sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Walmart Brasil anuncia mudanças na liderança


O Walmart anunciou hoje que o executivo brasileiro Marcos Samaha é o novo presidente da filial brasileira. Com 12 anos de atuação na empresa, a maior parte deles atuando no Brasil, Samaha estava à frente do Walmart América Central, com lojas em El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Honduras e Nicarágua. Héctor Núñez deixa a presidência no Brasil para assumir operação do Walmart no Sul dos Estados Unidos, que inclui Flórida e Porto Rico.

“Núñez teve um papel importante no crescimento da empresa no Brasil, na aceleração do crescimento orgânico e no preparo dos processos para efetuarmos a integração das empresas adquiridas”, afirma Eduardo Solórzano, presidente do Walmart América Latina.

Com mais de quatro anos no Walmart Brasil, Núñez liderou a operação local como presidente e CEO nos últimos 2,8 anos. Nesse período, Núñez também criou a bem sucedida operação de e-commerce, além de ter colocado a operação brasileira do Walmart em destaque no campo da responsabilidade social e sustentabilidade. A empresa não só foi reconhecida pela sua atuação no Brasil como também nos Estados Unidos com o “Prahalad Award for Global Sustainability Leadership”. “Estou confiante em deixar a operação no Brasil nas mãos do Marcos Samaha, com quem tive o prazer de trabalhar. Agora terei outros desafios numa operação de outra escala”, comenta Núñez.

Paulista, com 43 anos, Marcos Samaha é um executivo que teve papel fundamental na construção do Walmart Brasil. Ingressou na empresa em 1999 e atuou como diretor de Perecíveis, diretor Comercial, vice-presidente da Divisão Walmart Supercenter, vice-presidente de Operações, Marketing e Comercial para os negócios adquiridos da rede Sonae, tornando-se vice-presidente executivo da operação brasileira antes de assumir a posição de CEO e presidente do Walmart na América Central.

Durante o período em que liderou a operação na América Central, Samaha fez o redesenho da operação regional e a consolidação do escritório administrativo, iniciou o processo de conversão de sistemas, consolidou as propostas de quatro tipos de formatos de lojas, além de ter promovido o crescimento acelerado da operação que chegará a 550 lojas no final deste ano. “É um executivo que dará o próximo passo para crescermos ainda mais no Brasil”, afirma Solórzano. “Ambas as movimentações são parte do processo de nos tornarmos cada vez mais uma empresa global trocando experiências e criando oportunidades para que nossos executivos possam se desenvolver cada vez mais”, explica.

Para Samaha, “é uma grande alegria poder voltar ao meu País e estou certo de que com o nosso time de executivos e nossos talentosos colaboradores continuaremos nosso crescimento ao ritmo brasileiro, a gerar mais empregos e a construir uma empresa cada vez melhor para as nossas comunidades, sempre trabalhando junto com nossos fornecedores”.

O Walmart Brasil conta com mais de 450 unidades em 18 estados do país, além do Distrito Federal. A empresa opera com hipermercados (Walmart, BIG e Hiper Bompreco), supermercados (Nacional, Mercadorama e Bompreco), lojas de vizinhanca Todo Dia, atacado Maxxi e o clube de compras SAM'S CLUB. Com cerca de 80 mil funcionários no país, a empresa também opera farmácias, restaurantes, cafeterias, postos de combustível e um site de compras online (www.walmart.com.br).