quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lean Manufacturing foi debatido em Encontro Empresarial na Mercopar


Sistema Toyota de Produção muda paradigmas, permitindo sustentabilidade e rentabilidade

O sistema Toyota de Produção, também reconhecido como Produção Enxuta, foi o principal tema abordado no “Encontro Empresarial”, promovido pelo Sistema Sebrae/RS na terça-feira (19), primeiro dia da Mercopar - Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que acontece em Caxias do Sul.

O objetivo do evento, ocorrido pela primeira vez durante a Mercopar, foi possibilitar a troca de experiências entre os empresários que visitam a feira.

Os consultores Flávio Alberto Haussen e Gilberto Vanderlei, que integram um grupo que trabalha na divulgação da Produção Enxuta (Lean Manufacturing) no Rio Grande do Sul, coordenado pelo IGEA (Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos), explicaram que o sistema Lean Manufacturing é uma forma de gerenciamento que visa mudar paradigmas e dar sustentabilidade a empresas de qualquer segmento, apesar de ter como base a indústria automobilística.

Um conjunto de ferramentas, de acordo com os especialistas, confere maior competitividade e qualidade aos processos industriais, porque, focado nas pessoas e no melhoramento contínuo, busca a estabilidade de produção. “O segredo está na forma de pensar e não nas ferramentas”, destacou Haussen.(Fonte:De Zotti - Assessoria de Imprensa)