RS, voltou a apresentar números superiores ao do ano passado, após o fechamento do segundo dia de feira. Enquanto em 2009, os dois primeiros dias somaram 1.060 negócios fechados, nesta edição o total já atinge 1.283.

Entre os estados de maior representação no volume de vendas, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco. "Se já estávamos com expectativas positivas antes mesmo do início da feira, agora podemos afirmar que os 67 micro e pequenos expositores do estande coletivo gaúcho vão superar o volume de negócios com relação à 2009. Todos estão muito entusiasmados", salienta a presidente da ACI, Fatima Daudt. Conforme os indicadores obtidos junto aos expositores, outros 1.769 negócios foram iniciados nestes dois primeiros dias, enquanto em 2009 este número foi de 1.193.

PIRATARIA - Outra ação que tem chamado a atenção dos visitantes e expositores da Couromoda, que acontece até esta quinta-feira (21), no Parque Anhembi, em São Paulo, é o estande da ACI onde se localiza a exposição A Face da Pirataria, numa parceria com a própria feira, que cedeu o espaço. A apresentação deste trabalho é uma realização da Comissão Antipirataria no Calçado da ACI e tem o propósito de mostrar produtos originais e falsificados, numa tentativa constante de combater a pirataria. São 12 marcas conhecidas internacionalmente que compõem a Comissão, criada em 2004. (fonte: DeZotti)

Federasul reedita encontro sobre o varejo mundial

A Federasul traz mais uma vez a Porto Alegre informações, tendências, inovações e dados apresentados durante a convenção anual da Federação Americana do Varejo – Retail’s Big Show 2010. O encontro, que aconteceu neste mês, em Nova Iorque, é o maior do setor e será reprisado no 2º Seminário do Varejo Pós-NRF NY 2010 produzido pelos consultores especializados Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Sorrentino, da Gouvêa de Souza & MD, parceiros da Federasul. O evento acontece em 10/02 na Federasul (Largo Visconde de Cairu, 17, Centro) das 8h às 11h.

Na pauta do evento, uma mesa redonda sobre os cenários americano e brasileiro no setor e seu contexto no Rio Grande do Sul, levando em conta fatores como a desaceleração da crise, e quais as próximas apostas das cadeias varejistas mundiais para se adaptar aos mercados da nova década, incluindo o aperfeiçoamento de tecnologias, soluções sustentáveis para diminuir o impacto operacional das lojas e poupar energia e recursos e um foco cada vez maior nas necessidades dos clientes, entre outras.

O encontro, realizado pela Federasul e Gouvêa de Souza & MD, também terá um espaço para networking com a delegação que foi ao NRF e outros líderes do setor de varejo. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3214-0200 ou pelo e-mail eventos@federasul.com.br. (fonte: Imprensa Federasul)

Dmae recebe nova certificação de qualidade ISO 9001

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de aprovar a extensão de escopo da Certificação ISO 9001 para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Desta vez foi para a Coleta, Condução e Manutenção das redes de Esgoto. O Dmae já possui a ISO para os seus processos relativos à Gestão da Água. Na prática, isso significa cada vez mais qualidade na prestação dos serviços de água e esgoto em Porto Alegre. O Dmae também já conquistou o prêmio Qualidade RS, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), nas categorias medalha de bronze, troféu bronze e troféu prata, este último obtido no ano passado.

Segundo a Diretora da Divisão de Esgoto, Magda Granata, uma certificação como a ISO 9001 só reforça a importância que o processo de Coleta, Condução e Manutenção das redes de esgoto tem para a cidade, assim como demonstra o nível de adesão do Dmae à causa ambiental. O líder do processo de certificação, Alessandro Sippel, disse que os objetivos das ações da Divisão de Esgoto estão ficando mais claros e se aliando a uma visão mais ecológica, permeando todas as camadas de servidores até aqueles que tem maior contato com os usuários. Para a coordenadora do Sistema de Gestão do Dmae, Elisete Silva dos Santos, a conquista foi resultado do empenho das equipes. Vencemos esse desafio graças ao comprometimento, ao apoio e à motivação de todas as equipes envolvidas com a certificação", afirmou. Em dezembro deste ano, a ABNT deverá visitar o Dmae para auditar outra extensão de escopo, o Tratamento de Esgoto. (fonte: Comunicação Social PMPA)

