quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Aberta mais uma edição da Construsul em Porto Alegre
Com a perspectiva de se tornar a maior de todas as edições, foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira (4), a 13ª Construsul, Feira Internacional da Construção. Até o próximo sábado, são esperadas 68 mil pessoas no Centro de Eventos da Fiergs, entre construtoras, lojas de material de construção, arquitetos, engenheiros, incorporadores, revendedores, importadores e exportadores e o público em geral. São 526 expositores das áreas de varejo e indústria que apresentam lançamentos e novas tecnologias aplicadas no setor da construção civil. O diretor da Sul Eventos, organizadora do evento, Cláudio Richter, destacou o crescimento da participação de internacional na feira.
- Quando iniciamos eram somente dois idiomas, agora são 6 línguas diferentes na Construsul. Temos 11 câmaras de comercio representadas e no momento em que o setor faz negócio, produz riqueza. E este é o nosso objetivo. Fazer uma feira profissional que atenda ao mercado, às expectativas da indústria e do público – disse.
A Construsul 2010 acontece em um momento que a construção civil está produzindo como há muitos anos não produzia. Hoje não só o mercado imobiliário, mas também obras públicas também estão movimentando e impulsionando a economia. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do rio Grande do Sul – Sinduscon-RS, Paulo Vanzetto Garcia, destacou a necessidade do setor estar atento a qualificação e ao meio ambiente.
- Nós precisamos qualificar a produção das nossas empresas e também precisamos ver o lado da sustentabilidade. Hoje os aspectos envolvendo o meio ambiente fazem parte, é inerente ao nosso setor. Tudo isso está ligado dentro das nossas construções e não tem como ser revertido.
A governadora do estado, Yeda Crusius, transmitiu aos presentes na cerimônia de abertura uma mensagem otimista com o setor da construção.
- A realização deste evento também reafirma a importância da construção civil para o desenvolvimento do nosso estado. Considerando, especialmente, o bom momento que atravessa o setor com investimentos em obras de infraestrurtura, com preparativos da Copa 2014. Quero dizer que tudo isso ressalta o significado da Construsul. Esse momento ímpar para o fortalecimento crescente de um campo de atividades que é grande empregador de mão-de-obra e tem um extraordinário efeito multiplicador e grande número de indústrias do segmento aqui no RS - disse.
Paralelo a Construsul também foi aberta a 5ª edição da ExpoMáquinas - Feira de Máquinas e Equipamentos para a Construção. Somente na ExpoMáquinas são 40 empresas participantes nos estandes. O evento contará com um setor específico de peças e componentes para máquinas da construção. (fonte: PlayPress/foto: Mauro Plastina)