sexta-feira, 14 de maio de 2010
Braskem combina avanços estratégicos com sólido desempenho operacional no 1T10
A Braskem obteve conquistas importantes neste início de 2010 na implementação da sua visão estratégica de se tornar uma das 5 principais líderes da petroquímica global em valor de empresa. A aquisição e integração dos ativos de polipropileno da Sunoco Chemical, nos Estados Unidos, dando origem à Braskem America, e a formalização do projeto Etileno XXI no México representaram passos estratégicos na internacionalização da Companhia. No cenário interno, a aquisição da Quattor e a confirmação da aliança estratégica com a Petrobras foram decisivos para fortalecer a petroquímica brasileira e promover um novo ciclo de investimentos no setor.
Na dimensão operacional, o desempenho da Braskem no 1T10 foi positivamente influenciado pelo alto nível de atividade da economia brasileira e também pela performance do mercado petroquímico internacional. A sustentação da forte demanda doméstica atípica para esse semestre e a recuperação dos preços internacionais levaram ao crescimento de 19% do EBITDA em relação ao trimestre anterior, alcançando R$ 729 milhões, com uma margem sobre a receita líquida de 16,3%.
A melhoria da rentabilidade está associada ao comportamento dos preços tanto das resinas termoplásticas quanto dos petroquímicos básicos, especialmente dos aromáticos, cujas vendas domésticas e totais apresentaram alta de 3% e 12%, respectivamente, na comparação com o 4T09, bem como à disciplina na gestão dos custos.
“A equipe da Braskem inicia o ano implementando ações estruturantes para a Companhia, bem como para toda a cadeia produtiva, que nos permitiram antecipar a meta de liderar a produção de resinas termoplásticas nas Américas. A Companhia apresenta no final do primeiro trimestre a consistência de uma estrutura de capital hígida e líquida, bem como forte desempenho operacional e econômico”, afirma Bernardo Gradin, presidente da Braskem.
A receita líquida de R$ 4,5 bilhões apresentou um crescimento de 5% quando comparada ao 4T09, impulsionada pela variação do dólar no período, que possibilitou o ajuste dos preços em reais.
Os volumes de venda da Braskem no mercado doméstico apresentaram-se em linha com os registrados no trimestre anterior, com destaque para um crescimento de 2% para o PVC, refletindo o dinamismo do setor de construção civil e de infraestrutura. Com relação ao 1T09, período de forte contração dos mercados em razão da crise econômica mundial, houve um crescimento nas vendas de resinas, sendo 20% em polietileno, 35% em polipropileno e 60% em PVC.
As exportações da Braskem no 1T10 tiveram crescimento de 25% sobre o trimestre anterior, totalizando US$ 797 milhões, valor equivalente a 32% da receita líquida da Companhia. Esse aumento é reflexo da recuperação dos preços internacionais de resinas e petroquímicos básicos, com destaque para a forte valorização dos aromáticos e do propeno, parcialmente compensada por uma queda em volume de 9% em relação ao trimestre anterior. (fonte: Moglia)