sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gerdau vê lucro líquido subir 106% no último trimestre, para R$ 643 milhões


A Gerdau (GGBR4) revelou seu resultado do quarto trimestre de 2009, com lucro líquido de R$ 643 milhões, avanço de 106% em relação ao mesmo período do ano retrasado.

Quanto ao Ebitda (geração operacional de caixa), esse totalizou R$ 1,24 bilhão, queda de 14,5% na comparação com período igual do ano anterior e declínio de 9,4% na base trimestral.

As vendas consolidadas do quarto trimestre de 2009 atingiram 3,67 milhões de toneladas, decréscimo de 5,3% em relação ao trimestre anterior, porém avanço de 4,2% na base anual de comparação.

Por fim, a produção de aço bruto da siderúrgica totalizou 3,836 milhões de toneladas, queda de 4,7% na base trimestral. Já a fabricação de aços laminados totalizou 3,18 milhões de toneladas, declínio de 4,3% em relação ao visto no terceiro trimestre de 2009. (fonte: InfoMoney)

Sheraton registra aumento no número de hospedagens


As reformas no lobby não impediram que o Sheraton tivesse um desempenho muito positivo nos meses do Verão. Em janeiro, o número de hóspedes aumentou 17% e em fevereiro, 8%. A arquiteta Cristina Leal garante deixar tudo finalizado nos primeiros dias de março. O espaço da recepção já está pronto e tem recebido nota 10 por quem passa por lá. Na lista de reservas do hotel, a banda americana de metal progressivo Dream Theater e a roqueira Rita Lee, que fazem show em março. (fonte: NEIVA MELLO Assessoria em Comunicação)

Salton prevê ampliar produção em 80% neste ano


A Salton, de Bento Gonçalves, prevê um aumento substancial em sua capacidade de produção para 2010. No ano em que completa seu primeiro centenário, a expectativa da vinícola é ampliar em 80% o engarrafamento de sucos, vinhos e espumantes. O incremento será possível com a aquisição de uma nova linha de produção, prevista para desembarcar em setembro, e que irá possibilitar o engarrafamento de 12 mil garrafas de vinho/hora e 9 mil garrafas de espumante/hora.

A crescente demanda nos diferentes segmentos levou a vinícola, que lidera a produção e comercialização de espumantes no país pela diversidade e alta qualidade de seus rótulos, a investir na capacidade de disponibilizar os produtos no mercado. Em 2009, a Salton vendeu mais de 6 milhões de garrafas de espumantes finos e frisantes. Para este ano, a expectativa é a comercialização de 6 milhões de garrafas, apenas de espumantes.

Lançada em 2008 nas versões branco e rosé, a linha frisante Salton Lunae superou as expectativas ao conquistar a preferência dos consumidores. A vinícola estima que 1,44 milhão de garrafas sejam comercializadas neste ano. Elaborada pelo método charmat e ideal para o clima quente, a linha fez tanto sucesso que, em novembro de 2009, a Salton lançou a versão tinta do frisante. Entre os vinhos finos, a estimativa também é de crescimento, devendo chegar a 40% em relação a 2009. A mesma tendência tem apresentado o suco de uva, que deve crescer em 24% nesta safra.

A intenção, como explica o presidente Daniel Salton, é deixar uma linha de produção exclusiva para vinhos e outra para espumantes, mas com a possibilidade de utilização de ambas para um único produto, se essa for a exigência. “A implantação de uma nova linha de produção, garante maior versatilidade à vinícola, que poderá organizar um planejamento de acordo com a necessidade e demanda de mercado.” (fonte: Enter Comunicação/foto: Cris Berger)

Vem a Porto Alegre James Hunter, autor do best-seller “O Monge e o Executivo”


A capital gaúcha recebe no próximo dia 16 de Março o celebrado escritor James C. Hunter, autor do maior best-seller de negócios de todos os tempos no Brasil: “O Monge e o Executivo”. Com mais de três milhões de exemplares, o livro está há nada menos que 250 semanas na lista dos mais vendidos da Revista Veja.

Em evento promovido pela Ampla Brasil, Hunter fará palestra com o tema: “Como se Tornar um Líder Servidor”. Serão abordados tópicos sobre “qual a diferença entre poder e autoridade”, “como melhorar a sua capacidade de liderar” e “como construir uma liderança através do amor, dedicação e sacrifício”.

A conferência terá tradução simultânea entre inglês e português. O evento está marcado para às 19 horas do dia 16 de Março no Centro de Convenções da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787). As inscrições podem ser feitas diretamente com a Ampla Brasil Eventos pelo telefone (51) 3357-6464. Mais informações no site www.amplabrasil.com.br. (fonte: Leonardo Gottems)

Banrisul apresenta painel no RSA Conference nos EUA


O Banrisul participa, nesta quarta-feira (3), às 9h10min, no Moscone Center, em São Francisco, na Califórnia, do RSA Conference, com o painel “As novas armas dos bancos brasileiros: PKI. EMV – Certificação Digital e cartão de débito e crédito SmartCard”. A palestra será apresentada pelo superintendente da Unidade de Segurança da Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Krug, e pela diretora de TI do Banco do Brasil, Francimara Viotti. O RSA Conference é considerado o maior evento em segurança da tecnologia do mundo. O Banrisul e o Banco do Brasil são os únicos bancos brasileiros que irão apresentar painéis na conferência.

Nessa atividade, os executivos estarão juntos com os maiores especialistas do mundo em segurança da TI e autoridades certificadoras. “Participar como conferencista do RSA é mais uma demonstração da vanguarda do Banrisul e de sua posição estratégica na área de segurança da TI”, disse Krug, que também é presidente da Autoridade Certificadora do RS (AC-RS). O dirigente estará acompanhado do superintendente da Unidade de Atendimento e Serviços do Banrisul, José Mendel. (fonte: Assessoria de Imprensa Banrisul)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

XXIII Fórum da Liberdade já tem a confirmação de 12 lideranças nacionais e internacionais

O XXIII Fórum da Liberdade, reconhecido internacionalmente e um dos maiores eventos de debate e discussão de ideias da América Latina, já tem a confirmação de 12 lideranças nacionais e internacionais. O Fórum terá como debate “Seis Temas para Entender o Mundo, a Cultura das Civilizações”, e acontecerá nos dias 12 e13 de abril, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre.

A XXIII edição do Fórum já tem a confirmação da presença do presidente do Conselho de Administração das Empresas CMPC S.A, Eliodoro Matte; do presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Múltiplo S.A, Pedro Moreira Salles; do ex-presidente do Banco Central e presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa, Armínio Fraga; do membro-fundador do Instituto Millenium e diretor do Instituto Liberal, Rodrigo Constantino; do diretor do Instituto para a Liberdade em Quito, Juan Fernando Carpio; de um dos fundadores da Vanguarda Popular Revolucionária, João Quartim de Moraes; do historiador e autor do best seller New York Times, Thomas Woods; do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Arthur Badin; do diretor executivo da Junior Achievement da Argentina, Eduardo Marty; do professor associado do Instituto de Desenvolvimento Rural da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Xingyuan Feng; do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter e do presidente Fernando Henrique Cardoso. Nas próximas semanas, mais lideranças deverão ser confirmadas para o Fórum.

Ao longo das 22 edições já realizadas, o Fórum da Liberdade reuniu 50 mil participantes, com 227 conferencistas, 6 chefes de Estado, 4 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 99 acadêmicos e intelectuais, 21 ministros de Estado e 24 lideranças empresariais.

Através dos grandes conferencistas que reúne em Porto Alegre, e da seriedade e dedicação colocada em cada atividade, o Fórum alcançou reconhecimento e credibilidade nacional e internacional. (fonte: Enfato)

Prêmio do Liquida reconhece três instituições sociais


O projeto Informatizar para Inserir da Casa Marta e Maria foi o vencedor do Prêmio Liquida Social 2010. A entidade, que reabilita e reinsere na sociedade mulheres em situação de drogadição, vai utilizar a verba de R$ 5 mil conquistada no concurso para equipar e melhorar as instalações de um laboratório de informática, visando a capacitação das internas na Casa.

Em segundo lugar, foi escolhido o Projeto Cidadania e inclusão social, da Escola Frei Pacífico. A instituição, que receberá R$ 3 mil do concurso, vai proporcionar o desenvolvimento de pessoas deficientes e em situação de vulnerabilidade social com aulas de teatro, dança e canto. Já a creche Construindo o Amanhã, conquistou o terceiro lugar do Prêmio e vai receber uma verba de R$ 2 mil para colocar em prática o projeto Reciclar para um Novo Amanhã, que visa capacitar sobre os temas da reciclagem, conservação dos alimentos, educação artística, conscientização ambiental, aproveitamento do solo, entre outros assuntos.

