sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Como fazer a diferença no mundo dos negócios

Tendo como tema "Negociação persuasiva: o poder da emoção como diferencial no bolo do sim, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) realizou, na quinta-feira (28), mais uma edição da sua reunião-almoço, desta vez com o palestrante Beto Carvalho.

Abordando os atributos necessários para que um profissional faça a diferença no mundo dos negócios, Carvalho pontuou sua palestra com histórias pessoais, interagindo com o público presente.

O engenheiro que, ao terminar a faculdade resolveu se tornar vendedor, mesmo tendo que driblar a gagueira, deu dicas de como as pessoas podem se tornar “A cereja do Bolo”.

"Basicamente, construir uma forma de comunicação própria, ser verdadeiro em todas as circunstâncias e equilibrar razão e emoção são fatores fundamentais numa negociação.

O vendedor de sucesso escuta com os ouvidos da mente e fala com a voz da alma”, afirmou Carvalho, acrescentando que o sentimento que se coloca naquilo que realizamos, faz toda a diferença.

Na palestra, que também é tema do segundo livro do palestrante, lançado em 2009, ele descreve quatro camadas que constam no “bolo do sim”.

A primeira é a confiança, essencial em qualquer tipo de negociação. As outras três são consistência (saber valorizar o produto), influência e emoção.

Esta última é o que ele chama de “a cereja do bolo”. Na camada confiança, a receita de Beto Carvalho tem outros ingredientes: franqueza, competência, disponibilidade e capacidade de resolver problemas.

“Não basta nós mesmos sabermos, é importante que os outros saibam o quanto somos bons naquilo que fazemos”, complementa.

Carvalho complementou, ainda, que para valorizar o produto é fundamental saber o que o outro lado necessita.

Outras dicas para obter sucesso é individualizar a negociação, colocando o interlocutor em primeiro plano na conversação; buscar afinidades e, sem deixar de ser verdadeiro, entrar em sintonia com o cliente; mostrar que “é do ramo”.(Fonte:De Zotti - Assessoria de Imprensa)