terça-feira, 6 de abril de 2010

3º Fórum Internacional de TI Cartão Múltiplo do Banrisul é um dos mais modernos do mundo


“O Cartão Múltiplo Banrisul, que pode ser operado em qualquer parte do mundo, dará condições aos clientes do Banco na realização de serviços públicos, assinatura de documentos eletrônicos e, além disso, o acesso a informações não bancárias, como marcar consultas médicas e verificar as notas escolares”, afirmou o vice-presidente do Banrisul e responsável pela diretoria de Gestão da Informação, Rubens Bordini, durante o 3º Fórum Internacional de TI Banrisul, que ocorreu nos dias 05 e 06 de abril, em Porto Alegre. O dirigente participou do painel “Segurança de TI e Inovação – O Futuro dos Bancos”, com o tema “Implementando Segurança nos Canais de Distribuição”.

Rubens Bordini destacou que os novos clientes da chamada “Geração Y” estão exigindo cada vez mais agilidade no atendimento por parte dos bancos. “O novo cartão do Banrisul, que está sendo entregue aos três milhões de correntistas, foi criado com esta proposta, oferecer mobilidade e alta segurança ao mesmo tempo.” Ele informou que o cartão possui nível seis de segurança, que é de segurança militar.

Nos painéis internacionais, os participantes do encontro puderam conferir o norte-americano Bob Russo, gerente-geral do PCI Security Standards Council, organização fundada pelas maiores bandeiras de cartões de crédito do mundo. A entidade define os padrões de segurança para as transações com o cartão em nível mundial. O PCI emite e mantém um conjunto de normas que devem ser observadas por todos os membros deste segmento tecnológico e de negócios, como bancos emissores, bandeiras, estabelecimentos comerciais, fabricantes e processadoras.

Segundo Bob Russo, até o final deste ano acontecerá o lançamento de novas normas de padrões de segurança. Ele pondera, porém, que o processo de atualização das normas é bastante complexo, pois existe uma série de considerações a serem discutidas antes das mudanças. “Entre elas, podemos citar a definição de qual é o rumo ideal para a segurança de dados, aplicação global das normas em frente às peculiaridades de determinados mercados e o custo-benefício das alterações de infraestrutura.” O executivo ressaltou que, diante dos ataques virtuais, os usuários de cartão de crédito estão mais inteligentes, reforçando a ideia da organização em difundir os padrões de excelência em segurança das transações eletrônicas.

O congresso reuniu especialistas em tecnologia da informação (TI) do mundo inteiro, incluindo representantes de organizações nacionais e internacionais, como Banco Central do Brasil, Polícia Federal, Banco do Brasil, Instituto Nacional de TI, MasterCard Worldwide, Smart Card Alliance Latin America, Multos Internacional, entre outras entidades. (fonte: Assessoria de Imprensa do Banrisul/foto: Ivan de Andrade)