Novo Hamburgo/RS - A Courovisão 2010 - Feira Internacional de Componentes, Couros, Equipamentos, Químicos e Acessórios para Calçados e Artefatos, recebeu na quarta-feira (29) as palestras do estilista brasileiro Lino Villaventura, que abordou a sua trajetória de 30 anos de trabalho e o processo criativo, e também do português João Carvalho, expert no mundo do couro e da arte, que mostrou o trabalho "Apresentação de Tendências Verão 2011/2012 - Concepção e Desenvolvimento de Couros no Segmento Moda".
Cercada de grande expectativa por tudo que vem representando no cenário do design nacional, a palestra de Lino Villaventura começou com uma lembrança sobre as suas origens. "Sou uma pessoa realizada com minha trajetória, mas não acomodada. Quero sempre mais. Comecei a fazer moda por acaso em Fortaleza, Ceará, no final dos anos 1970, em uma época que não havia esta cultura de marcas próprias. E até hoje sinto esta vontade de fazer coisas novas, de colocar minha visão, de criar uma identidade a partir dos meus trabalhos", comentou Villaventura.
Sobre o tempo em que formou sua marca, por volta de 1980, Villaventura disse que se negou a fazer meras cópias dos europeus, e esta busca por identidade acabou sendo seu grande trunfo. Segundo ele, vivemos um momento de crescimento da moda no Brasil, com a criação de escolas de design e uma valorização do setor. "É bacana essa profissionalização. As escolas de moda colocam o profissional por dentro das técnicas, algo que tive que descobrir por conta própria. Porém, o mais importante, para mim, é gostar do que se faz, se interessar em ler, saber observar, captar o momento com um olhar diferenciado", destacou o estilista.
Seu trabalho começou a dar passos internacionais a partir do Japão, se espalhando depois por grandes centros de moda como Paris, Milão e Nova Iorque. "Sou perfeccionista na execução dos trabalhos, fico um verdadeiro neurótico antes de lançar uma nova coleção. As pessoas que pagam merecem esta dedicação, e o desfile é o ápice, onde colocamos para fora todos os nossos delírios criativos", ressaltou Villaventura.
DIFERENCIAL - O diferencial também foi um ponto importante e destacado muitas vezes na explanação do português João Carvalho. Segundo o especialista em couros, a mistura de cores e texturas é muito importante na criação, não apenas de novos materiais, mas de novas atitudes. "Muitos dizem que tudo já foi inventado, mas isto é mentira. Ainda temos muito para criar. O ontem já foi, deve servir apenas de base para novos trabalhos. A criatividade e nossa visão de mundo não estão ligados, exclusivamente, aos materiais que utilizamos, mas ao que lemos, das imagens que vemos, dos lugares que visitamos. Tudo pode virar inspiração", alertou.
Entre as técnicas que Carvalho se apropria para criar suas matérias-primas estão chapas de inox, alumínio, negativos, máscaras, cortes, laser e ceras, entre outros, além de tingimentos. "Sempre tenho em mente a imaginação e a inovação para dar um caráter novo às peles. Para tanto, podemos utilizar qualquer técnica existente, ou até mesmo criar uma nova", lembrou Carvalho.
A Courovisão é um evento considerado de referência no mercado da moda, apresentando as últimas tendências em matérias-primas e componentes para calçados, acessórios, vestuários e artefatos. As principais entidades do complexo coureiro-calçadista trabalham em parceria na Courovisão 2010. A realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins, ABQTIC – Associação Brasil eira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul, CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, e do IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Afins. O apoio é da ABIACAV - Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem, ABICALÇADOS - Associação Brasileira da Indústria de Calçados, ACI-NH/CB/EV - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Feevale e Couromoda. Mais informações estão disponíveis no site www.fenac.com.br .
(Fonte: De Zotti)