quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Obras no Porto de Rio Grande na reta final

A Odebrecht – por meio da CBPO Engenharia, Pedrasul Construtora, Carioca Christiani, Nielsen Engenharia e Ivaí Engenharia de Obras – entra na reta final das obras de prolongamento dos molhes de Rio Grande, que tem como objetivo transformar o Porto em um “Hub Port” do Mercosul. Dos 4.550m previstos de extensão do molhe leste, 64% já foram concluídos, e dos 3.800m do molhe oeste, 82% já estão finalizados. Agora, com o trabalho de dragagem do canal iniciado, a previsão é de que as obras estejam finalizadas em abril de 2010”, afirma o Diretor de Contrato pela Odebrecht, Mauro Darzé. Desde a retomada das obras, em janeiro 2007, o mau tempo, os ventos fortes, ondas com mais de 2 metros de altura e forte corrente marítima, além da complexidade da obra, como os mais significativos os problemas geológicos, dificultaram a sua execução. Porém, a estimativa é entregar dentro do prazo previsto. Neste período, foram executados o lançamento de 1.216.000m³ de pedra e 3.390 tetrápodes. Ainda faltam para serem lançados 145.000 m³ de pedras e 8.700 tetrápodes.

O projeto destaca-se nacionalmente pela tecnologia de nova geração empregada. “A análise geotécnica do fundo do mar na obra – metodologia inédita no Brasil – permitiu o monitoramento prévio do subsolo e a batimetria, que é a medição da profundidade do oceano expressa cartograficamente permitiram o desenvolvimento da obra de forma mais segura e mais econômica”, explica Darzé. Ao longo do período de execução da obra, 560 pessoas foram contratadas, sendo 210 diretos e 350 através das prestadoras de serviço. Atualmente, são 490 integrantes, sendo 195 diretos e 295 prestadores de serviço. (fonte: Camejo)