sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Smarja recebe Destaque Gaúcho Empresarial 2010

A Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí (Smarja) será agraciada nesta segunda-feira, dia 13, com o Troféu Destaque Gaúcho Empresarial 2010. Concedida aos responsáveis por impulsionar a economia do Rio Grande do Sul, a homenagem é promovida pela Revista Destaque Gaúcho, com o apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul. A 21ª edição do evento ocorre às 20h, no NH Hall, em Novo Hamburgo (Av. Vereador Rodrigues de Oliveira, 2484).

Mineração de areia com sustentabilidade é a filosofia de trabalho da Smarja, lembra o diretor-presidente Sandro de Almeida. Ele destaca projetos desenvolvidos pela entidade que demonstram essa preocupação, como o Jacuí Verde Vida, que faz o reflorestamento das margens, recolhimento de óleo queimado e seleção de lixo, e o monitoramento inédito das dragas via satélite, permitindo aos fiscais ambientais monitorarem em tempo real a localização dos barcos.

A expectativa é que sejam recebidas mais de 800 pessoas, entre premiados, formadores de opinião, imprensa e convidados. Os premiados foram eleitos por uma comissão julgadora formada por 33 homenageados dos anos anteriores, numa decisão unânime que preza a iniciativa em cada negócio.

Sobre a Smarja

Há 17 anos, a Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí (Smarja) ampara sua atividade nos pilares do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social e ambiental. Com sede em Lajeado, a empresa, nascida da união de pequenos mineradores, que decidiram trabalhar de forma sustentável, produz cerca de 150 mil metros cúbicos mensais. A Smarja dispõe de concessão emitida pelo Ministério de Minas e Energia e licença concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para retirar areia da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí.

Em junho do ano passado, a revista Brasil Mineral (tradicional publicação do meio editada pela Signus Editora Ltda, que circula há 26 anos) apontou a Smarja como uma das 100 maiores empresas brasileiras de mineração. Única representante gaúcha na lista, a mineradora figurou como a 69ª colocada do ranking-geral e terceira no segmento areia. O critério de classificação tem como base inicial a participação de cada empresa na Produção Mineral Brasileira (PBM). A PBM é um conceito difundido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), através do qual se chega a um valor global de todos os bens minerais produzidos no País.