quinta-feira, 15 de abril de 2010

Franchising apresenta crescimento de 14% em 2009


O ano de 2009 mostrou que o setor de franquias no Brasil ainda tem muito mercado para crescer. No ano passado, mesmo com os impactos da crise econômica, o segmento atingiu um desempenho que corresponde a 2,1% do PIB nacional, com um faturamento de R$ 63,1 bilhões, crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. O negócio está em plena expansão no País, que já é o 5° do mundo em número de redes franqueadoras e o 7° em número de unidades franqueadas.

Um dos resultados que mais chamaram a atenção no relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi o aumento significativo no número de redes. Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643. Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%.

Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 700 mil empregos diretos. É também um dos setores que mais oferece oportunidade do primeiro emprego, além de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários. Na avaliação da ABF, o aumento de redes e unidades somado ao aumento do poder de consumo das classes B e C foram os grandes responsáveis pelo crescimento do setor.

Para 2010, a expectativa continua positiva. A previsão da ABF é que em 2010 o setor cresça o faturamento em 12%. Em número de novas marcas a expectativa é de 8 a 10%, já em número de unidades essa variação pode ficar entre 10 e 12%. (fonte: Assessoria de Imprensa CDL Porto Alegre)