terça-feira, 9 de novembro de 2010

Odone fala sobre a estrutura do Estado para a Copa 2014

O deputado Paulo Odone (PPS) abriu ontem, (08/11) o ciclo de palestras Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 - Oportunidades e Conformação Jurídica, organizado pelo escritório de advocacia Xavier Advogados na sede da Fiergs.

O encontro, que reuniu especialistas em infraestrura e direito, abordou o legado que as competições deixarão para os brasileiros, além adequação jurídica das competições. Odone fez um retrospecto do trabalho que desenvolveu no período que foi secretário extraordinário da Copa 2014.

“Um dos primeiros objetivos foi estruturar os municípios gaúchos para acolherem turistas e jogadores durante o torneio, deixando um legado para Porto Alegre e o interior do Estado”, disse.
Odone participou criação da Secopa-RS e da assinatura das regras da Matriz de Responsabilidade, com a participação ativa dos governos federal, estadual e municipal. A Medida Provisória dispõe sobre as iniciativas destinadas a viabilizar as ações previstas para realização da Copa do Mundo Fifa 2014, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

O investimento em infra-estrutura do Governo do Estado com vistas a Copa do Mundo de 2014 também foi abordado por Odone. Ele lembrou que o trabalho de reforma no Aeroporto Salgado Filho, que inclui a ampliação da pista e do terminal de passageiros.

O investimento é de R$ 1 bilhão, o que vai proporcionar melhor estrutura para receber vôos de seleções e turistas durante a competição.
No aspecto da capacitação profissional, Odone disse que participou do desenvolvimento de projetos de qualificação e ensino de idiomas para trabalhadores que terão contato com turistas.

A intenção, segundo o deputado, é preparar o Estado para o torneio, não esquecendo da preocupação com a sustentabilidade. “Precisamos ter uma identidade cultural voltada para preservação do meio ambiente, fazendo com que o Rio Grande do Sul seja responsável pela Copa Verde, totalmente sustentável e ecologicamente consciente.(Fonte:Gabinete do Deputado Estadual Paulo Odone(PPS) - Assessoria de Imprensa)