O Prêmio Liquida Social é organizado pela CDL Porto Alegre e pela Parceiros Voluntários há três anos. Em 2010, foram 33 projetos inscritos, que passaram por duas fases de avaliação: a primeira, realizada pela Liga da Responsabilidade Social, composta por funcionários da CDL envolvidos com o tema, que selecionaram os dez finalistas; a segunda fase foi uma votação popular no site do Liquida Porto Alegre até o dia 23 de fevereiro. (fonte: Assessoria de Imprensa CDL Porto Alegre)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fazenda Ana Paula e IRGA lançam variedade híbrida de arroz com a BAYER

A Fazenda Ana Paula do empresário Ernesto Correa da Silva está retornando às suas atividades no Rio Grande do Sul após a emblemática invasão pelo MST de sua propriedade no município de Aceguá em 2002.

A Ana Paula que iniciou no ano 2000, um programa de melhoramento genético na tecnologia de híbridos em arroz em colaboração com o Instituto da Província de Hunan da China desenvolve em parceria com o IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz desde 2003, a pesquisa genética de variedades híbridas totalmente adaptadas às condições de cultivo no Brasil.

Após 10 anos de investimentos neste projeto, a Fazenda Ana Paula e o IRGA celebrarão juntamente com a Bayer CropScience, lider mundiais em inovação no segmento de ciências agrícolas , líder mundial em agroquímicos e sementes, um acordo de intenções para o desenvolvimento da produção e comercialização da semente híbrida H9. O acordo ainda contempla uma avaliação extensiva de novas variedades que serão lançadas a partir de 2012.

O anúncio desta aliança estratégica entre as três empresas será feito na próxima sexta-feira, dia 26, às 20horas no Auditório A, na Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul, no município de Camaquã. (fonte: Martin Daniel Henkel)

Feirão do Liquida Porto Alegre reúne condições especiais das maiores revendas do Estado

Condições de negócios diferenciados e as maiores revendas de carros e motos do Estado. Esta união de sucesso chega a Capital gaúcha, na oportunidade em que os porto-alegrenses recebem a 6ª edição do Feirão de Carros e Motos do Liquida Porto Alegre. A exposição de veículos acontece de 24 a 27 de fevereiro, no terceiro andar do estacionamento do Shopping Iguatemi. A expectativa dos organizadores é de que durante os quatro dias de feira, o evento registre um aumento de 8% em unidades vendidas, comparando-se aos 706 veículos negociados em 2009. Para alcançar a meta, estarão à disposição dos clientes financiamentos das montadoras e de instituições financeiras. Em exposição, são 400 veículos, destes 100 motos. À disposição em estoque para venda são 4 mil unidades.

De acordo com um dos organizadores da exposição, o empresário Philippe Rocha, um dos diferenciais é a condição de financiamento para as compras durante o feirão. “É uma oportunidade em que além de se oferecem oportunidades para a troca de veículo, também traz as melhores ofertas de diversas revendas representando as maiores marcas da indústria automobilística mundial”, aponta Rocha. Com estes atrativos, o empresário projeta que mais de 35 mil pessoas visitem as instalações da feira, consolidando o evento como o maior em vendas no Estado.

O feirão está inserido na 14ª edição do Liquida Porto Alegre. A iniciativa deste ano reúne duas grandes paixões nacionais: futebol e promoção. Com o mote “Vai que é tua”, a CDL Porto Alegre, organizadora da campanha, homenageia o ano da Copa e também incentiva as vendas dos lojistas da Capital. “Nossa estimativa é de crescimento nas vendas de até 12%, movimentando cerca de R$700 milhões durante a campanha”, avalia Vilson Noer, presidente da CDL Porto Alegre.

O Liquida Porto Alegre começou no dia 3 de fevereiro e tem encerramento marcado para o dia 28 de fevereiro. (fonte: Uffizi)

Com forte desempenho operacional e recuperação financeira, TIM fecha 2009 com crescimento de 29% no lucro


A TIM encerrou 2009 com um lucro líquido de R$ 232 milhões, 29% acima do obtido em 2008, de R$ 180 milhões, e com uma evolução expressiva em todas as suas métricas operacionais e nos indicadores financeiros. No quarto trimestre, o lucro líquido atingiu R$ 330 milhões, demonstrando a evolução dos resultados e acompanhando o desenvolvimento da estratégia implementada a partir do início do ano, com o plano de relançamento da TIM. O período marcou um avanço na ofensiva comercial da operadora que conquistou o recorde histórico de 6 milhões de clientes no trimestre, crescimento de 30% em relação a igual período de 2008. No consolidado do ano, a empresa acrescentou mais 4,7 milhões de clientes.à sua base e encerrou 2009 com 41,1milhões de usuários. Em linha com a política de manter a qualidade de sua base, em dezembro, a companhia promoveu a desconexão de 500 mil usuários silentes, o que equivale a uma economia de aproximadamente R$ 20 milhões no pagamento do Fistel.

“O ano de 2009 foi marcado por grandes desafios, aos quais respondemos com o plano de relançamento da companhia com a reestruturação da gestão,; reposicionamento da marca, intensificação da estratégia comercial, renovação do portfólio de ofertas, implementação de um plano de eficiência para melhor alocação de recurso,; introdução de um programa de monitoramento da qualidade, e mudança da estratégia para o foco da rentabilidade. Foi um percurso difícil, mas os resultados e as conquistas alcançadas comprovam o acerto da estratégia: alcançamos a vice-liderança em valor entre as operadoras. Em 2010, já com Intelig, somos ainda mais fortes e, após a fase de integração, estaremos prontos para atacar o mercado de dados e de soluções – através de sua robusta rede metropolitana, além de um extensa estrutura de rede de transporte própria. Essa combinação de infraestrutura própria permitirá economias com custos de aluguel de meios, acelerar o desenvolvimento da rede 3G e também melhorar nosso posicionamento competitivo”, diz o presidente da TIM Brasil, Luca Luciani. (fonte: Gabriela Rodrigues)

Na Carona do liquida Porto Alegre


O Grupo Maxim pega carona no período de campanhas de descontos no Estado e participa da 6ª edição do Feirão de Carros e Motos do Liquida Porto Alegre com expectativas ousadas de comercialização. A estimativa é vender 50 durante os 4 dias de evento, segundo o Diretor do Grupo, Roger Russowski. “Nossa meta é dobrar o número de vendas da edição anterior devido ao sucesso desta feira”.

Para Roger, um dos grandes diferenciais deste tipo de evento é a possibilidade do consumidor poder comparar as vantagens entre as diversas marcas em um mesmo local.

SERVIÇO:

Feirão de Carros e Motos do Liquida Porto Alegre

Local: Shopping Iguatemi – 3º piso estacionamento

Data: de 24 a 27 de fevereiro de 2010

Horário: das 10h às 22h (fonte: Eliana Camejo)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fnac lança novas sacolas reutilizáveis


Ao entrarmos numa nova década do século 21, a Fnac anuncia que deixará de usar em todas as suas lojas no mundo os tamanhos grandes de suas tradicionais sacolas descartáveis. Elas serão substituídas por sacolas bem mais resistentes, funcionais e com design atrativo, que poderão ser reutilizadas muitas vezes. Com esta iniciativa, a Fnac pretende limitar o uso de sacolas de plástico descartáveis em todas as suas lojas, passando a usar somente as de tamanhos pequeno e médio. Toda a empresa estará comprometida a sensibilizar seus clientes a aderirem a esta nova proposta, mais ecológica, usando as novas sacolas mais vezes e em diversas situações.

Por sua alta resistência e praticidade, esta nova sacola Fnac é muito conveniente aos mais variados perfis de clientes: estudantes, jovens pais, intelectuais, adeptos de tecnologia, cinéfilos, esportistas, fashionistas... Tem tudo para se tornar um objeto de desejo, um item indispensável, atemporal, perfeita para transportar compras Fnac (livros, revistas, CDs, DVDs, softwares, brinquedos, pequenos e grandes produtos de áudio, vídeo, telefonia, fotografia e informática) e, ao mesmo tempo, ser utilizada no final de semana, ir à praia, fazer compras, ir à escola, à academia, sempre com muito bom gosto.

As novas sacolas Fnac já estão disponíveis em todas as nove lojas Fnac do Brasil, em auto-adendimento ou por solicitação aos caixas, ao preço de R$ 3,00 (três reais), o mesmo valor cobrado na Europa, onde ela é vendida a um euro. (fonte: Comunicação Corporativa Fnac Brasil)

Encontro discute nova classificação hoteleira em Porto Alegre

Porto Alegre sedia a partir das 17h de amanhã (24/2), o primeiro encontro para discutir a nova classificação hoteleira brasileira. O evento – promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), acontece entre os dias 24 e 26 de fevereiro no Hotel Everest e conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Alegre.

