quinta-feira, 15 de abril de 2010

Máquinas dão um espetáculo à parte na Fimec


As novas tecnologias e as grandes máquinas estão entre as atrações da 34ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que ocorre nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até esta sexta-feira (16). Entre um estande e outro os visitantes são atraídos pela inovação e praticidade dos equipamentos apresentados. São injetoras, robôs, impressoras, enfim, máquinas que agilizam a produção, reduzem a quantidade de poluentes, protegem a saúde do trabalhador e garantem excelentes resultados.

Os estandes com grandes máquinas são parada obrigatória do público presente na Fimec, que assiste a um espetáculo de tecnologia. Entre eles, dois robôs cor de laranja, de diferentes tamanhos, apresentados pela empresa alemã Desma, trabalham em parceria na produção de calçados. O maior é usado para fazer a aspiragem do cabedal e deixá-lo pronto para a injeta, produzindo até 200 pares por hora, com economia de matéria-prima. O outro aplica o desmoldante na matriz e não permite que o PU grude na matriz, utilizando a medida certa do produto, evitando o desperdício, reduzindo a poluição e exposição do trabalhador a possíveis efeitos do processo de colagem.

NANOTECNOLOGIA – Com nanopartículas de tinta, a Practika 64, uma impressora italiana apresentada pela empresa MuchColours, de São Paulo, transforma couro, madeira, tecido, metal, em obra de arte e virou atração na feira. Segundo o gerente-comercial da empresa, Marcio Finavaro, a máquina é utilizada em diversos setores da indústria, através de nanopartículas de tinta que penetram no material. "Isto garante maior qualidade e durabilidade ao produto final", sintetizou ele.

Na empresa Lalos Metalúrgica, de Novo Hamburgo, em poucos segundos, uma peça de metal cai em um compartimento da LM 150, injetora que chega a produzir 650 peças por hora, dependendo do modelo. No corredor onde está instalada, os visitantes são atraídos pelo barulho das pequenas peças produzidas transformadas em chaveiros. A injetora é utilizada em vários segmentos e produz enfeites para bolsas e calçados, vestuário, peças automotivas e para o setor elétrico. De estande em estande, os visitantes da 34ª Fimec são surpreendidos com o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos. (fonte: De Zotti)