quarta-feira, 7 de abril de 2010

Walmart Brasil evita descarte de 60 milhões de sacolas plásticas na Região Sul desde 2007


Com o desafio de cortar pela metade o número de sacolas plásticas entregues aos clientes de suas lojas em todo o Brasil até 2013, o Walmart Brasil comemora números expressivos no balanço de suas iniciativas. O conjunto das ações já fizeram com que mais de 60 milhões de sacolas plásticas deixassem de ser consumidas desde 2007 na Região Sul – o que representa 11% a menos. "O cuidado com o meio ambiente, diminuindo o uso do saco plástico, exige mudança nos hábitos de todos nós", afirma José Osvaldo Leivas, vice-presidente do Walmart Brasil, responsável pela operação da empresa na Região Sul. E complementa: “a iniciativa da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal da Capital, de ampliar a discussão sobre o tema, vem ao encontro dos anseios de uma sociedade moderna. A cidade vai agradecer. A simples constatação de que parte das inundações são consequência de entupimento de bueiros já é motivo suficiente para nos preocuparmos". No Brasil, a queda no uso de sacolas plásticas pelo Walmart Brasil está em 10%, o que equivale à redução de 138,9 milhões de unidades da embalagem.

Sacolas retornáveis – A primeira das iniciativas, iniciada em junho de 2008, é a oferta de sacolas retornáveis de algodão. Só no Rio Grande do Sul, os clientes já adquiriram 446 mil unidades nas 91 lojas BIG, Nacional e TodoDia em 42 cidades. A peça é vendida a R$ 2,50, valor que é subsisidado pelas redes e é um dos menores do mercado. Em todo Brasil, dois milhões de sacolas já foram vendidas. "Além de contribuir de forma significativa para diminuir a poluição de nossas cidades, o cliente que recusar a sacola plástica ainda tem benefício financeiro", incentiva Leivas, referindo-se ao programa Cliente Consciente Merece Desconto.

Programa de descontos – Implantado no Estado em maio do ano passado, o programa Cliente Consciente Merece Desconto já evitou que mais de 5 milhões de sacolas plásticas fossem depositadas na natureza. O número é também significativo pela recompensa financeira: valor superior a R$ 150 mil foi concedido em desconto aos clientes que recusaram a tradicional embalagem. No país inteiro, já são R$ 686 mil em descontos, o que representa 22,8 milhões de sacolas a menos. (fonte: Assessoria de Imprensa - Walmart Brasil/foto: Fabrício Barreto)