quarta-feira, 2 de junho de 2010
Alpen Park lança programa educativo que alia aprendizado com diversão
Uma maneira divertida de aprender. É esta a proposta do Alpenciência, projeto educativo desenvolvido pelo Alpen Park, de Canela (RS). “Imagine-se aprendendo sobre matemática e física dentro de um trenó descendo por uma trilha de 630 metros, fazendo tirolesa ou a quatro metros de altura em um bungee trampolim. Basicamente, a ideia é essa”, explica o proprietário do Alpen Park, Renato Fensterseifer.
O projeto consiste num programa multidisciplinar em que estudantes de educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio poderão experimentar na prática as teorias que aprendem em sala de aula. "Cada atração traz uma lição diferente. No Mistério da Monga, por exemplo, os jovens aprenderão sobre biologia enquanto acompanham a história de uma pesquisadora que vai à África, com atores ao vivo e efeitos especiais", afirma Fensterseifer.
Para receber os alunos e orientá-los corretamente, os monitores do parque receberam treinamento ministrado pelo professor Antônio de Pádua Duarte Teixeira, pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Consultor técnico das revistas Galileu, Superinteressante, Revista do Educador, Rede Record, TV Cultura, e das rádios Globo, América e CBN, Pádua também desenvolveu o conteúdo de apostilas que combinam as atrações do centro de lazer com as disciplinas, material que poderá ser utilizado por alunos e professores.
O programa Alpenciência será aplicado para escolas de todo o Estado, públicas ou privadas, cabendo às instituições de ensino definir se a visita contará como dia letivo. Serão aceitos grupos com no mínimo vinte estudantes, com programação de três horas, de manhã ou de tarde. O valore chega a 50 % de desconto para cada grupo, variando de acordo com o mês. Devido às férias escolares, nos meses de julho, dezembro e janeiro as atividades do projeto serão interrompidas. (fonte: Due Company)