quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Varejo do futuro promete tecnologia


A CDL Porto Alegre, atenta às oportunidades do futuro no varejo, apresenta às associadas uma pesquisa que aponta as tendências do setor para os próximos anos.

O estudo realizados pela MatériaPrima Pesquisa + Ação com exclusividade para a entidade mostrou que

os próximos anos serão intensos e trarão mudanças significativas para o setor. A pesquisa faz parte das comemorações da entidade pelos 50 anos de atuação, celebrados em agosto de 2010 e foi apresentada nesta terça-feira durante o Almoço do Varejo.

A primeira tendência apontada no estudo permite afirmar que algum processo do varejo, será virtual.

Se a compra for realizada em ambiente físico, com a presença de produtos e vendedores, o pagamento não será feito em moeda de metal, papel ou plástico, mas sim através de um sinal digital enviado de telefone celular autorizando a movimentação de valores entre a conta do consumidor e a do varejista.

Mas ainda há a possibilidade de a compra ser feita de forma totalmente virtual, não como hoje acontece, mas usufruindo da realidade aumentada, permitido ao consumidor “sentir” virtualmente seu objeto de compra.

A tecnologia ao alcance das mãos permitirá ver consumidores escaneando códigos de barras no interior da loja, olhando para os preços e fazendo comparativos para esse item instantaneamente, on-line, dirigindo-se aos vendedores para negociar a compra pelo menor preço e as melhores condições.

Uma tendência é a implementação de RFIDs (etiquetas com microtransmissores de rádio). Analistas prevêem o surgimento de uma "internet de objetos", onde mercadorias de todos os tipos poderão ser monitoradas em escala global.

As definições para a nova tecnologia já estão na enciclopédia livre wikipedia: os leitores de RFID podem ser instalados em aparelhos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas, como os celulares.

Colocando um destes celulares em frente a um produto com RFID obtém-se seu preço, por exemplo, assim como suas especificações.

O celular também pode ser usado para compras, através da leitura do RFID de um determinado produto.

A companhia de cartão de crédito efetua o pagamento através da autorização do celular.

A base da pesquisa é uma analise exploratória, qualitativa com dez entrevistas a especialistas no setor, incluindo varejistas, pesquisadores, consultores e representantes do setor público.

Além destes dados, coletados em fontes primárias, foi feita uma extensiva coleta em dados secundários de forma a subsidiar as tendências macroambientais.(Fonte:CDL POA -Assessoria de Imprensa)