terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Crescimento do lucro líquido em 19%, do Ebitda em 17% e da receita líquida de vendas em 9,3% são os destaques do balanço 2009 da Souza Cruz


A receita líquida de vendas da Souza Cruz cresceu 9,3% em 2009 em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 5.792,7 milhões. O aumento da receita decorre do melhor desempenho das marcas de cigarro no segmento "Premium" e dos maiores preços praticados no período. O lucro operacional consolidado antes do resultado financeiro foi de R$ 1.889,6 milhões. O número é 17,8% superior ao registrado no ano anterior (R$ 1.603,5 milhões).

O aumento de 17,8% no lucro operacional contribuiu para que o lucro líquido consolidado atingisse o montante de R$ 1.484,9 milhões - 18,8% superior em relação ao obtido no ano anterior. Já o EBITDA atingiu R$ 2.033,7 milhões, apresentando um crescimento de 16,9% em relação a 2008 (R$ 1.739,5 milhões), principalmente como consequência do crescimento no lucro operacional.

Em 2009, a Souza Cruz atingiu o volume de 72,8 bilhões de cigarros comercializados, 7,4% inferior aos 78,6 bilhões vendidos em 2008. Mas o desempenho é considerado excelente pela empresa se considerado o crescimento no preço médio dos cigarros em cerca de 23% para compensar os aumentos de impostos de aproximadamente 41%. Praticamente não houve alteração na participação da Souza Cruz no mercado, que ficou em 62%.

A geração de caixa operacional continua sendo a principal fonte de recursos da Souza Cruz e alcançou R$ 1.615,8 milhões em 2009, inferior em 1% em relação a 2008. A forte geração de caixa continuou a permitir uma agressiva política de pagamento de dividendos.

Em 2009, os investimentos da Souza Cruz alcançaram R$ 189 milhões (R$ 198 milhões em 2008) e foram aplicados, principalmente, na modernização do parque industrial, frota de veículos e em projetos para atualização de processos e da plataforma de marcas. (fonte: Exclusiva!BR)