terça-feira, 3 de agosto de 2010

TIM registra crescimento de 6,4% ano a ano na receita líquida de serviços


A TIM fechou o segundo trimestre de 2010 com evolução nos principais indicadores operacionais e financeiros, numa continuidade consistente dos resultados apresentados nos últimos trimestres. A base de usuários alcançou 44,4 milhões, um crescimento de 17% sobre igual trimestre de 2009, registrando 2,1 milhões de adições líquidas no segundo trimestre. No período, a TIM capturou 34% do total de novas linhas do setor, e alcançou 24% de participação total.

A receita líquida de serviços cresceu 6,4% sobre igual período do ano passado e totalizou R$ 3,3 bilhões. O EBITDA, de R$ 887 milhões, foi 16,1% superior ao segundo trimestre de 2009, e representou uma margem de 25,1%, 3,2 pontos percentuais acima de igual período do ano passado. No padrão IFRS (reportado pela Telecom Italia e que será adota pela TIM no 3T10), a margem EBITDA foi de 28,4%, O lucro líquido consolidado (Tim+Intelig) da Companhia atingiu R$ 101 milhões. Se olharmos para o lucro líquido da móvel (excluindo Intelig), o resultado foi de R$106.7 milhões, versus um prejuízo de R$15.2 milhões no 2T09.

“Os resultados do segundo trimestre refletem a consistente evolução do percurso estratégico da TIM desde o seu relançamento, no início de 2009. Entre os destaques da área comercial, tivemos uma aceleração do crescimento do segmento pós-pago, com a adição de 341 mil novas linhas, o que representa um crescimento de 11,7% ano a ano da base pós-pago, reflexo da maior credibilidade da nossa marca, baseada em competitividade e qualidade. Neste trimestre, a empresa seguiu investindo fortemente em rede, o que suportou a continuidade do crescimento do tráfego com alta qualidade, visto que temos alcançado 100% das metas da Anatel nos últimos quatro meses”, afirma Luca Luciani, presidente da TIM Brasil.

O crescimento do pós-pago em todo o Brasil se acelerou no trimestre. A alta foi de 11,7%, totalizando 6,9 milhões de linhas. O bom desempenho resultou em aumento superior a 30% nas vendas brutas sobre igual período de 2009. Destaque para as vendas com o chip avulso, responsáveis por mais de 70% do volume comercializado. Como resultado, as adições líquidas do pós-pago totalizaram 341 mil linhas, vigoroso aumento sobre os 42 mil acessos registrados no segundo trimestre de 2009. O plano Liberty superou 1 milhão de linhas.

Já o segmento pré-pago registrou 37,5 milhões de clientes, com destaque para os planos Infinity Pré, que já ultrapassam a marca de 27 milhões de linhas. O conceito inovador de tarifação a R$ 0,25 por chamada segue alimentando o crescimento do MOU (minutos por usuário), que chegou a 110 minutos no trimestre, uma expressiva alta de 51% em comparação aos 73 minutos registrados no mesmo período do ano anterior. A Receita Média por Usuário (ARPU) ficou em R$ 24,1.

“A TIM está aumentando a sua base de usuários, que está falando mais, como mostra o MOU, através dos nossos planos inovadores Infinity e Liberty, que estimulam o tráfego local e de longa distância dentro da rede. No trimestre, tivemos crescimento de 30,5% na receita bruta de longa distância móvel. O êxito da nossa estratégia com Infinity e Liberty está levando à diminuição da dependência das receitas com interconexão, que caíram para 20% da receita bruta de serviço, ante um percentual de 23% do segundo trimestre de 2009. Associado à contínua redução da taxa de inadimplência, que representa agora 2,7% da receita líquida de serviços versus 3,1% registrado no mesmo período do ano passado, e ao plano de eficiência implementado, a TIM vem apresentando um desempenho financeiro que melhora trimestre a trimestre e se consolida cada vez mais como a segunda operadora em performance”, resume Luca Luciani. (fonte: Gabriela Rodrigues)