segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ecotelhado muda paisagem urbana


Conforto térmico e redução de gastos com energia e água são fatores proporcionados pela tecnologia

A preocupação com a sustentabilidade nos prédios pode ser um passo importante para uma mudança no cenário urbano. Composto de Substrato leve, grama ou vegetação paisagística, e água são utilizados em telhados e paredes para trazer valorização e proteção ao prédio, mas também acabam sendo aliados importantes no melhor aproveitamento dos aparelhos de ar condicionado.

- O Ecotelhado, além de ecológico pela matéria prima reciclada que utiliza, ameniza o calor interno dos ambientes, oriundo de raios solares, diminuindo a potência do ar-condicionado dentro dos ambientes. Isto economiza o consumo de energia elétrica. É um produto bem visto pelo setor de climatização – afirma o presidente da ASBRAV, Sergio Helfensteller.

O Ecotelhado também auxilia na proteção acústica do prédio, diminuindo ruídos externos e em alguns casos, pode proporcionar áreas de lazer na cobertura. Para o meio ambiente, a tecnologia reduz o impacto do dióxido de carbono sendo uma boa opção ao combate contra o “efeito ilha de calor urbano”, com as plantas refrescando o ar pela evapo-transpiração.

A empresa Ecotelhado, Conforto Térmico instala três tipos de telhado: sistema modular, alveolar e laminar. O modular é colocado em placas já vegetadas colocadas lado a lado. O alveolar permite maior variedade de plantas e a membrana com alvéolos retém maior água. O laminar se diferencia por utilizar uma lâmina d’água sob um piso elevado feito de módulos de sustentação.

A expectativa do visual verde acaba influenciando na conscientização social. Por ser agradável, eficiente e diferente, a sociedade busca mais informações e acaba se interessando pelo projeto que compõe com o meio-ambiente. Em Porto Alegre, a C&A com sua Loja Eco e o Multipalco do Theatro São Pedro utilizam a tecnologia verde.(Fonte: Mauro Plastina e Foto: Paulo Renato Machado Guimarães)