Banrisul lança o Guia Banricompras do litoral gaúcho e catarinense

O Banrisul lançou duas novas edições do Guia Banricompras, uma com os conveniados do litoral Norte e Sul gaúcho e outra das praias de Santa Catarina. Nas publicações, o cliente do Banco encontra hotéis e pousadas, bares e restaurantes e outros segmentos do comércio, como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros. Todos com o nome, endereço, ramo de atividade e telefone. No total, são mais de 1.000 pontos comerciais que aceitam o cartão Banricompras para o pagamento de compras e serviços.

Os correntistas do Banrisul podem solicitar o seu exemplar diretamente nas agências do litoral do Rio Grande do Sul e catarinense ou no Quiosque Banrisol instalado em várias praias durante o verão, de acordo com o calendário de atividades. No próximo final de semana (23 e 24), a tenda estará em Imbé e na praia dos Ingleses, em Florianópolis. (Ass. Imprensa Banrisul)

Solução da Kbase otimiza carregamento e liberação de caminhões na Braskem

A Braskem (Unib-RS) conseguiu reduzir em até 20% o tempo de carregamento e liberação de caminhões devido a uma solução desenvolvida pela Kbase, empresa de TI de Esteio. Com a implantação do Sócrates – Sistema de Operacionalização do Carregamento Rodoviário de Aromáticos no Terminal de Solventes – a Braskem integrou os sistemas de automação industrial e de informações comerciais da empresa ao ERP. O projeto foi elaborado em duas fases. Na primeira, que teve duração de quatro meses, o sistema foi construído e preparado para integrar com o ERP Datasul. Já na segunda fase, que levou mais quatro meses, houve mudanças nos processos de negócios e o sistema foi remodelado e integrado ao ERP SAP. Segundo o diretor da Kbase, Michael Tatsch, o sistema tem papel fundamental na integração de todos os processos de cargas e descargas dos produtos nos terminais rodoviário e ferroviário. “A solução de arquitetura para o projeto teve como premissa essa integração com o menor impacto no sistema desenvolvido e independência de banco de dados”, explica Tatsch. O projeto contou com a colaboração de sete profissionais, entre os quais um gerente de projeto, um arquiteto de software, projetista, programadores Java e programadores Java para o PDA.

De acordo com Tatsch, o projeto desenvolvido para Braskem pode ser considerado inovador, uma vez que integrou diversos ambientes, tipos de banco de dados (SQL Server, Oracle e Progress) e tecnologias (web e móbile). “Além disso, integrou, efetivamente, a área comercial, industrial e logística da Braskem”, destaca Tatsch.

O Sócrates operacionaliza todos os processos de cargas e descargas dos produtos (solventes, gasolina e álcool) nos terminais rodoviário e ferroviário. Tem papel fundamental na integração com os outros sistemas envolvidos; obtém do ERP o que e quando tem que ser carregado; faz a gestão dos veículos, registrando os veículos e motoristas; controla as inspeções dos veículos, tanto no desktop quanto no PDA. (fonte: Spindler Comunicação)

Intral: 60 anos

Utilizando a expertise adquirida durante a construção de uma sólida trajetória no setor de iluminação nacional, a Intral chega aos 60 anos nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro.

E a sexagenária empresa está mais atual do que nunca. Reformulou-se ao longo dos anos e tornou-se uma referência na fabricação de componentes, reatores e luminárias de alta performance.

