segunda-feira, 15 de março de 2010

Braskem doa equipamento inédito em universidades para a UFRGS


A Braskem doa nesta terça-feira (16/3) para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) o equipamento SDCD, um computador de controle de processos petroquímicos. O SDCD é utilizado como o cérebro eletrônico de uma planta petroquímica. A solenidade terá a presença do vice-presidente Manoel Carnaúba e do diretor industrial Ademir Zaparolli, da Unidade de Insumos Básicos da Braskem, e do reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto.

A universidade gaúcha será a primeira no Brasil a contar com esse tipo de equipamento para uso nos cursos de graduação e pós-graduação. “Com o SDCD, poderemos aproximar os alunos da realidade industrial. Os profissionais formados e que trabalharem com esse sistema estarão mais capacitados a atuar na indústria química”, diz Jorge Trierweiler, professor da Escola de Engenharia da UFRGS.

O equipamento tem valor estimado de R$ 500 mil (um novo custa R$ 1 milhão) e atenderá aos alunos dos cursos de Engenharia Química, de Engenharia de Controle e Automação e da pós-graduação da universidade. O SDCD foi usado na planta 1 de Olefinas da Unidade de Insumos Básicos da Braskem, em Triunfo. A Ufrgs também receberá a doação do software utilizado no sistema da Metso, empresa finlandesa de ponta nesta tecnologia. (fonte: Moglia)