quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Atividade da construção teve crescimento de 4,43% em 2009

O Índice de Atividade da Construção Civil Gaúcha (IAC-RS), na sua série dessazonalisada, registrou crescimento de 4,43% em 2009 em relação ao ano anterior, conforme estimativa preliminar. Vale ressaltar ainda, que em 2008 o IAC-RS havia registrado crescimento de 7,21%.

Destaca-se a performance da indústria imobiliária, que apresentou um bom desempenho considerando-se o cenário de crise, contribuindo positivamente para o resultado e contrabalançando o baixo dinamismo observado no segmento de obras públicas e de obras privadas. Para o país, segundo dados do Banco Central (Relatório de Inflação – dez/2009) o PIB da indústria da construção registrou queda de -6,6% em 2009 em relação ao ano de 2008, período no qual, o PIB setorial registrou crescimento de 8,2%.

Entre os fatores condicionantes do bom desempenho do mercado imobiliário pode-se destacar a existência de financiamentos em abundância, com juros atraentes e prazos de amortização dilatados e um enorme mercado de potenciais adquirentes almejando realizar o sonho da casa própria ou comprar uma casa nova, com o número de cômodos compatível com os diferentes estágios de vida (ex.: casamento, filhos, etc). De outro lado, a marcante presença de construtores e incorporadores avidamente dispostos a empreender e dar atendimento a esta demanda. Outro fator importante para o desempenho da indústria imobiliária foi a mudança na estrutura da oferta com o incremento das vendas no segmento da habitação econômica que dominaram as vendas durante os últimos anos, apesar dos impactos da crise financeira internacional sobre esse segmento, especialmente entre o último trimestre de 2008 e o segundo trimestre de 2009.

Para 2010, o Banco Central através do Relatório de Inflação de dezembro de 2009, projeta crescimento de 5,8% para o PIB do País e incremento de 6,4% para o PIB da indústria da construção civil do país. No tocante ao Rio Grande do Sul, através de projeção feita com base nos dados mais recentes do IAC-RS, o nível de atividade da indústria da construção, deverá crescer 7,5%. (fonte: Assessoria Econômica/ SINDUSCON-RS)