quarta-feira, 3 de março de 2010

Supermercados esperam vender 13,5% mais nesta Páscoa


A Associação Gaúcha de Supermercados – AGAS encomendou um levantamento ao Instituto Segmento Pesquisas para saber a expectativa dos consumidores e dos supermercadistas para as compras/vendas de Páscoa. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 22 de fevereiro, quando foram entrevistados 1.192 consumidores de ambos os sexos residentes em Porto Alegre e em cidades-pólo do Estado com idades entre 18 e 65 anos, de todas as faixas de renda. Pelo lado dos supermercadistas foram ouvidos 20 diretores em todo o Estado.

Nesta quarta-feira, 03 de março, o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, reuniu a imprensa para apresentar os resultados do estudo, que apurou que:

69,5% dos consumidores vão comprar preferencialmente em supermercados. Este índice pode aumentar e chegar a 96,0%, pois 26,5% dos entrevistados não descartam a possibilidade de comprar em supermercados como um ponto alternativo para a aquisição dos artigos de páscoa. Este indicador se mantém desde o ano passado.

Segundo os consumidores, os benefícios de comprar produtos para a páscoa em supermercados passam pelos seguintes itens:

- Comprar junto com as outras compras da casa/ comodidade: 51,5%

Cada vez mais o consumidor percebe o supermercado como um local prático para as suas compras diárias e também para as festas. Páscoa está extremamente associada a chocolates, comidas e mesa farta. Consequentemente, os supermercados levam vantagem.

- A variedade de produtos: 37,5%

Este atributo que também foi associado aos supermercados, é positivo, pois em um mesmo local o consumidor faz a maioria das compras. É ganho de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

- É mais perto de casa/ localização: 31,0%

Isso significa o consumidor se deslocando menos à procura de ofertas e melhor preço – é o dinheiro rendendo mais.

- Preço mais baixo: 26,5%

- Pela qualidade dos produtos: 24,0%

É o supermercado se igualando a lojas especializadas e dando ao consumidor muitas opções de compra e a garantia de qualidade.

- A facilidade de comprar no cartão do supermercado: 20,0%

Este é outro hábito que está se reforçando e facilitando as compras em supermercados.

Com relação às compras deste ano com produtos para a páscoa, os entrevistados apontaram que:

- Vão comprar, em média, 6,0% a mais do que no ano anterior;

- Vão gastar, em média, R$162,60 nas compras de produtos para a páscoa em supermercados.

- Os produtos que os consumidores mais vão comprar nos supermercados nesta Páscoa serão: refrigerantes 75,0%, peixes em geral 52,0%, ovos de chocolate em geral 86,5%, bombom 67,0% e chocolates em geral 46,5%.

- A maioria dos entrevistados - 61,0% pretende fazer as compras de Páscoa na última semana que antecede a festa, sendo que 17,0% vão comprar no dia ou na véspera.

- 50% das vendas de Páscoa estão destinadas ao público infantil, mostrando que as crianças exercem um grande poder de decisão.

- 12,0% compram algum chocolate diet ou light.

- Somente 19,5% compram algum produto de páscoa artesanal, como ovos, chocolates e/ou pães e biscoitos doces. O Rio Grande do Sul é o maior mercado de ovos caseiros do Brasil, dado exemplificado pela realização de inúmeras feiras de páscoa. (fonte: Imprensa AGAS)