quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mãe de Deus apresenta projeto para melhoria no atendimento emergencial em Santo Antônio da Patrulha


O Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) participou nesta quinta-feira, 16 de junho, do café da manhã mensal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antonio da Patrulha (ACISAP). Na ocasião, foi apresentada a Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do SSMD e o Sistema de Acolhimento na Emergência do Hospital Santo Antônio, que desde maio vigora na instituição.

A diretora assistencial Valéria Cereser explicou que o método de Acolhimento, bastante utilizado no exterior, prioriza o atendimento emergencial por classificação de risco e não por ordem de chegada. Ela explica que todos que vão à emergência do Hospital Santo Antônio são atendidos por um enfermeiro, que poderá classificar o paciente como emergente, urgente, pouco urgente ou não urgente. “O que importa é a necessidade de cada paciente e é para atender a estas necessidades que o hospital está sendo reestruturado”, ressalta o diretor técnico do Hospital Santo Antônio, Giovani Sassi.

Casos que não necessitam de atendimento na hora, como acontece com a maioria das doenças dermatológicas, serão encaminhados para unidades de saúde básica da rede pública onde terão uma consulta agendada. “Foi feito um trabalho intenso com as redes e postos de saúde para sabermos como o paciente poderia ser acolhido pelos mesmos”, comenta Valéria Cereser. Cerca de 20% dos pacientes atendidos no mês de maio foram classificados como não urgente. “A partir de agora estas pessoas que não precisam de um tratamento de emergência serão encaminhados, melhorando o atendimento daqueles que realmente precisam”.

De janeiro a maio de 2010, 12.688 casos foram atendidos na emergência do Hospital Santo Antônio. (fonte: Uffizi)