A nova classificação hoteleira do Brasil será discutida em uma série de oito encontros nas cinco regiões do país, entre fevereiro e maio, com o objetivo de estabelecer as matrizes. Os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados cama e café. (fonte: Insider2)

Venda e produção de aparelhos de ar condicionado aumentam junto com as altas temperaturas


As altas temperaturas dos últimos meses fez com que as pessoas procurassem formas para se refrescar, além de ir a praia ou clube, também adquirir ventiladores ou aparelhos de ar condicionado. A combinação do efeito El Niño com a recuperação econômica brasileira, a partir do segundo semestre do ano passado, têm contribuído para o aumento dos condicionadores de ar. “O mercado cresceu 5% em relação a 2008. Já a procura pelos produtos residenciais subiu 13%, em volume de unidades”, conta Felipe Costa, diretor de marketing de produto da Springer Carrier.

Desde o último trimestre de 2009, a procura dos consumidores por aparelhos de ar condicionado tem surpreendido as empresas. “Temos ajustado as fábricas para realizar os pedidos a curto prazo. Trabalhamos com um planejamento para atender os clientes de acordo com a demanda, que está acima das previsões. Daí o motivo dos estoques na cadeia estarem baixos e com a falta de alguns produtos”, explica Costa.

Até meados de 2010, o segmento ainda deve ter uma forte influência do fenômeno El Niño e do aumento do PIB. Historicamente, crescimento econômico do País unido a condições climáticas favoráveis tem trazido resultados positivos para o setor de ar condicionado. (fonte: Contato)

Unimed Nordeste-RS amplia investimentos


Depois de registrar crescimento de 6,32% em 2009, com investimentos de R$ 15 milhões, a Unimed Nordeste-RS planeja ampliar o atendimento a seus usuários este ano. Entre os objetivos da cooperativa médica, está a finalização do estudo de viabilidade para construção da Unidade Materno-Infantil do Hospital Unimed Caxias do Sul, em uma área de 20 mil metros, adquirida em 2009, e a expansão do Centro de Diagnóstico por Imagem.

A Unimed Nordeste-RS já é a sétima maior singular do Sistema Unimed no país, com mais de 300 mil clientes, 1078 médicos cooperados e 76 médicos credenciados.

Iguatemi Caxias do Sul e Festa da Uva lançam promoção para visitantes


O Iguatemi Caxias do Sul entra no clima da maior festa comunitária do Sul do país e quem ganha são os visitantes. O Shopping lança a promoção Iguatemi, a Festa passa por aqui, que terá início em 18 de fevereiro, dia da abertura do evento, e segue até 10 de março. Quem for ao Parque de Exposições conferir as novidades da edição 2010 do evento receberá um cupom para preencher e concorrer a um automóvel Fiat Siena Fire.

O cupom, que está sendo entregue no acesso ao Centro de Eventos do Parque, deverá ser validado no quiosque da promoção no Iguatemi Caxias do Sul, contendo os dados pessoais do participante, endereço completo, e a resposta para a pergunta da promoção: Qual o Shopping que está com você na Festa da Uva? Depois, é só colocar na urna e ficar na torcida.

A iniciativa da promoção, que conta com o apoio do cartão Visa, tem o objetivo de valorizar os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da Festa da Uva, ou seja, o público. Os cupons devem ser depositados até as 22h do dia 10 de março, e o sorteio será realizado no dia 11 de março, às 20h. (fonte: Enter)

SOMAR apresenta estudos que confirmam reservas de areia para mais 30 anos


Três volumes de estudos, que juntos somam mais de 500 páginas, foram apresentados pela SOMAR – Sociedade Mineradora ao secretário estadual de Infraestrutura e logística, Daniel Andrade, ao secretário em exercício do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, e ao presidente da Agabritas, associação do setor, Walter Alexandre Rizzo Fichtner. O material também foi entregue oficialmente ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e à Fepam.

Na documentação, consta o resultado de um ano de pesquisa para reavaliação das reservas de areia da empresa e a confirmação de que a SOMAR tem, em sua jazida, 75 milhões de metros cúbicos de areia, o suficiente para garantir o abastecimento do mercado na Região Metropolitana por pelo menos mais 30 anos. Para a realização do estudo, a mineradora contratou uma empresa especializada em sondagens e ensaios geológicos, a GEOTEC, que realizou 300 furos de sonda ao longo dos 22 quilômetros de jazidas da mineradora no Rio Jacuí, nos municípios de São Jerônimo, Triunfo e Charqueadas, além de uma equipe técnica para estudos complementares.

A pesquisa foi solicitada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pela Fepam com a intenção de verificar se as reservas de areia são suficientes para suprir o aumento da demanda estimado em 20% apenas neste ano em razão do incremento no setor da construção civil até 2014, ano da Copa no Brasil.

Em Porto Alegre (uma das sedes do Mundial) e na região, são previstas quase 30 obras de infraestrutura e de serviços nos próximos quatro anos, entre elas a extensão da linha do Trensurb até Novo Hamburgo e a construção da BR-448, a Rodovia do Parque, entre Sapucaia do Sul e a Capital. Apenas nesta última, devem ser utilizados 3 milhões de metros cúbicos de areia. “O resultado do estudo que realizamos tranquiliza o setor da construção civil, pois mostra que o Rio Jacuí tem areia suficiente para abastecer o mercado pelos próximos 30 anos, já projetado o aumento da demanda e sem considerar o volume de areia existente nas jazidas das demais empresas que ali operam”, comenta a diretora-executiva da SOMAR, Veronica Della Mea. (fonte: NEIVA MELLO)

Crescimento do lucro líquido em 19%, do Ebitda em 17% e da receita líquida de vendas em 9,3% são os destaques do balanço 2009 da Souza Cruz


A receita líquida de vendas da Souza Cruz cresceu 9,3% em 2009 em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 5.792,7 milhões. O aumento da receita decorre do melhor desempenho das marcas de cigarro no segmento "Premium" e dos maiores preços praticados no período. O lucro operacional consolidado antes do resultado financeiro foi de R$ 1.889,6 milhões. O número é 17,8% superior ao registrado no ano anterior (R$ 1.603,5 milhões).

O aumento de 17,8% no lucro operacional contribuiu para que o lucro líquido consolidado atingisse o montante de R$ 1.484,9 milhões - 18,8% superior em relação ao obtido no ano anterior. Já o EBITDA atingiu R$ 2.033,7 milhões, apresentando um crescimento de 16,9% em relação a 2008 (R$ 1.739,5 milhões), principalmente como consequência do crescimento no lucro operacional.

Em 2009, a Souza Cruz atingiu o volume de 72,8 bilhões de cigarros comercializados, 7,4% inferior aos 78,6 bilhões vendidos em 2008. Mas o desempenho é considerado excelente pela empresa se considerado o crescimento no preço médio dos cigarros em cerca de 23% para compensar os aumentos de impostos de aproximadamente 41%. Praticamente não houve alteração na participação da Souza Cruz no mercado, que ficou em 62%.

A geração de caixa operacional continua sendo a principal fonte de recursos da Souza Cruz e alcançou R$ 1.615,8 milhões em 2009, inferior em 1% em relação a 2008. A forte geração de caixa continuou a permitir uma agressiva política de pagamento de dividendos.

Em 2009, os investimentos da Souza Cruz alcançaram R$ 189 milhões (R$ 198 milhões em 2008) e foram aplicados, principalmente, na modernização do parque industrial, frota de veículos e em projetos para atualização de processos e da plataforma de marcas. (fonte: Exclusiva!BR)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


O questionário para a Pesquisa de Opinião de Executivos, promovida pelo Fórum Econômico Mundial, começou a ser distribuído em fevereiro. A pesquisa é o principal componente do Relatório de Competitividade Global 2010-2011, que será lançado no mês de setembro. Um dos responsáveis pela aplicação da pesquisa no país, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) apóia a participação efetiva dos empresários brasileiros, que colaboram para uma descrição mais precisa da situação atual e futura da economia e do ambiente de negócios no país.

Em 2009, 181 questionários foram respondidos. Para este ano, a meta é coletar informações de pelo menos 200 executivos brasileiros. Se comparado aos países que formam o BRIC, o Brasil só ultrapassa a Índia no número de avaliações. Rússia e China alcançaram mais que o dobro em 2009: 368 e 373, respectivamente. A pesquisa de opinião oferece subsídios para transformar o Relatório de Competitividade Global em uma medida anual representativa do ambiente econômico de uma nação e sua capacidade de alcançar um crescimento econômico sustentado. (fonte: Máquina Public Relations)

Delícias no Liquida Porto Alegre


A dica para a última semana do Liquida é aproveitar as promoções de bares e restaurantes que entraram na promoção. Seja em casa ou em bairros tradicionais da cidade, sempre tem uma oferta deliciosa. A participação dos estabelecimentos é resultado de uma parceria entre a CDL Porto Alegre, entidade que organiza o Liquida, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Já tradicional no Liquida, a Pizza Hut oferece desconto e sabor especial para os clientes. Para quem quiser incrementar o pedido, com um pequeno valor extra, é possível pedir também uma salada de acompanhamento. No happy hour, muitos atrativos levam os amantes dos drinques às mesas dos bares durante o Liquida. Um deles é a dose de 150ml de caipirinha, que este ano está sendo servida como cortesia pela Cachaçaria Água Doce para quem chegar no local, na avenida Carlos Gomes, das 18h às 20h. Outra sugestão é o Boteco do Joaquim, na Cidade Baixa, que dá ao cliente que pede um espeto de carne – o petisco com mais saída do bar – um choque.

