quarta-feira, 7 de julho de 2010

RGE promove, amanhã, o lançamento do Projeto Caravana RGE na região metropolitana


A Rio Grande Energia promove, amanhã a partir das 9h, em Gravataí, o lançamento do Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência para a região metropolitana. Nesta quinta-feira, durante todo o dia, está previsto o 2° Seminário Regional de Educação no CTG Aldeia dos Anjos. O evento contará com a presença de professores da Região Metropolitana – Cachoeirinha, Cambará do Sul, Canela, Glorinha, Gramado, Gravataí, Parobé, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas - e serão realizadas atividades voltadas para a capacitação dos docentes.

Entre as ações previstas estão a apresentação da proposta pedagógica, do calendário de apresentações por cidade, da dinâmica do Concurso Educativo e do site, além da entrega do material didático e da vivência da Arena Cênica. Os professores também terão oportunidade de participar de oficinas para se instrumentalizarem em educação para eficiência energética, meio ambiente, uso seguro de energia elétrica e sustentabilidade na sala de aula com fornecimento de certificado de participação.

Ocorrerão ações educativas, onde serão oferecidos momentos lúdicos de vivência interativa e troca de experiências. Estão previstas ações como o Espetáculo Teatral e o Túnel do Conhecimento que visa oportunizar o contato com experimentos científicos. Haverá também adaptação para pessoas com deficiência.

O projeto, inédito no país, integra o Programa de Eficiência Energética da RGE e prevê ações educativas envolvendo arte, eficiência, sustentabilidade, cultura, conhecimento, experimento, concurso educativo e interatividade com o público. A estimativa de público é de 150 mil pessoas, com 250 apresentações em 80 municípios, atendendo 600 escolas e capacitando dois mil professores.

A concepção do projeto objetiva o estímulo para a mudança de comportamento através da tomada de consciência pela vivência desta nova realidade, a partir da experimentação, identificação e o desejo de fazer parte na construção desta mudança de costume. Os consumidores serão orientados para o consumo responsável e utilização segura da energia elétrica, a partir de ações que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, como apagar uma lâmpada ao sair do ambiente, diminuir o tempo no banho ou programar o desligamento da TV antes de pegar no sono.

A implantação deste Projeto Educativo ocorrerá através de um ciclo de ações a serem desenvolvidas junto às escolas e à comunidade, como o Seminário Regional de Educação – Caravana RGE com a participação de professores das regiões contempladas, Ação Interativa Educativa com espetáculos teatrais, espaço infantil e túnel do conhecimento, Concurso Educativo Caravana RGE com o envolvimento de professores e alunos do ensino fundamental, Mostra Fotográfica Itinerante Caravana RGE com apresentação de 40 painéis com fotos de todas as etapas do projeto, Documentário com ações desenvolvidas ao longo da execução do projeto e poderá ser assistido para diversos fins educativos, espaço virtual destinado para apresentação e divulgação através do site www.caravanarge.com.br e na comunidade Caravana RGE, no orkut, com tópicos sobre o projeto e jogo educativo para os membros, além de pesquisas nas escolas, seminários e espetáculos para avaliação dos resultados. (fonte: Conceito Axis Mundi)