quarta-feira, 10 de março de 2010

Positivo Informática cresce 2,5 pontos percentuais em market share e fecha 2009 com 16,1% do mercado total de computadores


A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia seus resultados do quatro trimestre e do ano de 2009. A companhia se mantém na liderança do mercado brasileiro de computadores há mais de cinco anos consecutivos, beneficiada pela sua solidez financeira, conhecimento do mercado nacional e posicionamento nos segmentos varejo e governo. Esses fatores possibilitaram à empresa apresentar crescimento em todos os trimestres do ano, apesar dos efeitos da crise financeira mundial no primeiro semestre de 2009.

A companhia ampliou seu market share de 2,2% em 2004 para 16,1% no ano passado no mercado total, com avanço de 2,5 pontos percentuais (p.p.) em 2009 em relação a 2008, o que representa percentual superior de 107,2% e 141,3% em unidades vendidas se comparado às 2ª e 3ª colocadas. Ao desconsiderar o mercado cinza, que totalizou 34,8% no ano, a participação da companhia no mercado oficial foi de 24,7%, aumento de 2,9 p.p. em relação a 2008.

“No período mais agudo da crise, estivemos ainda mais presentes nas redes varejistas, com grandes campanhas promocionais, honramos todos os compromissos com fornecedores, nos aproximamos dos investidores e o mais importante: preservamos nosso capital humano, elemento chave para o crescimento sustentável da empresa”, afirma Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.

A estratégia de vendas no varejo possibilitou à companhia um crescimento expressivo de 21,4% no volume vendido em 2009, comparado a 2008, enquanto este segmento como um todo cresceu apenas 4,3% no mesmo período. Sua participação de mercado atingiu 29,9% em 2009, com avanço de 4,2 p.p. em relação ao ano anterior. Esta participação é superior à soma da participação dos 2º, 3º e 4º colocados. A empresa se mantém na liderança do mercado de governo e educação há 13 trimestres consecutivos e, em 2009, a participação nesse segmento foi de 34,9%, aumento de 4,2 p.p. em relação a 2008, superando em unidades a soma dos 2º, 3º e 4º colocados. Apesar dos impactos da crise financeira mundial que levou a postergações de investimentos pelas empresas, a Positivo Informática registrou, no mercado corporativo, 2,8% de market share – um avanço de 0,3 p.p. na comparação anual. (fonte: Rosa Arrais Comunicação)