quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Salão da Inovação e Mostratec seguem até sexta-feira na Fenac


Carro elétrico produzido em parceria pela Fiat e Itaipu é uma das principais atrações

Realizado em paralelo à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, o 2º Salão da Inovação reúne nos pavilhões da Fenac, até esta sexta-feira (22), empresas que investem concretamente em inovação tecnológica.

“A proposta deste espaço é mesmo dar ênfase a quem projeta, trabalha e acredita em inovação”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Ricardo Michaelsen.

Além das empresas da região, um dos destaques do Salão é o Palio Weekend Elétrico, que nasceu de uma parceria firmada entre a Fiat Automóveis, a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outros colaboradores provenientes de empresas de tecnologia e instituições de pesquisa.


O projeto de fazê-lo funcionar unicamente com eletricidade é reflexo do momento que a indústria automobilística vivencia na busca por uma alternativa definitiva de energia limpa e de baixo custo.


O Palio Weekend Elétrico é totalmente movido a energia elétrica. Está equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgfm). Sua energia é proveniente de uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, e sua autonomia é de 120 km. Externamente o Palio Weekend Elétrico é idêntico às versões movidas à combustível líquido ou gasoso.

No interior, ele se diferencia dos demais modelos com motor de combustão interna. Ao invés da tradicional alavanca de mudanças de marchas, há um artefato do tipo joystick que pode ser posicionado em três posições – Drive, Neutro e Ré.(Fonte:De Zotti - Assessoria de Imprensa)