Uma das mais tradicionais churrascarias da cidade, a Galpão Crioulo, também entrou em ritmo de promoção e, durante o Liquida, dá um abatimento no valor do rodízio. Até o dia 28 de fevereiro é possível experimentar a melhor carne da Capital, na hora do almoço, com desconto de 15%. (fonte: Assessoria de Imprensa CDL Porto Alegre)

Rede Sheraton planeja mais 50 hotéis até 2012


A Starwood Hotels & Resorts Worldwide, por meio da marca Sheraton Hotels & Resorts, anuncia seu plano de expansão até 2012. A empresa pretende adicionar 50 novos hotéis e mais de 20 mil quartos dessa bandeira nos próximos três anos. Para atingir esse objetivo, a Starwood e as companhias parceiras deverão investir mais de US$ 4 bilhões. Segundo o presidente de Desenvolvimento Global da Starwood, Simon Turner, parte desse investimento será utilizado também para a modernização de apartamentos e de hotéis como um todo. A marca também somará 10 novos resorts a sua renomada cadeia.

A Unidade do Sheraton em Porto Alegre faz parte da estratégia de expansão global da marca. Já foram concluídas as obras de remodelação de 12 apartamentos no começo de janeiro deste ano. Até o início de março também serão finalizadas as obras que vão modernizar o lobby do hotel. A fim de criar uma atmosfera que permita aos hóspedes uma percepção de um lugar contemporâneo, com oferta de diversão, de interatividade e de serviços, o novo lobby terá duas novas operações: o Sheraton Link, para trabalho, com espaços cyber, estações de Internet e disponibilidade de conexão para laptops, e o Sheraton Lobby Café, Bar e Lounge, com café para relaxar, e bar, para proporcionar maior aconchego e interação entre as pessoas. O investimento soma R$ 1 bilhão.

O Sheraton é a maior e mais global marca da rede Starwood e conta hoje com mais de 400 hotéis em 70 países, com consciência de marca de 92% entre os viajantes de negócios, o nível mais alto entre todas as marcas hoteleiras do mundo. No ano passado, completou um plano multimilionário global de três anos, que compreendeu um investimento de mais de US$ 4 bilhões em novos hotéis, renovações, incluindo 70.000 apartamentos novos ou recentemente remodelados e mais de 300 novos lobbies. (fonte: NEIVA MELLO)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010 leva 18 empresas para a maior feira de TIC do mundo


Organizado pela SOFTSUL, SOFTEX e ANPROTEC, o Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010 levará 18 empresas para Hannover, na Alemanha. Entre os dias 02 e 06 de março, essas empresas participarão de conferências, rodadas de negócios e da maior feira de TIC do mundo.

Digistar Telecomunicações e Digitel confirmaram presença no estande brasileiro coletivo de Telecomunicações. UNACORP, Procempa, Interact Solutions, Constat Serviços de Informática, Fujitec, STA Holding, Cigam Software Corporativo, Bluepex do Brasil e Curitiba OffShore Center participam do estande coletivo de Software.
TS Tecnologia & Sistemas, Mayer Tecno, Softsystem Engenharia em Software, Memória Processos Inovadores, Topcoders, Nectar Tecnologia e Tron Informática participam como empresas prospectoras.
Empresas interessadas em aderir ao projeto devem entrar em contato com a SOFTSUL pelo telefone (51) 3346 4422, ou pelo e-mail operacoes@softsul.org.br.

Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010:
A SOFTSUL realiza pelo 11º ano consecutivo o Projeto Participação Brasileira na CeBIT,com o apoio da SOFTEX e da Hannover Fairs do Brasil. A Participação Brasileira na CeBIT ocorre no âmbito do Programa Setorial Integrado para o Setor de Software e Serviços Correlatos - PSI-SW, desenvolvido pela SOFTEX com apoio técnico e financeiro da APEX-Brasil – Agência de Promoção das Exportações e Investimentos. O Projeto de 2010 tem a parceria da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), CNI (Confederação Nacional da Indústria) com a participação de todos os Centros Internacionais de Negócios das Federações de Indústrias (Rede CIN) e a articulação da FIERGS (Federação das Indústrias do RS), que realizará uma Missão prospectiva de 28 de fevereiro a 08 de março, contemplando atividades de acompanhamento técnico e visitas guiadas na CeBIT. Empresas do RS contam com o apoio financeiro do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai).

A CeBIT é a maior feira mundial de Tecnologia da Informação e da Comunicação, e acontece anualmente em Hannover, na Alemanha. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 02 e 06 de março.
A edição de 2009 da CeBIT contou com 4.300 expositores em uma área de 241.000 metros quadrados. Recebeu mais de 400.000 visitantes de 77 países e 6.000 jornalistas de mais de 60 nacionalidades. No mesmo ano, estima-se que a feira tenha movimentado até 7 bilhões de euros em novos negócios. (fonte: Assessora de Comunicação SOFTSUL)

SLC Alimentos participa de encontro nacional da rede Walmart


A SLC Alimentos irá participar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, do Year Beginning Meeting (YBM), encontro nacional da rede Walmart no Brasil. A empresa terá um estande no Transamérica Expo Center onde irá expor produtos das linhas Namorado e Atelier Namorado. O chef consultor da SLC Alimentos, Rogério Luce, comandará a Cozinha Show, onde serão preparadas degustações com os produtos da marca para os 3,5 mil participantes associados.

A SLC Alimentos está entre as cinco maiores empresas brasileiras de arroz. Sua linha de produtos, a mais completa de arroz e feijão do Brasil, inclui também Azeite de Oliva Virgem Extra, de origem espanhola, com acidez inferior a 0,2º. (fonte: Enfato)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Brinox participa da Gift Fair


De 1º a 4 de março, a Brinox participa da 40ª Brazilian International Gift Fair, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para recepcionar os visitantes do Brasil e do exterior, a empresa investiu em um amplo estande de 182m². No espaço, serão apresentados os últimos lançamentos da marca e uma série de produtos que integram seu já conceituado portfólio.

Exclusiva para lojistas e profissionais do setor, a Gift Fair é considerada uma das maiores feiras profissionais de houseware e giftware no mundo. A organização do evento estima que, aproximadamente, 60 mil pessoas visitem o evento. (fonte: Insider2)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lopes intermediará financiamentos da Caixa


A Lopes consolidou um processo que facilitará a vida de incorporadores e clientes. A maior imobiliária do Brasil anunciou acordo com a Caixa Econômica Federal no qual passará a intermediar ofertas e contratações de financiamentos de crédito associativo, inclusive do programa Minha Casa, Minha Vida.

Na prática, a Lopes elimina parte da burocracia que aumentava o prazo da liberação do repasse. Antes, uma empresa terceirizada montava pastas, juntava a documentação necessária e fazia o encaminhamento para a Caixa. “Existia um ruído entre esta empresa de assessoria e a imobiliária. Era um processo que estava meio travado”, explica João Paulo Galvão, o Jota, diretor-executivo da Regional Sul da Lopes.

Segundo o executivo, todos saem ganhando: o cliente final, os incorporadores, que ganham capital de giro para gerar novos negócios, e a Lopes, que será remunerada (a participação da Habitcasa no retorno do valor emprestado será de 0,8%).

A Lopes possui contrato semelhante com o Itaú-Unibanco que atua em um segmento diferente – a instituição financeira intermedia negócios por meio da CrediPronto!.

O contrato entre Lopes e Caixa tem prazo de seis meses e pode ser renovado por outros seis enquanto for desejado. (fonte: Nave)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Torneio Beneficente


Com objetivo de unir o esporte e a solidariedade em um único evento, a Federação Riograndense de Golfe, em parceria com o Green Village Golf Club promovem, no próximo domingo, dia 14, o Torneio de Golfe e Feijoada Beneficentes em prol do Instituto do Câncer Infantil do RS.

O torneio terá caráter festivo e será jogado por equipes mistas que reúnem golfistas de todos os níveis e faixas etárias. “Nós queremos proporcionar aos participantes momentos de descontração através da prática de um esporte fascinante, que integra gerações, além de apoiar uma causa nobre”, afirmou o presidente da Federação Riograndense de Golfe, Norton Fernandes.

A programação inicia às 9 horas com uma clínica de golfe ministrada pelo profissional do clube, Paulo Jovane. Durante a atividade, o professor ensinará as regras básicas do esporte, postura e etiqueta em campo, além de dicas que abrangem desde a diferença e finalidade de cada taco até a forma como se faz o swing.

Os valores arrecadados no evento serão destinados inteiramente ao ICI-RS e ao apoio das suas atividades.