Atualmente, possui uma unidade fabril de 18 mil m² equipada com alta tecnologia e com capacidade para produzir 660 mil peças por mês. Faturou R$ 140 milhões em 2009 e, em 2010, já se prepara para investir R$ 5 milhões no desenvolvimento de novos produtos. (fonte: Insider2)

Walmart e fornecedores lançam produtos mais sustentáveis

O Walmart Brasil e alguns dos seus principais fornecedores lançam hoje um
projeto pioneiro no varejo brasileiro: o “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”. Partindo da análise do ciclo de vida de seus produtos – da matéria‐prima ao descarte – as indústrias parcerias do projeto – 3M, Cargill, Coca‐Cola Brasil, Colgate‐Palmolive, Johnson&Johnson, Nestlé, Pepsico, Procter&Gamble e Unilever – desenvolveram ou promoveram alterações significativas em produtos do seu portifólio, buscando reduzir seus impactos socioambientais.

“A ideia do projeto foi, em parceria com os fornecedores, levar a cadeia de suprimentos a dar um novo salto rumo à sustentabilidade, desenvolvendo produtos, linhas de produtos ou categorias que considerem e reduzam seus impactos no meio ambiente durante seu ciclo de vida”, afirma o presidente do Walmart Brasil, Héctor Núñez. “Dessa forma, o consumidor terá mais informações e opções sobre produtos mais sustentáveis, gerando um ciclo virtuoso de produção e consumo consciente”, acrescenta.

Ciente da complexidade em colocar em prática a sustentabilidade nas cadeias de suprimentos, especialmente num universo de 7 mil fornecedores e 60 mil itens em nossas lojas, o Walmart desafiou sua equipe de marcas próprias e nove parceiros comerciais para participar do projeto. Outra premissa foi que todos os produtos deveriam ser marcas reconhecidas pelo público. No caso de indústrias multinacionais, as melhorias dos processos e dos produtos podem ainda se tornar boas práticas nos setores em que atuam.

Os parceiros que aceitaram o desafio fornecem mais de 40% dos produtos oferecidos nas lojas da rede, portanto, com um grande potencial para ampliar os conceitos do projeto para outros produtos de seus portifólios. (Fonte: Relacionamento com a Imprensa WalMart)

Chevrolet patrocina o Cerâmica Atlético Clube, time de futebol de Gravataí, RS

A exemplo do que aconteceu na época de sua chegada ao Rio Grande do Sul – quando patrocinou, de forma inédita ao mesmo tempo, os dois principais times gaúchos de futebol, o Grêmio e o Internacional -, a General Motors do Brasil patrocinará agora o Cerâmica Atlético Clube, time de futebol de Gravataí que disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho e que participará, pela primeira vez, em fevereiro próximo, da tradicional Copa do Brasil de 2010 (primeira divisão do futebol brasileiro).

“Fincamos raízes aqui no Sul do Brasil desde nossa decisão de implantar um Complexo Industrial em Gravataí, inaugurado em julho de 2000. Por este motivo, continuamos uma permanente aproximação com a comunidade gaúcha e nada mais justo do que patrocinarmos desta vez o time da cidade de Gravataí, ou seja, o ‘time aqui da terra’”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, que participou na manhã desta terça-feira (19/01/2010), da solenidade de anúncio oficial do patrocínio, inicialmente por um período de um ano, que contou também com a participação do presidente do clube, Décio Becker, além de autoridades civis e militares do município.

Nos próximos 12 meses a marca Chevrolet estará estampada nas camisas do time principal do Cerâmica, toda vez que ele disputar uma partida oficial de futebol, e também nos treinamentos. O patrocínio se estende também a todas as categorias de base do Cerâmica, incluindo as escolinhas. O Estádio Antônio Vieira Ramos ´o Vieirão’ – também receberá placas da marca Chevrolet ao redor do campo e em outros pontos. Por sua vez, os empregados da unidade da GM em Gravataí poderão pagar metade do ingresso durante as partidas oficiais do time da cidade.

