terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Venda e produção de aparelhos de ar condicionado aumentam junto com as altas temperaturas


As altas temperaturas dos últimos meses fez com que as pessoas procurassem formas para se refrescar, além de ir a praia ou clube, também adquirir ventiladores ou aparelhos de ar condicionado. A combinação do efeito El Niño com a recuperação econômica brasileira, a partir do segundo semestre do ano passado, têm contribuído para o aumento dos condicionadores de ar. “O mercado cresceu 5% em relação a 2008. Já a procura pelos produtos residenciais subiu 13%, em volume de unidades”, conta Felipe Costa, diretor de marketing de produto da Springer Carrier.

Desde o último trimestre de 2009, a procura dos consumidores por aparelhos de ar condicionado tem surpreendido as empresas. “Temos ajustado as fábricas para realizar os pedidos a curto prazo. Trabalhamos com um planejamento para atender os clientes de acordo com a demanda, que está acima das previsões. Daí o motivo dos estoques na cadeia estarem baixos e com a falta de alguns produtos”, explica Costa.

Até meados de 2010, o segmento ainda deve ter uma forte influência do fenômeno El Niño e do aumento do PIB. Historicamente, crescimento econômico do País unido a condições climáticas favoráveis tem trazido resultados positivos para o setor de ar condicionado. (fonte: Contato)