sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cloud Computing dispensa preocupações operacionais e dá à TI status de serviço


O novo modelo computacional será prática futura do mercado.

Não se preocupar com recursos operacionais exigidos pelo atual modelo de computação é a maior vantagem do Cloud Computing.

A prática oportunizará olhar a Tecnologia da Informação (TI) como um serviço, onde não é preciso fazer investimentos antes de obter resultados da aplicação da tecnologia, segundo Carlos Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM Brasil.

“Com a plataforma, eu não me preocupo com recursos computacionáveis ou atividades que não contribuam diretamente para o resultado do meu negócio, eu simplesmente me preocupo com a funcionalidade e não com a infraestrutura”, explicou Taurion, nesta quarta-feira (27/10), no Fórum de Tecnologia nos Negócios, dentro do III Ciclo de Decisões da Amcham-Porto Alegre.

Para ele, o uso do modelo de Cloud Computing, que armazena dados e aumenta a capacidade de memória dos computadores, através das nuvens, é um caminho sem volta para o mercado.

“Estamos dando os primeiros passos na direção da adoção deste modelo cumputacional, que será dominante na próxima década”, afirma.

Paula Bellizia, diretora de Marketing e Negócios da Microsoft Brasil, também esteve no Fórum e acredita que o principal desafio de Cloud para o mercado corporativo é cada empresa entender qual a sua estratégia de negócio para o modelo.

“Alguns vão adotar todos os serviços na nuvem porque faz sentido não se preocupar com a infraestrutura.

Outras vão se preocupar tanto com segurança e privacidade das informações que podem adotar um limite para o Cloud, com o modelo híbrido, onde parte dos dados está fora e parte está dentro da nuvem”, argumenta. (Fonte:Ancham Brasil - Assessoria de Imprensa)