quinta-feira, 17 de junho de 2010

Brasil recebe a primeira vacina contra H1N1 produzida a partir de cultura celular


Acaba de ser lançada no Brasil a primeira vacina pandêmica contra o vírus de Influenza A- H1N1 produzida a partir de uma nova tecnologia, baseada em cultura celular, sem necessidade de incubação viral em ovos embrionados de galinha. Já adotada na Europa, a vacina da Baxter teve sua eficácia e segurança comprovadas através de 10 estudos clínicos, englobando mais de 6.000 indivíduos de todas as idades.

Além disso, a vacina da Baxter, não possui conservantes e adjuvante, substâncias que podem aumentar o risco de reações adversas sendo, por isso, indicada para adultos e crianças a partir de 6 meses de idade.

A nova vacina será comercializada junto a clínicas particulares e poderá beneficiar grande parte da população que não foi atendida pela campanha nacional de vacinação, principalmente as pessoas que têm alergia a ovo. Todas as vacinas disponibilizadas até agora na campanha de vacinação do Ministério da Saúde são produzidas a partir da incubação viral em ovos embrionados de galinha.

Desde o início da campanha nacional de vacinação, em março deste ano, a procura por vacinas contra o vírus H1N1 tem aumentado em clínicas particulares de todo o país. Segundo o infectologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Edimilson Migowski, a limitação da disponibilidade do produto no setor privado gerou uma demanda inesperada com a chegada do inverno.

“As pessoas que não têm indicação para tomar a vacina nos postos de saúde recorreram às clínicas particulares, que possuem atualmente um estoque limitado. Quando a campanha de vacinação acabar, a procura será maior e a demanda será atendida com uma vacina tecnologicamente mais avançada”, ressalta o médico. (fonte: Burson-Marsteller)