terça-feira, 26 de outubro de 2010

América do Sul elege presidente da ICCA

Eleição do uruguaio Arnaldo Nardone teve o apoio do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau.

Depois de 40 anos, o continente americano voltou a ter um representante na presidência da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA): o uruguaio Arnaldo Nardone, que conquistou no domingo a preferência dos membros da entidade, reunidos em Hyderabad, Índia.

Para a presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), Berenice Lewin, a vitória de Nardone representa um reconhecimento do setor à forte expansão que o turismo de eventos teve no continente sul-americano.

Desde 2002, Nardone comanda a divisão sul-americana e o núcleo hoteleiro da ICCA. Em 2007 ele passou a ser vice-presidente da entidade. O trabalho para promover o turismo de eventos na América do Sul ganhou reconhecimento com o apoio oficial das autoridades turísticas de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile à sua candidatura.

A votação é restrita às entidades associadas. O POACVB, como membro deste grupo, fez campanha ativa por Nardone.

O presidente do conselho curador do Convention, Norton Lenhart, explica que a eleição de um presidente sul-americano aproxima o continente da organização de eventos internacionais. A ICCA gerencia o maior banco de dados de eventos itinerantes do mundo.

É justamente o acesso a esse banco de dados a maior aposta do POACVB para ampliar o número de eventos internacionais realizados na capital gaúcha.

O investimento, feito no início do ano, tem como objetivo final a ampliação do fluxo de turistas estrangeiros, já que segundo a Pesquisa de Impactos Econômicos do Turismo de Eventos em Porto Alegre, cada um deixa US$ 942 a cada três dias que passa na capital, enquanto um turista brasileiro gasta R$ 699 no mesmo período.(Fonte:Neiva Mello - Assessoria de Imprensa)