Salton no Cruzeiro do rei Roberto Carlos


A Salton, que neste ano comemora seu primeiro centenário, marcou presença em alto-mar durante o show de Roberto Carlos. Os fãs do rei puderam brindar momentos de muitas emoções no Navio Costa Concórdia, na última viagem que aconteceu entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao chegarem às cabines, os passageiros foram presenteados com uma garrafa de espumante Salton Reserva Ouro e um delicado bilhete do cantor desejando as boas-vindas. Além disso, surpreendendo a todos, a última música do show de Roberto foi Champagne, de Peppino de Capri. Na mesma hora, todos os passageiros receberam uma taça de espumante Salton Brut para brindar com o rei o momento mais do que especial. (fonte: Enter/foto: Carlos Alberto Ben)

Rui Back na Ivo Rizzo


Rui Back assume a gestão executiva e financeira da Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora SA. Especialista no mercado imobiliário, Back tem uma trajetória alicerçada no ramo, com experiência junto aos grupos Cecrisa, Habitasul e Beralv. Na Ivo Rizzo, será o responsável por buscar novos negócios, sejam eles próprios ou em parceria com Gafisa e Tenda.(fonte: Nave)

Exportações do RS começam ano em crescimento

O ano começa com crescimento das exportações no Rio Grande do Sul. Em relação a janeiro de 2009, houve um incremento de 19,1%, atingindo US$ 838 milhões, 98% deste total correspondente a produtos industrializados. Apesar de ser o terceiro mês consecutivo de elevação nas vendas externas, o volume é inferior ao registrado em janeiro de 2007, que foi de US$ 860 milhões; e de 2008, US$ 1,16 bilhão.

Dos 18 segmentos da indústria, 10 apresentaram crescimento. O setor Químico, especialmente com embarques de polietileno para a Argentina, Bélgica e China, foi o que mais contribuiu para o bom desempenho das exportações gaúchas no primeiro mês de 2010, com uma elevação de 119% nas vendas, um total de US$ 77 milhões. Material Eletrônico e de Comunicação (73%), de Transporte (68%) e Metalurgia Básica (40%) também tiveram participação importante.

Cabe destacar, porém, que a base de comparação deprimida favorecerá um crescimento, mesmo que o valor absoluto exportado não supere o observado em anos anteriores. “A demanda externa está em melhores condições do que há seis meses, e a recuperação da economia mundial já é mais consistente. Porém, a dinâmica de recuperação de alguns segmentos é mais lenta”, observou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar o desempenho da balança comercial, nesta quinta-feira (11).

A Argentina foi principal país de destino dos produtos gaúchos no mês. Comprou mais US$ 63 milhões de empresas do Rio Grande do Sul, um aumento de 100% em comparação ao mesmo período de 2009. Os Estados Unidos seguem em segundo, mas apresentaram uma queda acentuada de 13% (menos US$ 13 milhões), o que confirma a retração para este país desde o aprofundamento da crise internacional, em 2008. Paraguai, o terceiro colocado, foi o mercado que mais cresceu percentualmente em janeiro, com 233%, impulsionado pelas vendas de adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas. A Rússia segue em quarto, aumentou em 10% as compras de produtos gaúchos, especialmente carne in natura.

Apesar do desempenho positivo no primeiro mês do ano, o Rio Grande do Sul perdeu a terceira posição de principal Estado exportador do País para o Rio de Janeiro, grande produtor de petróleo, beneficiado pelo aumento do preço do barril. A participação gaúcha alcançou 7,4% do total nacional. São Paulo lidera, com 27,7% (US$ 3,12 bilhões), seguido por Minas Gerais, 13,1% (US$ 1,4 bilhão); e Rio de Janeiro, 10,2% (U$ 1,15 bilhão).

As importações também tiveram um incremento em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período anterior: subiram 35%, o que equivale a US$ 794 milhões. “O crescimento nas compras de matérias-primas e bens intermediários é um forte indicativo de que a produção industrial do Estado tende a se acelerar nos próximos meses”, comentou Tigre. (fonte: Unicom)

Furacão de ofertas vai para o litoral no Carnaval


O feriado de Carnaval vai ser no litoral norte. Durante o final de semana, a turma de promotores do Liquida Porto Alegre vai visitar as principais praias para distribuir viseiras da promoção e sortear a bola oficial do Liquida Futebol Clube. “Nossa ação prevê um concurso de embaixadinha na beira do mar – uma brincadeira para animar o veranista que estará curtindo o feriadão e também lembrá-lo que na volta o Carnaval, o Liquida continua com muitas ofertas”, explica Ilce de Moraes, coordenadora de marketing da CDL Porto Alegre.

O roteiro da ação inicia no sábado com o tour por Tramandaí e Imbé, pela manhã, e Atlântida e Xangri-lá, à tarde. No domingo é a vez de Capão da Canoa e Torres. (fonte: Assessoria de Imprensa CDL Porto Alegre)

Porto Alegre ganha sala de espelho para pesquisas nos moldes dos países de primeiro mundo


Para tornar o processo da coleta de dados para uma pesquisa ainda mais satisfatório, o Instituto Methodus resolveu inovar e apostar em uma sala de espelho diferenciada, espaço destinado à realização de pesquisas de mercado e treinamento. A novidade, inédita no Rio Grande do Sul, está localizada à frente do mediador: uma tela, acoplada ao tampo da mesa, permite que os clientes interfiram no andamento da pesquisa, com novas perguntas, a qualquer momento. “Com isso, o mediador pode, sem que os entrevistados percebam, incluir novos questionamentos e aprofundar o trabalho em tempo real”, afirma Jefferson Jaques, diretor do Instituto Methodus.

O Instituto disponibiliza a transmissão online dos Grupos Qualitativos, em que o cliente poderá acompanhar à distância e também em tempo real, através da internet, o andamento da pesquisa com alta qualidade de vídeo, áudio, velocidade de transmissão e privacidade.

A sala de moderação é ampla, equipada com sistema de gravação com várias codificações e o que há de mais moderno em alta tecnologia. Já o espaço destinado aos clientes, conta com isolamento acústico, espelho unidirecional, sistema de som integrado, notebook para comunicação com o mediador e Internet Wireless.

De acordo com Jaques, os investimentos feitos garantem resultados de pesquisas mais precisos e com total isenção. (fonte: Eliana Camejo Comunicação Empresarial)

2010 começando com Couromoda & Gringo Cardia


A Divisão de Efêmeros entrou o ano com pé direito e feliz com os feedbacks da Couromoda: o crescimento do setor calçadista e o aumento nas vendas, informado pelos clientes, deixa a empresa otimista para este ano.

Na última edição da feira calçadista que ocorreu de 18 a 21 de janeiro nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo, a Divisão atendeu dois novos clientes: Picadilly e Zomax (produto do grupo Vulcabrás/ Azaléia que foi lançado nesta feira). Além destes, manteve o atendimento a Fasolo e Biondini que são clientes desde 2006.

Neste meio tempo, o Curso de Arquitetura Efêmera da Perestroika – do qual as diretoras da Divisão são coordenadoras - recebeu um ilustre convidado: o cenógrafo brasileiro Gringo Cardia. Ele brindou com uma master class inesquecível, apresentando em primeiríssima mão o making off dos cenários para o novo espetáculo do Cirque du Soleil- “Ovo”.

O Brasil está com tudo lá fora! Acessem o link abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=v2FTMDCQZe0 (fonte: Divisão de Efêmeros)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Gustavo Ene assume direção geral do Lide Sul


Gustavo Lepnitz Ene, empresário de 32 anos e que vinha respondendo pela diretoria executiva do LIDE SUL, acaba de assumir a direção geral do grupo no Sul. É sócio diretor da Galt Associados, especializada em relações institucionais, diretor secretário da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e da Federasul. Integra o conselho do Movimento Sócio Cultural Canta Brasil, entidade do terceiro setor voltada à inclusão de jovens carentes por meio do canto, dança e empreendedorismo. Ene também é membro do Conselho Nacional do grupo Novos Líderes e do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP. É, ainda, associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Ele substitui Paulo Uebel, que passa a integrar o comitê de gestão do LIDE SUL ao lado de Renato Malcon (Grupo Malcon), Daniel Randon (Fras-le), Telmo Costa Junior (Grupo Meta), Mariano Lemanski (RPC) e Rodrigo da Rocha Loures (FIEP).


BALANÇO 2009

O LIDE SUL possui atualmente 46 associados. Em 2009 realizou sete eventos com a presença total de quase mil participantes, quando trouxe grandes expoentes da cena política e econômica brasileira. Entre os principais palestrantes do seu Almoço Debate, estão o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.