“A vinda da GM para Gravataí contribuiu decisivamente para a expansão econômica do município e do estado do Rio Grande do Sul. Já investimos uma cifra superior a R$ 4 bilhões, considerando a implantação do Complexo Industrial, sua primeira expansão para duplicação (passou de 120 mil para 230 mil veículos ano) e, agora, a triplicação de sua capacidade para 380 mil veículos anuais. Além desses investimentos, a GM inseriu-se de forma importante na comunidade gaúcha através de vários projetos sociais, entre eles o FOCO (Formação Com Competência) e ‘Gaúcho Conte Comigo’. Ao comemorar os 85 anos no Brasil, a GM e a Chevrolet reafirmam seu compromisso com o Rio Grande do Sul”, destaca Pinheiro Neto. O apoio ao time gaúcho, portanto, faz parte do bem sucedido projeto ‘Gaúcho conte comigo’. (fonte: Comunicação Social GM)

Qualidade total na Federasul

A Federasul promove na terça-feira (26.01), em parceria com a AGQ a oficina “Qualidade Total: uma questão de sobrevivência”. Das 18h30 às 22h30, o instrutor Clóvis Fernandes Oyarzabal transmite o conceito de qualidade total, abordando pontos como a integração entre o método e comportamento para a qualidade, as mudanças necessárias e reações naturais, conceitos de cliente interno, rompimento e quebra de paradigmas, a aprendizagem constante como forma de sobrevivência, entre outros.

Inscrições e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3406-0707 ou pelo e-mail cursos@agq.com.br. (fonte: Imprensa Federasul)

Presença na Casa Vogue e em Atlântida

A Stemmer Rodrigues Criadores Associados é um dos patrocinadores do Parador RM Beach, projeto de relacionamento da Revista Moinhos para o verão 2010, na praia de Atlântida/RS. O espaço, instalado na área mais disputada à beira mar do badalado balneário gaúcho, ao lado da plataforma, é um ponto de encontro onde os frequentadores podem relaxar ao sol, conversar com gente interessante e descontrair.

No próximo sábado, dia 23 de janeiro, a partir das 18h30, a Stemmer Rodrigues realiza no local, um coquetel para convidados. Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues e Roberto Stemmer irão receber os amigos para destacar a publicação de mais um projeto da empresa na Casa Vogue – uma das revistas de arquitetura e decoração de maior importância e sofisticação do Brasil. Ao promover um evento à beira mar de Atlântida, a Stemmer Rodrigues Criadores Associados demonstra a mesma ousadia e vanguarda que caracterizam seus projetos arquitetônicos. (fonte: Laura Schirmer)

Solarium expande negócios

O boom dos negócios do final de 2009 fez a Solarium Revestimentos investir. O diretor Cristiano de Souza Gomes e o engenheiro de produção Alexandre Vieira fizeram uma pesquisa na Europa e compraram maquinário novo para a unidade da empresa gaúcha em São Paulo. Além de aumentar a qualidade, a automatização duplicará a capacidade produtiva da fábrica. A previsão é que o conjunto de equipamentos seja instalado até março e comece a funcionar em abril.

Além de adquirir novos equipamentos, a Solarium também criará uma empresa de prestação de serviço de assentamento e proteção de piso. Seis profissionais da primeira turma do Projeto Pescar, formada em novembro do ano passado na unidade paulista, serão supervisionados por um funcionário da Solarium. A ideia é fazer a experiência em São Paulo, onde há maior volume de vendas, e depois expandi-la para o resto do Brasil – o serviço de proteção e manutenção de pisos cimentados é escasso. O nome da nova empresa ainda está em discussão, mas ela inicia atividades em março. (fonte: Nave)

Sashiburi faz promoção de verão

O Sashiburi Sushi House preparou uma super promoção para as porto-alegrenses que passam o verão na cidade. Nos domingos e nas segundas-feiras, as mulheres que optarem pelo Festival de Sushi Livre, poderão desfrutar de espumante liberado durante o jantar.

