terça-feira, 9 de novembro de 2010

“Um perfil bem elaborado garante tranquilidade ao seguro de automóvel”

A advogada e diretora da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), Ana Rita Petraroli, disse nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, em Porto Alegre que um perfil completo e bem elaborado nos contratos de seguro de automóvel permite uma relação saudável entre as companhias de seguros e os segurados.

Ela destacou que não há o que temer quanto à exigência do perfil, já que esta prática bem aplicada garante tranquilidade a todos. Além disso, abre as portas para consumidores que estão fora do mercado de seguros, desde que esteja disposto a pagar por esse produto. “É uma relação saudável para todo mundo, porque existe justiça na precificação”, ponderou.

Segundo Ana Rita, o perfil mal elaborado dá margem a fraudes, já que muitas vezes somente na regulação de um sinistro é que se questiona o perfil.

O consumidor, por sua vez, não pode mentir nas informações prestadas inicialmente, porque em caso de sinistro a indenização poderá ser negada.

“As seguradoras hoje tem um comportamento muito responsável nesta relação com o segurado, quando chega a acontecer algum problema é porque houve alguma falha no processo, podendo inclusive estar na elaboração do perfil”.

A palestra foi uma promoção conjunta da Escola Nacional de Seguros – Unidade RS, Sindicato das Seguradoras no RS e Sindicato dos Corretores no RS, com a presença de aproximadamente 100 pessoas. (Fonte:Sindeg-RS - Assessoria de Imprensa)