segunda-feira, 29 de março de 2010

Terex anuncia nova fábrica no Rio Grande do Sul


A Terex – um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção – anunciou hoje (29/03) sua nova fábrica no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão da empresa nos mercados de maior crescimento para a companhia mundialmente, entre os quais o Brasil e a região latinoamericana. O Protocolo de Intenções assinado por representantes da Terex e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (29/03) prevê o início das operações da nova unidade fabril após 12 meses da data do acordo.

“Atualmente, já temos uma unidade de produção no estado, no município de Cachoeirinha, que produz os equipamentos para Construção de Estradas. Com a ajuda do governo do Rio Grande do Sul, realizamos diversas análises e estudos, mas não há a possibilidade de ampliação da atual planta. Não existem áreas ao redor para expansão de nossas atividades. Por esta razão, escolhemos a cidade de Guaíba para a construção da nova unidade fabril da Terex”, afirma Reus Rosa, Diretor Geral da Terex Roadbuilding.

O Rio Grande do Sul se mostrou bastante atrativo para o investimento, não só em função dos benefícios – a Terex integra os programas já estabelecidos pelo governo do estado – mas, sobretudo, pela manutenção dos 250 colaboradores que hoje trabalham na companhia em Cachoeirinha. “Já temos um grupo de funcionários com expertise nos nossos processos de produção e que terão oportunidades de crescimento, com o projeto de expansão. Em cinco anos, deverá ser gerado um total aproximado de 650 postos de trabalho”, acrescenta Rosa.

Construída em uma área de 50 hectares (= 500 mil m²), a nova fábrica será mais de 10 vezes maior que a atual (= 3,5 ha) e deverá entrar em operação após um ano. Produzirá equipamentos para o negócio de Roadbuilding (Construção de Estradas) e, futuramente, máquinas para outros segmentos nos quais a Terex atua.

Para Rosa, “a nova fábrica deverá atender à grande demanda por equipamentos gerada pelos projetos de infraestrutura que o Brasil terá nos próximos anos, como as obras do PAC, o Minha Casa, Minha Vida, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016, além dos investimentos em setores estratégicos como energia, transporte e petróleo. Esta unidade atenderá não somente o mercado brasileiro, como toda a América Latina e, futuramente, a África. Através deste investimento a Terex sedimenta sua presença no território, onde já possui a liderança de mercado em diversos produtos”.

A Terex faturou em 2009, US$ 4 bilhões. Na região da América Latina, que tem o Brasil como o maior mercado, a Terex Latin America fechou o ano passado com US$ 350 milhões. (fonte: Replay)