segunda-feira, 26 de abril de 2010

Celulose Riograndense começa a executar projeto viário em Guaíba


A Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a CMPC Celulose Riograndense e a Prefeitura de Guaíba, ratificada pela Câmara Municipal, está em pleno andamento. A PPP estabelece a duplicação de seis quilômetros de avenidas (Castelo Branco, Adão Foques, Manoel Francisco das Neves, Walter Jobim e Evaristo Lopes), a construção de 1,8 mil metros de novas avenidas com pista dupla, estacionamento, canteiro central, calçadas e ciclovias, além da recuperação e reurbanização de aproximadamente quatro quilômetros de vias já existentes, totalizando quase 12 quilômetros de vias públicas e 7,5 quilômetros de ciclovias. A estimativa de custo total da obra é de 40 milhões de reais.

De acordo com o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, o processo de contratação dos serviços para a execução das obras já começaram: “Estamos fazendo a tomada de preços no mercado. Recebemos propostas de cerca de 15 empresas para serviços de terraplanagem, de pavimentação e para obras complementares. Daremos preferência para empresas gaúchas, levando em conta fatores como preço e qualidade”, informa o executivo.

As obras, que devem começar no segundo semestre de 2010, têm previsão de 30 meses para acabar. A Celulose Riograndense será responsável por toda a execução das melhorias em vias públicas, que fazem parte do projeto de expansão da unidade de Guaíba. Após a ampliação da fábrica, a atual capacidade de produção de celulose, que é de 450 mil toneladas/ano, passará para 1,750 milhão de toneladas/ano.

“Projetamos concluir a expansão da fábrica em 2015. O crescimento da nossa planta industrial e a vinda de novas empresas para Guaíba farão crescer a arrecadação do município. Parte dessa arrecadação adicional será destinada ao pagamento das obras nas vias públicas, num prazo de 10 anos”, conclui Walter Lídio. (fonte: Assessora de Imprensa Celulose Riograndense)