quinta-feira, 10 de junho de 2010

Perto desenvolve solução inédita para o mercado nacional


A Perto decidiu ampliar sua atuação no setor varejista e investiu US$ 9 milhões na criação de um departamento especializado na produção de POS (máquinas para pagamento de contas em cartão de crédito ou débito), tornando-se a primeira empresa a produzir um POS com tecnologia 100% nacional. Na 20ª edição do Ciab - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, a empresa apresenta inovações e tendências para o mercado.

A Unidade POS começou a operar em novembro de 2009, dentro de todos os parâmetros e normas de exigências das principais bandeiras do mercado. Recentemente, a Perto foi homologada por uma grande rede adquirente e negocia o primeiro lote de vendas de 20 mil unidades. Segundo o presidente da Perto, Thomas Elbling, a capacidade de produção neste momento é de 100 mil terminais por ano, mas este número pode ser rapidamente ampliado nas instalações atuais.

Entre as novidades apresentadas no Ciab está o POS contactless, sistema que permite que o usuário faça transações de crédito e débito sem precisar do cartão, e é integrado a um celular ou relógio. Além disso, garante maior segurança em relação a fraudes se comparado aos cartões magnéticos convencionais. A tecnologia, já utilizada nos EUA, Japão e países da Europa, ainda depende da aprovação das bandeiras responsáveis pelo cartão ou das chamadas empresas credenciadoras para ser implementada no Brasil.

A transação funciona de forma que o portador do cartão precise somente aproximá-lo do POS para que as informações sejam transmitidas. A ideia é que, além de tornar as operações mais rápidas, a nova forma de pagamento acompanhe o usuário o tempo todo, em uma peça que já está presente no cotidiano de muitas pessoas. Além de transações de crédito e débito, a solução pode também ser aplicada para recargas de cartão e utilização em locais de alto tráfego, que necessite agilidade, como estações de metrô, por exemplo. Outra novidade que a Perto apresenta no evento é também o POS com biometria, que faz a verificação de autenticidade do portador do cartão com o seu próprio dedo.

O faturamento da Perto chegou a R$ 269,9 milhões em 2009 e a meta para 2010 é crescer 26%, atingindo receita de R$ 340 milhões. O segmento de POS deve responder por 7% da receita total. (fonte: Moglia)