AÇÕES 2010

Entre as metas de Gustavo Ene para 2010, estão alcançar 60 associados para o LIDE SUL e promover mais oito grandes eventos: quatro debates sobre temas políticos e econômicos e um sobre sustentabilidade, dois encontros de gastronomia e um específico para degustar vinhos de renome, um fórum empresarial, uma missão internacional à China e uma missão interna, à Amazônia. (fonte: Comunicasul/foto: Tiago Trindade)

Capacità Eventos organiza o camarote da Apex-Brasil na Sapucaí


Com o objetivo de aproximar mercados e diversificar os países com os quais o Brasil mantém relações internacionais, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Governo Federal, traz mais de 150 investidores estrangeiros para conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro. A gaúcha Capacità Eventos é a organizadora do camarote da Apex no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, nos dias 14 e 15 de fevereiro, e cuidará de todo atendimento desses convidados em sua estada na capital fluminense. A expectativa é de que circulem 200 pessoas por noite, entre representantes de entidades ligadas a Agência e empresários.

O Carnaval brasileiro é considerado uma das festas populares mais emblemáticas do mundo, e o camarote da Apex será palco para mais uma atividade promocional estratégica a fim de promover a marca Brasil, beneficiando empresas nacionais. Nesse sentido, a Agência, em associação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, realiza projetos em parceria com entidades representativas de 60 setores produtivos da economia.

A Capacità Eventos, que, neste ano, completa 15 anos de atuação no Brasil e no Exterior, é a empresa licitada para atender a Apex-Brasil em eventos nacionais e internacionais. No início deste mês, conquistou três troféus de ouro nas categorias inscritas no Prêmio Caio, o Oscar dos Eventos. (fonte: Bandeira E Hennrich Comunicação)

Claro lança acesso ao Twitter pelo celular


A Claro disponibiliza agora serviços para acesso ao Twitter pelo celular. Com a novidade no acesso móvel ao Twitter, os clientes da operadora poderão twittar pelo celular, de onde estiverem, e receberem através de Torpedos tweets dos usuários que se cadastrarem. Para tanto, basta enviar um Torpedo com as letras TWT para o número 900. Em instantes, o cliente receberá um torpedo com link para cadastro na internet. Em seguida, será direcionado para o site do Twitter, onde é preciso confirmar nome de usuário e senha.

Com a solução desenvolvida pela Hanzo, especializada em aplicativos para telefonia móvel, é possível mandar posts para o Twitter, enviando um Torpedo com TWT, mais o texto a ser postado, para o número 900. Para receber posts de usuários por meio do celular, basta segui-los enviando FOLLOW+@username para o número 900. A cada post enviado ou recebido a tarifa promocional é de R$ 0,10, mais impostos, sendo que não há limite para o recebimento de posts.

Após ativação do serviço, o usuário também receberá por Torpedo as mensagens que são enviadas diretamente para ele (direct messages), além dos posts que o mencionem no Twitter, podendo desativá-las a qualquer momento. Para obter informações de como habilitar e desabilitar estas funções e outras dicas sobre o serviço, acesse www.claroideias.com.br/twitter. (fonte: In Press)

Banrisul tem lucro de R$ 541,1 milhões em 2009


O balanço financeiro de 2009 do Banrisul foi apresentado hoje (10) pelo presidente do Banco, Fernando Lemos, à imprensa, em coletiva em Porto Alegre. Ao lado da governadora Yeda Crusius, do presidente do Conselho de Administração do Banrisul e secretário da Fazenda do Estado, Ricardo Englert, do secretário estadual do Planejamento e Gestão, membro do Conselho, Mateus Bandeira, e diretores do Banco, o executivo anunciou o lucro líquido de R$ 541,1 milhões, 7,2% acima do resultado recorrente registrado no ano anterior.

Lemos salientou que o Banco alcançou um desempenho muito positivo. “Foi o melhor resultado da história da instituição, mesmo num ano de crise. Graças à confiança dos nossos correntistas, à capacidade de gestão, à governança corporativa e ao gerenciamento competente e qualificado dos funcionários do Banrisul”, avaliou.

Ao discorrer sobre os números, o presidente destacou que, nos últimos três anos, os ativos cresceram 85%, chegando em dezembro de 2009 a mais de R$ 29 bilhões. Já as operações de crédito somaram R$ 13,4 bilhões, impulso de 111% acumulados frente aos R$ 6,4 bilhões de 2007. Somente no triênio, o Banrisul injetou R$ 55 bilhões na economia gaúcha através de concessões de operações de crédito. “Aqui está o trabalho da sua gestão. Os resultados alcançados são consequência do apoio irrestrito ao fortalecimento da instituição”, disse Lemos à governadora.

Fernando Lemos observou também que o Banrisul, neste ano, será o oitavo maior banco brasileiro. “É com responsabilidade que trabalhamos com uma gestão cada vez mais técnica, eficiente e voltada para prestação de serviços, desenvolvimento da comunidade e da economia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde já temos uma posição bastante expressiva.” Para 2010, adianta o executivo, haverá forte investimento na reestruturação da área de cartões de crédito, débito e na Rede Banricompras. (fonte: Assessoria de Imprensa Banrisul)

Polícia rodoviária estadual e Sindseg-RS lançam campanha “Direito à Vida. Todo mundo tem.”


No dia 10 de fevereiro, às 10h, no auditório da Prefeitura Municipal de Tramandaí (Av. da Igreja, 346, 3º andar), foi lançada a campanha “Direito à vida. Todo mundo tem”, promoção conjunta da polícia rodoviária estadual e Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS). O objetivo é conscientizar sobre dois direitos individuais e intransferíveis que todo mundo tem: o direito à vida e o direito à indenização da vítima de acidente de trânsito por meio do seguro obrigatório DPVAT. A campanha inicia em 12 de fevereiro e se estende até 4 de abril (feriadão da Páscoa.) O público-alvo são motoristas que trafegam pela RS-389 (Estrada do Mar) e RS-030 e frequentadores das principais praias que se localizam nessas rodovias. Durante o lançamento, policiais rodoviários estaduais foram capacitados para que possam repassar aos motoristas os objetivos da campanha.

De janeiro a outubro de 2009 foram registrados quase 14 mil acidentes nas rodovias estaduais gaúchas, segundo levantamento da polícia rodoviária estadual. “Um problema social causado pelo comportamento indevido dos condutores”, classifica o chefe do Estado Maior do Comando Rodoviário da Brigada Militar, major Egon Kvietinski. “Uma das maiores causas de mortes no Brasil são os acidentes de trânsito. Notamos, atualmente, que não há desconhecimento da lei, é algo relacionado a forma como as pessoas dirigem”, diz. Ainda segundo a polícia rodoviária estadual, 89% dos acidentes envolvem motoristas do sexo masculino cujas idades variam entre 26 e 40 anos.

“O direito da vítima de acidente de trânsito em ser indenizada por danos pessoais que sofreu não é plenamente exercido no Brasil”, afirma o diretor do Sindseg-RS, Guacir de Llano Bueno. O seguro obrigatório DPVAT, pago por todos os proprietários de veículos quando da renovação da licença do automóvel, não é requerido por falta de conhecimento. A forma de solicitar a indenização é por meio de uma seguradora. Ele entende que propagar a cultura do seguro, algo que qualifica a vida da sociedade, é um papel que cabe às empresas do ramo. (fonte: Influence)

Salton supera metas de 2009


Com as metas superadas. Assim a Salton fechou 2009 e define as estratégias para 2010, ano que marca o primeiro centenário da vinícola. O faturamento da empresa chegou aos R$ 207 milhões, ultrapassando os R$ 200 milhões previstos. Para este ano, a meta é atingir os R$ 240 milhões. Os números estão embasados, principalmente, no aumento das vendas de espumantes, segmento em que a Salton destaca-se como a maior produtora do país e líder na sua comercialização nacional há cinco anos consecutivos, traduzindo a alta qualidade dos rótulos.

No total, mais de 6 milhões de garrafas de espumantes finos e frisantes foram comercializadas no ano passado, um acréscimo de 24,5 % em relação a 2008. Os produtos representaram 33,5 % do faturamento da vinícola. O espumante Salton Brut Tradicional mantém-se como campeão de vendas, apresentando um aumento de 10% em relação a 2008. Outro destaque foi o Salton Moscatel que, a cada ano aponta a conquista de novos consumidores: o crescimento, em 2009, foi de 23,2%, com 670 mil garrafas comercializadas.

A linha frisante, dos rótulos Salton Lunae, apresentou uma demanda significativamente superior ao esperado, como revela o presidente da vinícola, Daniel Salton: “Um total de 160 mil caixas foram vendidas em 2009, contra as 50 mil em 2008. É um produto que agradou muito aos consumidores, assim como os espumantes. A tendência é que a demanda cresça ainda mais.” Para 2010, a expectativa é a comercialização de 6 milhões de garrafas de espumantes e 1,44 milhão de garrafas de frisantes, num total de 7,44 milhões de garrafas.

O segmento de vinhos finos, também apontou uma demanda expressiva em 2009. A linha Reserva Salton Classic, por exemplo, teve um crescimento de 33,6 % em comparação a 2008. Formada por cinco varietais – Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Riesling e Chardonnay, a linha se apresenta com uma das mais significativas para a imagem da vinícola, pois conquistou um público fiel e exigente ao longo de cada ano.