O novo espumante é um lançamento da Miolo em parceria com a Almadén. A promoção vale nos dois restaurantes, tanto na Dona Laura como na Zona Sul. A promoção vai até o dia 28 de fevereiro e é válida somente para mulheres.

O Sashiburi Sushi House reúne um ambiente aconchegante e pratos da culinária japonesa com um elevado grau de especialidade. Os dois conceitos evidentes do restaurante são a qualidade e a inovação, tanto na decoração das suas casas como nos pratos. O Sashiburi Dona Laura fica na rua Dona Laura, 307 e o Sashiburi Zona Sul fica na Rua Pereira Passos, 1089. Para mais informações, ligue 51 3028-5667 ou 3222-1400. (fonte: Nave)

Salton deve receber 18 milhões de quilos de uvas na safra 2010

A Salton deu início nesta semana à safra 2010, quando são esperados 18 milhões de quilos de uva, um incremento de 20% em relação a 2009. O aumento deve-se a dois fatores principais, de acordo com o presidente da vinícola, Daniel Salton. “A crescente demanda de mercado, especialmente no que se refere aos espumantes, e a ampliação da capacidade de elaboração da Salton, resultado dos investimentos em novas tecnologias e equipamentos em 2009, são alguns desses motivos. O principal, no entanto, é o aumento significativo da procura pelos rótulos da Salton, numa constatação da alta qualidade do produto.”

Apesar das dificuldades climáticas, especialmente em função da chuva a partir de novembro, a expectativa é de uma boa safra, assegura o agrônomo Agliberto Bianchi. “As uvas para espumantes não necessitam de uma madurez acentuada. O que importa é sua sanidade. Por isso, estamos acompanhando os produtores e orientando para a colheita em duas etapas, para garantir a qualidade do produto. No caso das tintas, ainda é cedo para fazer uma avaliação, mas as previsões de clima seco nos meses de fevereiro e março nos estimula a esperar produtos de alta qualidade.”

As variedades brancas e Pinot Noir, destinadas para a elaboração de espumantes, devem somar 8 milhões de quilos. “Um milhão a mais que na safra 2009”, observa Bianchi. Aumento que vai ao encontro da estratégia da empresa de se manter como a maior produtora de espumantes do país e líder na sua comercialização nacional, título que ostenta há cinco anos consecutivos. O destaque deve ficar para a Moscato Giallo e Moscato Branco, que deverão somar 2,7 milhões de quilos, ou seja, 1 milhão de quilos a mais que em 2009. A ampliação no volume de elaboração de Moscatel espumante e do frisante branco Salton Lunae, sucesso absoluto desde seu lançamento, em maio de 2008, é o principal motivo no incremento da variedade. Entre as tintas viníferas, a expectativa é receber 3,5 milhões de quilos. Também um acréscimo de 1 milhão de quilos em relação ao ano passado. (fonte: Simoni Schiavo/Ass. de Imprensa)

Anzetutto no Chile

A Anzetutto, marca gaúcha de calçados femininos, está inaugurando sua segunda loja fora do Brasil. A cidade escolhida foi Viña Del Mar, principal destino do litoral chileno. A decisão partiu dos bons resultados com a loja de Santiago do Chile, que vem crescendo 20% ao ano desde 2007. De acordo com o diretor-presidente da empresa, Valter Paese, a expectativa para 2010 é manter os 20% de vendas no país. Neste final de semana, em São Paulo, a marca participa da TM Fashion e a previsão é vender 15 mil pares durante o evento. (fonte: Mariella Taniguchi/Moglia Comunicação Empresarial)

