terça-feira, 13 de julho de 2010

Mesmo com o frio, é aberta a temporada de compra de piscinas


O frio chegou. É exatamente neste período que as vendas de piscinas e decoração para ambientes externos começam a aquecer. “Quem se programa para o verão precisa começar a se planejar desde agora”, afirma Alcino de Oliveira Neto, sócio-gerente da Glasterm, umas das principais fabricantes de piscina do Rio Grande do Sul com sede em Guaíba. Segundo ele, os três meses de inverno representam 35% das vendas da empresa.

O segmento só tem motivos para comemorar. A evolução da renda do brasileiro, a queda nos preços e o maior acesso ao crédito provocaram duplicação deste mercado nos últimos dez anos. O mercado de piscinas movimenta cerca de 100 mil unidades/ano e, segundo Neto, a taxa de crescimento anual tem oscilado de 8% a 10%. A facilidade de acesso ao crédito também foi essencial para este movimento. É possível adquirir hoje uma piscina em até 36 vezes financiada direto com a loja.

No Rio Grande do Sul, são compradas cerca de 6,5 mil piscinas/ano. De olho neste mercado, a Francal promove de 8 a 11 de agosto em Novo Hamburgo a Expolazer Sul, feira de piscinas e decoração de ambientes externos. No local, serão apresentadas as principais novidades do setor, que se reinventa a cada ano para disputar um concorrido mercado a atrair novos clientes.

É difícil ver hoje uma construção de prédios e casas no RS para as classes A e B sem piscina. “As construtoras aprontam primeiro a área de lazer justamente como atrativo para os consumidores, que buscam espaço e segurança”, diz Neto. Um outro mercado em ascensão é o do litoral, que já representa aproximadamente 30% das vendas totais da Glasterm, cerca de duas mil piscinas. A maioria dos condomínios e algumas casas já são equipados com piscinas aquecidas, iluminação e até SPA com hidromassagem, o que aumenta o valor agregado da venda. (fonte: Moglia)