A Salton ainda constatou a tendência que vem se tornando evidente nos últimos anos: uma maior procura pelo suco de uva. Ainda em novembro, o estoque da empresa foi zerado. De olho neste mercado potencial, a vinícola adquiriu 12 novos tanques, com capacidade para 660 milhões de litros, prevendo uma produção 24% maior nesta safra, em relação a 2009. (fonte: Enter Comunicação)

Dragagem em Rio Grande completa mais de 40% do total da obra


A obra da dragagem de aprofundamento e manutenção do Porto do Rio Grande, na zona sul do Estado segue em ritmo acelerado. Por se tratar da maior draga de sucção auto-transportadora em operação na América do Sul, a draga Juan Sebastian de Elcano, com 16.500m³ de cisterna, para execução dos serviços trabalha durante 24 horas e 7 dias por semana. Nos 4 meses de operação já dragou 8.130.000m³, correspondente a 44% do total contratado de 18.500.000m³. São utilizados para esta operação 64 tripulantes, dos quais 34 são estrangeiros (belgas, croatas e holandeses) e 30 brasileiros.

A próxima etapa a ser iniciada, tão logo seja liberada a nova Ordem de Serviço pela Secretaria Especial de Portos é o canal externo. A data estimada para o final da dragagem de aprofundamento é abril de 2010, quando inicia a fase de manutenção, com dragagens periódicas dependendo da demanda necessária à manutenção do calado de 30 pés (18 metros).

A draga Juan Sebastian de Elcano, maior draga que já prestou serviços na América do Sul, chegou ao Brasil, mais especificamente no Porto do Rio Grande/RS, em 17 de agosto de 2009, para dar início aos trabalhos da dragagem de aprofundamento e manutenção do canal de acesso ao Porto, obra pertencente ao Plano Nacional de Dragagem e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal, foi contratada pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, através do Contrato 011/2009, assinado em junho/2009 com o Consórcio OSEC – JDN, formado pelas empresas Odebrecht Serviços de Engenharia SA e a Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda, no valor de R$ 196 milhões. (fonte: Eliana Camejo Comunicação Empresarial)

Scalinatta ativa marca Vivo no Litoral gaúcho


A Scalinatta Promoções preparou ação de marketing para ativar a marca Vivo dentro de lojas varejistas do Litoral gaúcho. Com o objetivo de incrementar negócios, animados promotores convidam veranistas a participarem de um divertido “jogo da memória”.

Quem cair na brincadeira já ganha um brinde da Vivo. Aqueles que comprarem um telefone celular levam ainda uma sacola plástica para desfilar a beira mar. As ações estão programadas para acontecerem nas Praias de Torres, Tramandaí, Capão da Canoa e ainda na cidade de Osório. (fonte: Leonardo Gottems)

Todeschini inicia o ano com novidades


Lugar para relaxar e descansar, o dormitório é sem dúvida um dos ambientes mais importantes de uma casa. Escolher o mobiliário certo para este espaço extremamente particular implica em decisões que vão desde o gosto pessoal do morador até as tecnologias que podem tornar o local mais funcional e interessante.

Atenta a este fato, a Todeschini assina uma série de novidades que chegam para dar um toque especial aos dormitórios. Inspirada no clássico e requintado Linho, tecido criado pelos egípcios há mais de três mil anos e que hoje está de volta com força total às tendências da moda, a marca apresenta ao mercado o seu mais novo padrão: o Tessile.

O nome é de origem italiana e significa “têxtil”. Sua sobriedade clássica imprime sofisticação às composições, além de trazer leveza ao ambiente. O novo padrão foi concebido especialmente para dormitórios, podendo ser aplicado em armações, portas de armários, frentes de gavetas, prateleiras, laterais de acabamento, tampos base e réguas horizontais.

Produzido em MDPremium – Médium Density Particleboard Premium, é elegante, durável e versátil. Além de ser mais uma opção para o cliente Todeschini, permite diversas composições com os tons madeirados e lisos já existentes em linha. (fonte: Insider2)

Mascote do Liquida Porto Alegre passeia pelos shoppings da cidade


Os clientes do Moinhos Shopping terão uma surpresa nesta quarta-feira, dia 10. Isto por que a mascote do Liquida Porto Alegre, o Furaquito, estará no shopping, entre às 14h e 18h, para distribuir brindes ao público, como as bolas oficiais do Liquida Futebol Clube. Uma das brincadeiras previstas é um quiz com perguntas relacionadas a Copa do Mundo e aos jogos da dupla Gre-Nal.

Na quinta-feira, dia 11, é a vez do shopping Total receber a caravana do Liquida. (fonte: Assessoria de Imprensa CDL Porto Alegre)

Unimed Porto Alegre abre nova turma para curso de Alimentação Saudável


A Unimed Porto Alegre está com inscrições abertas para o curso de Alimentação Saudável, que terá início no dia 9 de março, às 18h30min. As inscrições são gratuitas e estão abertas para clientes da Cooperativa. Para participar, é preciso doar um litro de leite. As doações serão repassadas ao núcleo de Responsabilidade Social da Unimed Porto Alegre que distribuirá os produtos para instituições carentes.

Alimentação Saudável

O grupo de Alimentação Saudável tem como objetivo oferecer uma educação nutricional que possibilite aos indivíduos a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação. Por meio de orientações em grupo e análise individual de hábitos alimentares, permite aos participantes uma conscientização sobre a importância de uma alimentação correta para a manutenção de uma vida saudável. Além de consultas individuais com a nutricionista, o curso tem a participação de um educador físico, que vai palestrar sobre a relação entre a boa alimentação e a prática de exercícios, e uma enfermeira que falará sobre a saúde do coração. No total, são quatro encontros, realizados na unidade da Unimed Porto Alegre, localizada na Rua Santa Terezinha, 345, a partir das 18h30min.

Mais informações sobre estes e outros cursos podem ser obtidas no site www.unimedpoa.com.br, pelos telefones (51) 3316-4686 e (51) 3316-4923, ou e-mail: medicinapreventiva@unimedpoa.com.br. (fonte: Enfato)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sindilojas reelege Ronaldo Sielichow para presidente


Foi reeleito ontem (8) para presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, através de votação ocorrida durante todo o dia, Ronaldo Sielichow. O dirigente, que lidera a chapa única concorrente no pleito, já esta a frente da direção do Sindicato, desde agosto de 2007, representando a união de pequenos, médios e grandes empresários de diversos segmentos.

Sielichow atua há 17 anos no ramo do comércio de material de construção. Com formação em administração de empresas, trabalhou na Gerdau e Souza Cruz, entre outras. Após, abriu seu próprio negócio, adquirindo a Ferragem Porão. Como empresário, sentiu a necessidade do associativismo e passou a participar ativamente de entidades de classe do setor. E diretor da FECOMERCIO, foi presidente da Acomac, Fecomac, Anamaco, Igec e fundou a Sistema de Crédito Cooperativo - SICREDI Empreendedores, sendo seu atual presidente. (fonte: Insider2)

Banrisul: novas instalações em Brasília


O Banrisul inaugurou, nesta segunda-feira (8), as novas instalações da agência Brasília, no Pátio Brasil Shopping, na capital federal. A unidade, fundada há 47 anos, terá uma estrutura moderna e ampla com 225 metros quadrados. No local, para onde a agência foi transferida, há plataformas de atendimento para pessoa física e jurídica e de serviços. A comunidade conta com todos os serviços e produtos oferecidos pelo Banrisul, além das linhas de crédito pessoal, imobiliário e empresarial.

Na cerimônia, o diretor Comercial do Banrisul, Paulo Franz, enfatizou que “um dos maiores desafios da agência Brasília é alavancar a base de clientes e fomentar negócios com outras empresas privadas em potencial.”

Para o gerente-geral da agência Brasília, Lademir Soares da Mota, o fato de o novo estabelecimento estar dentro de um shopping vai trazer mais segurança aos clientes e funcionários. “O Banrisul vai ter mais visibilidade, e isso se refletirá no volume de negócios”, salientou.

O horário de funcionamento da agência é das 11h às 22h, o mesmo horário de expediente do shopping. Os clientes também têm acesso a salas de autoatendimento, das 10h às 22h, onde podem realizar saques, pagamentos de contas com código de barras, entre outras operações, inclusive nos finais de semana. (fonte: Assessoria de Imprensa Banrisul)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Refeições Coletivas: PURAS é Campeã da Inovação


A PURAS é apontada como a empresa do setor de refeições coletivas líder em inovação na Região Sul do país e uma das 30 mais inovadoras de todos os segmentos de mercado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, conforme ranking Campeãs da Inovação 2009, elaborado pela Revista Amanhã e pela consultoria Edusys, de São Paulo. Entre os critérios analisados, estão a cultura organizacional das empresas, fluxo de ideias criativas, ações com foco no esforço da inovação e capacidade de transformar essas novas ideias em produtos e serviços, entre outros. Para se chegar ao resultado, foram analisadas as 500 maiores empresas do Sul, listadas no ranking Grandes & Líderes. A premiação será entregue nesta terça-feira (9 de fevereiro), às 19h, em cerimônia no Sheraton Porto Alegre. Em 2010, a empresa pretende investir R$ 35 milhões em inovação e na implantação de novos restaurantes.

