quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dragagem em Rio Grande completa mais de 40% do total da obra


A obra da dragagem de aprofundamento e manutenção do Porto do Rio Grande, na zona sul do Estado segue em ritmo acelerado. Por se tratar da maior draga de sucção auto-transportadora em operação na América do Sul, a draga Juan Sebastian de Elcano, com 16.500m³ de cisterna, para execução dos serviços trabalha durante 24 horas e 7 dias por semana. Nos 4 meses de operação já dragou 8.130.000m³, correspondente a 44% do total contratado de 18.500.000m³. São utilizados para esta operação 64 tripulantes, dos quais 34 são estrangeiros (belgas, croatas e holandeses) e 30 brasileiros.

A próxima etapa a ser iniciada, tão logo seja liberada a nova Ordem de Serviço pela Secretaria Especial de Portos é o canal externo. A data estimada para o final da dragagem de aprofundamento é abril de 2010, quando inicia a fase de manutenção, com dragagens periódicas dependendo da demanda necessária à manutenção do calado de 30 pés (18 metros).

A draga Juan Sebastian de Elcano, maior draga que já prestou serviços na América do Sul, chegou ao Brasil, mais especificamente no Porto do Rio Grande/RS, em 17 de agosto de 2009, para dar início aos trabalhos da dragagem de aprofundamento e manutenção do canal de acesso ao Porto, obra pertencente ao Plano Nacional de Dragagem e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal, foi contratada pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, através do Contrato 011/2009, assinado em junho/2009 com o Consórcio OSEC – JDN, formado pelas empresas Odebrecht Serviços de Engenharia SA e a Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda, no valor de R$ 196 milhões. (fonte: Eliana Camejo Comunicação Empresarial)