Aparelhos na TIM agora são desbloqueados

A partir de 1º de fevereiro, os novos celulares que chegarem às lojas da TIM estarão desbloqueados. Além disso, a operadora também realizará o desbloqueio gratuito de aparelhos já em uso pelos clientes, para dar mais liberdade aos usuários. Essa iniciativa é uma continuidade natural da estratégia iniciada em outubro de 2009, de oferecer ao consumidor a alternativa de adquirir um plano com descontos por até 18 meses na fatura, ao invés de receber um aparelho que apenas aparentemente é de graça. Além do desconto na conta, o chamado TIMChip Avulso oferece, ainda, a vantagem ao consumidor de adquirir o aparelho nos revendedores TIM com parcelamento pelo cartão em até 12 vezes ou em qualquer loja de sua preferência, sem precisar aderir a contrato de fidelização com a operadora. “Esta iniciativa segue o percurso iniciado pela TIM em 2009 com o reposicionamento da marca. Renovamos todo o portifólio de planos e ofertas, transformando-os nos mais competitivos do mercado. Queremos que os clientes permaneçam na nossa base pela qualidade do serviço, pela atratividade das ofertas e por um atendimento que funcione, e não em função do aparelho ou vinculo contratual. Há ainda uma tendência de consumo que aponta que o cliente já percebeu que não existe aparelho de graça. No final, o valor do aparelho acaba sendo pago na fatura. Em dezembro de 2009, dois meses após o lançamento da oferta TIMChip Avulso, constatamos que mais de 50% das vendas de nossa campanha de Natal foram nesta modalidade”, diz Rogério Takayanagi, diretor de Marketing da TIM.

O objetivo da TIM é oferecer opções para que os clientes possam escolher a que melhor se adequar às suas necessidades: desconto no aparelho ou na conta de serviços. Se ele optar por um celular de graça, a empresa oferecerá diversas alternativas. “A TIM não deixará a distribuição de aparelhos: a empresa continuará a manter um amplo portfólio com diferenciais de inovação e exclusividade”, reitera Takayanagi. Para os que preferem o desconto no celular, a operadora também oferece esta opção. Caso o usuário não queira ser fidelizado, poderá escolher o TIMChip Avulso com desconto na conta, tendo a alternativa de tanto usar um celular que já possua ou comprar um novo na TIM, em cujas lojas terá ampla oferta de terminais desbloqueados. (fonte: Silvia Bica - Relações com a Imprensa)

Pinhal é a próxima parada do Projeto Verão AGAS

Após percorrer as praias de Quintão e Cidreira, na primeira quinzena de janeiro, a escola móvel da Associação Gaúcha de Supermercados – Agas chegará a Pinhal levando a iniciativa que promete movimentar as praias gaúchas neste verão. Nos dois primeiros meses do ano, a carreta da entidade circulará na orla com palestras, oficinas e cursos gratuitos voltados para a qualificação e o lazer dos veranistas e da população litorânea, durante a segunda edição do Projeto Verão Agas. A terceira parada do projeto em 2010 será em Pinhal, onde o veículo ficará estacionado no Supermercado Leve Mais, na RS 040, nº 1400, entre os dias 21 e 24 de janeiro. Lá, a Agas promoverá encontros com temáticas como Culinária, Marketing pessoal, Alongamento, Boa forma e Automaquiagem. Em 2009, a iniciativa congregou 514 pessoas em sete praias gaúchas. “O Projeto Verão reflete a preocupação da entidade com a responsabilidade social e busca aproximar os supermercadistas do consumidor final”, explica o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo.

Uma das novidades para 2010 é a realização de cursos voltados exclusivamente para o público feminino. Uma parceria da Agas com a Kimberly-Clark Brasil, líder mundial no segmento de higiene e bem-estar, viabilizará encontros que integram o projeto Agas Mulher e Intimus – Cidadania no Varejo, iniciativa que prevê uma série de ações destinadas à reunião das mulheres supermercadistas e à realização de atividades de cunho social.

A escola móvel da Agas é patrocinada pela Oniz Distribuidora – com seus parceiros Bunge e Gilette – e apoiada pela Cielo. O roteiro completo pode ser acessado no site www.agas.com.br. Informações pelo telefone (51) 2118-5204 ou pelo endereço eletrônico cursos@agas.com.br. (fonte: Neiva Gomes/Francisco Brust)