Na PURAS, o conceito de inovação é tão importante que integra seu planejamento estratégico. A área de TI trabalha com a filosofia de conectar todas as áreas, mantendo os cerca de 21,2 mil profissionais que atuam em 22 Estados e no Distrito Federal em sinergia pela intranet. Os nove Centros de Distribuição e as mais de 1,5 mil unidades de restaurantes empresariais, de alimentação offshore, de alimentação escolar e de facility services são 100% interligadas no país inteiro, e as novas criações ficam a cargo de um setor especializado, batizado de DMPS (Desenvolvimento e Melhoria Contínua de Produtos e Serviços). (fonte: NEIVA MELLO Assessoria em Comunicação)

Premiação do ranking Campeãs da Inovação 2009

A Revista AMANHÃ convida para cerimônia de premiação do ranking Campeãs da Inovação 2009, no dia 09 de fevereiro, às 19h, no Hotel Sheraton Porto Alegre. Estarão presentes os diretores das 30 empresas mais inovadoras da região Sul e as líderes em 32 setores apurados no ranking elaborado em parceria com a Consultoria Edusys. No início do evento haverá o painel “A inovação na prática” , que abordará as estratégias e resultados das companhias que se destacaram nas seis dimensões de análise da inovação: Banrisul, Marcopolo, Intecnial e Embraco. (fonte: Imprensa AMANHÃ)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cenário favorável para concessionárias


Ao contrário do que se costuma dizer, 2010 não esperou até o carnaval para começar. Janeiro já se mostrou aquecido, pelo menos para a SuperAuto Ford que registrou aumento nas vendas e alcançou o primeiro lugar da Regional Sul da montadora, com 106 carros à frente da segunda colocada.

“Em 2009 inauguramos uma nova loja na Zona Sul de Porto Alegre, a primeira concessionária completa da região. A receptividade do povo gaúcho foi imediata, o que possibilitou o crescimento visível da rede”, afirma João Gomes, diretor da SuperAuto. Além das duas revendas em Porto Alegre, a rede ainda opera uma concessionária Ford em Lages, Santa Catarina.

Para manter o alto desempenho em vendas e promover o fortalecimento da marca nas duas praças, a SuperAuto investe forte em ações de mídia e conta com a assessoria da GR Comunicação. “São muitos anos de parceria, acompanhamos toda a expansão da rede, batalhamos juntos e agora comemoramos juntos também”, diz Gilcélio Roesner, diretor da GR. E completa: “É uma grande satisfação saber que estamos participando desse sucesso que já provou que não é passageiro”. (fonte: GR Comunicação)

Guarida Imóveis apresenta crescimento no setor de venda


O ano de 2009 foi muito positivo para a Guarida Imóveis. A carteira de imóveis em oferta da empresa aumentou em 75% e o volume geral de vendas teve um crescimento de 35% em relação a 2008. Ainda, as vendas de imóveis novos e lançamentos triplicaram em relação ao ano anterior. A Guarida acompanhou a reação positiva do mercado frente à crise que se desenhou no segundo semestre de 2008 e está muito otimista em relação a 2010, afirma o diretor comercial da empresa, Giuliano Spolavori.

"Podemos atribuir esses resultados ao posicionamento estratégico adotado pela Guarida, aliado aos novos canais de vendas implementados e, principalmente, pela qualidade da nossa equipe de corretores que está em constante desenvolvimento", explica. (fonte: Enfato)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Única muda logomarca para Grupo Unicasa


No ano em que comemora 25 anos de mercado, a Única Indústria de Móveis S.A consolida-se como uma dos maiores fabricantes de móveis planejados do Brasil e muda sua logomarca para Grupo Unicasa. A novidade chega para reforçar o posicionamento competitivo da fábrica de fornecer soluções de móveis para todos os ambientes e para diferentes públicos com as marcas Dell Anno, Favorita e New.

A expectativa da empresa para 2010 é aumentar em 15% seu faturamento sobre os R$ 314 milhões de 2009. Localizada em Bento Gonçalves, a fábrica é uma das mais modernas unidades industriais do País com 65 mil metros quadrados de área, 800 funcionários e capacidade de produção de 30 mil peças ao dia. (fonte: Moglia Comunicação Empresarial)

Empresários animados com o Liquida Porto Alegre


A expectativa de boas vendas no comércio, com o Liquida Porto Alegre, está animando os empresários também a contratarem reforços para a equipe. Para o mês de fevereiro, são oportunidades para vendedores, supervisores, caixas e outras funções. As vagas estão cadastradas na CDL Emprego, serviço da CDL Porto Alegre, para recolocação de profissionais no setor varejista. A estimativa é que aproximadamente 40 mil pessoas trabalhem no comércio durante o Liquida, um aumento de 20% em relação ao período sem campanha. Para concorrer a uma das vagas oferecidas, os candidatos devem cadastrar seu currículo no site da CDL Porto Alegre, no link CDL Emprego. (www.cdlpoa.com.br)

Atividade da construção teve crescimento de 4,43% em 2009

O Índice de Atividade da Construção Civil Gaúcha (IAC-RS), na sua série dessazonalisada, registrou crescimento de 4,43% em 2009 em relação ao ano anterior, conforme estimativa preliminar. Vale ressaltar ainda, que em 2008 o IAC-RS havia registrado crescimento de 7,21%.

Destaca-se a performance da indústria imobiliária, que apresentou um bom desempenho considerando-se o cenário de crise, contribuindo positivamente para o resultado e contrabalançando o baixo dinamismo observado no segmento de obras públicas e de obras privadas. Para o país, segundo dados do Banco Central (Relatório de Inflação – dez/2009) o PIB da indústria da construção registrou queda de -6,6% em 2009 em relação ao ano de 2008, período no qual, o PIB setorial registrou crescimento de 8,2%.

Entre os fatores condicionantes do bom desempenho do mercado imobiliário pode-se destacar a existência de financiamentos em abundância, com juros atraentes e prazos de amortização dilatados e um enorme mercado de potenciais adquirentes almejando realizar o sonho da casa própria ou comprar uma casa nova, com o número de cômodos compatível com os diferentes estágios de vida (ex.: casamento, filhos, etc). De outro lado, a marcante presença de construtores e incorporadores avidamente dispostos a empreender e dar atendimento a esta demanda. Outro fator importante para o desempenho da indústria imobiliária foi a mudança na estrutura da oferta com o incremento das vendas no segmento da habitação econômica que dominaram as vendas durante os últimos anos, apesar dos impactos da crise financeira internacional sobre esse segmento, especialmente entre o último trimestre de 2008 e o segundo trimestre de 2009.

Para 2010, o Banco Central através do Relatório de Inflação de dezembro de 2009, projeta crescimento de 5,8% para o PIB do País e incremento de 6,4% para o PIB da indústria da construção civil do país. No tocante ao Rio Grande do Sul, através de projeção feita com base nos dados mais recentes do IAC-RS, o nível de atividade da indústria da construção, deverá crescer 7,5%. (fonte: Assessoria Econômica/ SINDUSCON-RS)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

11 Empresas confirmam presença na CeBIT 2010

Digistar Telecomunicações, Digitel, Procempa, Interact Solutions, Constat, DWA Technology, UNACORP, TS Tecnologia & Sistemas, Cigam, Mayer Tecnologia e Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (SINFOR) já aderiram ao Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010. Empresas do RS contam com o apoio financeiro do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai).

A Digitel e a Digistar participam como expositores do estande coletivo na área de telecomunicações. A Procempa, a UNACORP, Interact, Constat e DWA irão expor no estande coletivo de software. TS, Cigam, Mayer e SINFOR participam como prospectores. Com o objetivo de inserir software e serviços brasileiros no mercado internacional e promover a marca “Brasil IT+”, a SOFTEX e a SOFTSUL realizam pelo 11º ano consecutivo o Projeto Participação Brasileira na CeBIT (www.cebit.com).

O Projeto de 2010 tem a parceria da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), CNI (Confederação Nacional da Indústria) com a participação de todos os Centros Internacionais de Negócios das Federações de Indústrias (Rede CIN) e a articulação da FIERGS (Federação das Indústrias do RS, que realizará uma Missão prospectiva de 28 de fevereiro a 08 de março, contemplando atividades de acompanhamento técnico e visitas guiadas na CeBIT. As informações estão
disponíveis em www.cinrs.org.br ou pelo telefone (51) 3347.8675. Empresas interessadas em participar do Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010 devem entrar em contato com a SOFTSUL pelo e-mail operacoes@softsul.org.br ou pelo telefone (51) 3346 4422. (fonte: Assessora de Comunicação SOFTSUL: Jornalista Marianna Rebelatto)