terça-feira, 8 de junho de 2010
Dia dos namorados será de boas vendas na Capital
Com os termômetros marcando temperaturas abaixo dos 15°C nas últimas duas semanas, o Dia dos Namorados deste ano tem tudo para alavancar as vendas no comércio da Capital. A CDL Porto Alegre estima um aumento entre 8% e 10% nas vendas, o equivalente a R$ 49,5 milhões. "Nosso otimismo está baseado no crescimento da importância da data no calendário do comércio e na sensação climática dos últimos dias", avalia Vilson Noer, presidente da entidade.
De acordo com a pesquisa "Os Hábitos de Consumo para o Dia dos Namorados", realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL Porto Alegre e divulgada nesta terça-feira (08/06), 79,8% das 400 pessoas entrevistadas pretendem comprar algum presente neste Dia dos Namorados. Ainda segundo o estudo, os presentes mais procurados serão as roupas, com 32,3% das respostas – índice acima do registrado no ano passado, 30,9%. Na sequência das preferências, empatam os itens de perfumaria e os calçados (14,1% cada um), em terceiro estão os acessórios (6.6%) como carteira, bolsa e manta.
Na hora de dizer o que gostariam de ganhar de presente, os namorados mostram sintonia: tanto homens, quanto mulheres gostariam de ganhar produtos de confecção (25,3%), seguidos por calçados (17,3%) e perfumaria (11,5%). O levantamento foi feito com consumidores nos locais de comércio de rua (Assis Brasil, Azenha e Centro) e em shopping centers (Iguatemi, João Pessoa, Lindóia, Moinhos, Total, BarraShopping e Praia de Belas).
A escolha por presentear o companheiro (a) com roupas, evidencia um outro comportamento recorrente dos namorados: a opção por um presente prático. De acordo com a pesquisa, 52,5% dos entrevistados acreditam que o melhor mimo para a data tem que ser útil para a pessoa presenteada. Entre as mulheres, esse índice sobre para 59,6%. Em segundo lugar estão as alternativas românticas, com 41,5% das respostas.
O estudo também revela que a maioria (57,1%) pretende gastar neste ano o mesmo valor usado no presente do ano passado, porém 38,2% afirmaram que vão aumentar o investimento, um índice superior ao registrado pela pesquisa no ano passado. "O ambiente macro econômico está favorável e o consumidor se sente seguro para gastar mais com o presente. Essa também é uma tendência que observamos no comércio desde o Dia das Mães”, analisa Noer. O tíquete médio esperado, por consumidor, é entre R$ 120,00 e R$ 130,00.
No entanto, mesmo com tantos planos de presentes, as compras serão feitas mesmo na última hora: 92.2% dos entrevistados vão comprar seu presente nesta semana. O que provavelmente vai lotar as lojas de rua e também os shoppings.
Outro setor que também estará movimentado nesta semana serão os restaurantes. Entre os casais com relacionamento mais longos (entre 10 e 20 anos), jantar fora foi a opção escolhida para comemorar a data por 80% dos entrevistados. Já para os casais mais recentes (até dois anos) o restaurante é seguido pelo motel (9.3%) como opção para agradar o companheiro (a) no dia 12. (fonte: Comunicação CDL Porto Alegre)