quarta-feira, 21 de julho de 2010

Caravana RGE promove Ação Educativa para as crianças, em Gravataí


O Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência promove nesta quinta-feira, dia 22, Ação Interativa Educativa, em Gravataí. O evento, que acontecerá no Estacionamento do Ginásio Aldeião, abre suas atividades com o túnel do conhecimento às 9h e contará com duas apresentações de espetáculos, a partir das 10h e às 14h. O túnel do conhecimento estará disponível das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. As apresentações e atividades integram a arena cênica que será pública e gratuita à toda comunidade. Em caso de chuva o evento ocorrerá no Ginásio Aldeião.

Com o slogan “Educando para a eficiência”, o Caravana RGE objetiva o estímulo para a mudança de comportamento através da tomada de consciência pela vivência desta nova realidade, a partir da experimentação, identificação e o desejo de fazer parte na construção desta mudança de costume. Os consumidores serão orientados para o consumo responsável e utilização segura da energia elétrica, a partir de ações que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, como apagar uma lâmpada ao sair do ambiente, diminuir o tempo no banho ou programar o desligamento da TV antes de pegar no sono.

O projeto, inédito no país, que em sua primeira edição contempla 80 municípios da área de concessão da Rio Grande Energia, integra o Programa de Eficiência Energética da RGE e prevê ações educativas envolvendo arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento, experimento, concurso educativo e interatividade com o público. A estimativa de público é de 150 mil pessoas, com 250 apresentações em 80 municípios, atendendo 600 escolas e capacitando dois mil professores.

Todas as escolas de Ensino Fundamental do município foram convidadas a participar do projeto. Os professores e diretores participantes passam por capacitação para que deem continuidade ao projeto em sala de aula.

A estrutura montada terá ônibus palco, carreta palco, espaço infantil, túnel inflável e cadeiras para os espectadores. Neste ambiente, serão oferecidos aos alunos, educadores e comunidade momentos lúdicos de vivência interativa e troca de experiências. Será apresentado o Espetáculo Teatral, oportunizado o contato com experimentos científicos no Túnel do Conhecimento e, no Espaço Infantil, os alunos poderão desenvolver atividades de pintura e jogos dentro da temática da eficiência energética e sustentabilidade. Haverá também adaptação para pessoas com deficiência. (fonte: Conceito Axis Mundi)