Entre os principais equívocos dos condôminos apontados por ele estão os banhos acima de 10 minutos, que consomem um grande volume de água e energia elétrica (ou gás), além de prejudicar a pele. “Mas o principal equívoco dos moradores é o de manter ligado na tomada um grande número de aparelhos em stand by”, garante. Segundo ele, “esse desperdício de energia poderia ser evitado, afinal nem todos os aparelhos necessitam ficar em stand by. Cabe a nós usuários criarmos o hábito de desligar estes aparelhos das tomadas” aconselha Guilhon.
Por meio de seu programa de administração de condomínios, a Guarida Imóveis disponibiliza uma série de dicas para economizar na estação mais fria do ano. Confira abaixo:
- Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados para não sobrecarregar a rede.
- Aproveite o inverno para ajustar a temperatura do refrigerador em frio não muito intenso.
- Durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz natural, o que também ajuda a aquecer o ambiente.
- Procure pintar as paredes com cores claras, que refletem luz e dispensam o uso de lâmpadas de alta potência.
- Cada ambiente exige diferentes níveis de potência do condicionador de ar. Escolha o aparelho de acordo com a metragem do cômodo e observe se ele possui o selo Procel.
- Na hora de ligar o ar condicionado, feche as janelas e portas.
- Além de causar alergias e problemas respiratórios, filtros com sujeira dificultam a passagem do ar e sobrecarregam o motor do condicionador de ar.
- Antes de ligar a torneira elétrica, ensaboe toda a louça.
- Se utilizar aquecedor de água, observe a existência de vazamentos nas canalizações, pois, além de desperdiçarem água, podem sobrecarregar o aparelho.
- Dê preferência aos modelos de boiler com melhor isolamento do tanque e com dispositivo de controle de temperatura.
- Instale o aquecedor de água central no local mais próximo dos pontos onde você irá utilizar a água quente, sempre aplicando isolamento térmico em todas as canalizações.
- Só utilize a torneira quente quando houver real necessidade. (fonte: Enfato)