terça-feira, 19 de outubro de 2010

Parceiros Voluntários e Secretaria da Justiça lançam a Rede do Voluntariado

Para capacitar e qualificar entidades sociais de todo o Estado, Ong Parceiros Voluntários e a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) lançam, nesta terça-feira (19), a Rede do Voluntariado.

O evento acontece às 11h, na sala Fábio Araújo Santos (FAS) da Federasul (Largo Visconde do Cairú, 07, 6º andar), em Porto Alegre. Será investido R$ 1,25 milhão na implantação da iniciativa via Lei da Solidariedade.

O projeto visa disponibilizar para as organizações sociais inscritas na divisão de registros da SJDS, um portal de acesso gratuito com módulos sobre conteúdos para assessoramento, instalação e manutenção gratuita de um site.

Na página da internet, as entidades vão encontrar informações de aplicativos de informática voltados para a melhoria de sua gestão técnica e administrativa, bem como para a publicação de dados sobre os serviços realizados pela entidade.

Para o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, a mobilização de voluntários é a principal fonte de sustentação das organizações sociais. “Este é o caminho para o nosso Terceiro Setor”, afirma o gestor.

Estarão presentes a presidente executiva da Ong Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, o diretor executivo, Cláudio Gastal, e representantes de entidades sociais.

A Lei da Solidariedade permite a renúncia fiscal de até 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte do governo do Estado para que as empresas e entidades do terceiro setor possam aplicar em projetos sociais. Se uma empresa recolhe até R$ 50 mil por mês de ICMS pode contribuir com 20% em projetos sociais, abatendo 75% dos 20%.

A Parceiros Voluntários é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, com a Missão de mobilizar, articular, formar pessoas e instituições, estimulando redes e parcerias para o atendimento das demandas sociais pelo trabalho Voluntário Organizado.(Fonte:Neiva Mello - Assessoria de de Comunicação)