quinta-feira, 10 de junho de 2010

Walmart.com.br lança iniciativa inédita no comércio eletrônico brasileiro


O site de comércio eletrônico do Walmart Brasil (www.walmart.com.br) agrega uma nova categoria à sua loja virtual, o E-Commerce Solidário. Seguindo a diretriz da empresa de inserir a Responsabilidade Social e Ambiental em seu negócio, uma parceria com a Solidarium levará aos consumidores produtos desenvolvidos por diversas comunidades brasileiras. São itens de decoração e design feitos artesanalmente em todas as regiões do país. "A sustentabilidade já faz parte da nossa estratégia de negócio e está inserida nas nossas relações comerciais, nas nossas construções e em todas as nossas iniciativas. Vender produtos mais sustentáveis e com apelo social e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das comunidades se encaixa perfeitamente na nossa maneira de ver a sustentabilidade de maneira ampla, completamente inserida no negócio", diz Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart Brasil.

O walmart.com.br, lançado em 2008, conta com mais de 50 mil itens em seu portifólio, dividido em 17 categorias. As vendas em 2009 superaram em 2,5 vezes o plano traçado. Com essa maturidade precoce, o site antecipou investimentos de infraestrutura logística e sistemas e prevê dobrar as vendas até o final do ano. A parceria do Walmart.com.br, com o apoio do Instituto Walmart, firmada com a Solidarium permite que pequenas comunidades e produtores comercializem seus produtos em qualquer lugar do Brasil, já que a abrangência do site é nacional.

“Esse é um importante passo para nos tornarmos o primeiro comércio eletrônico do varejo a abraçar as causas sociais e ambientais. Com a nossa base de clientes, otimizamos também a capacidade de disseminação do canal. Ou seja, além de atrairmos novos clientes, que passam a conhecer o que temos no site, ainda cumprimos o papel de oferecer ao consumidor uma escolha sustentável”, completa Flavio.

A linha ‘Solidário’ é composta inicialmente por cerca de 100 itens. O projeto beneficiará 13 empreendimentos localizados nos estados do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais. Ao todo, são mais de 150 mulheres e homens que contarão com suporte na ampliação das suas vendas. Com a venda realizada por meio do site do Walmart essas comunidades serão beneficiadas com um aumento de sua demanda, renda e oportunidades de trabalho. Além disso, com o suporte da Solidarium, é possível oferecer um diferencial na negociação com o site, que antecipa 50% do pagamento para cada encomenda feita.

“O ‘E-Solidário’ está começando com um mix pequeno, até para que essas comunidades possam se estruturar cada vez mais para suprir o volume de encomenda que deve crescer rapidamente. Mas a ideia é torná-lo cada vez mais popular e rentável. Até o final do ano esperamos ter cerca de 400 itens diferentes no mix da linha. Já para o site como um todo, vale lembrar que a expectativa é chegar a 100 mil itens até o final do ano.”, complementa Flavio Dias.

A participação do Instituto Walmart nesse projeto é fundamental, já que traz para o negócio todo seu histórico de apoios a projetos de geração de renda e capacitação profissional. Desde 2005, 65 programas receberam aporte financeiro e técnico do Instituto.

“O Instituto Walmart sempre foi um grande parceiro da Solidarium no desenvolvimento dessas comunidades. Seja por meio do investimento na qualificação profissional destes produtores, seja através de aporte financeiro e agora, sendo o link para abrir as portas da loja virtual da empresa, para criar com a Solidarium algo inédito no Brasil”, diz Tiago Dalvi – Diretor Executivo da Solidarium Comércio Justo. (fonte: Jacqueline Oliveira)