quarta-feira, 26 de maio de 2010

Consórcio Nova Via conclui ponte rodoviária da expansão da linha 1 do Trensurb

Será hoje, 26/05, às 20h, a conclusão da ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, que fica ao longo do prolongamento da Avenida Mauá em São Leopoldo e paralela à ponte metroviária, concluída na última semana. Com extensão 238 metros, a obra, a exemplo da metroviária, também é executada através do sistema de balanço sucessivo – moderna tecnologia na construção de pontes, em que não existem pilares de sustentação, o que evita interferência no curso da água do rio e maiores impactos ao meio ambiente. O vão livre (distância entre dois pilares) sobre o Rio é de 90m.

De acordo com o Diretor do Projeto pelo Consórcio Nova Via, Nilton Coelho, as obras atenderam as exigências técnicas do Projeto de Controle de Cheias do Vale do Rio dos Sinos. As duas pontes poderão ser utilizadas após o término da elevada até a Estação Liberdade, previsto para o final do ano.

O Consórcio Nova Via é formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Toniolo/Busnello. A obra de expansão do Trensurb até Novo Hamburgo é atualmente uma das mais importantes do Estado, com extensão de 9,3 km, construção de quatro novas estações e reurbanização das áreas ao entorno. Diariamente cerca de 35 mil pessoas deverão circular somente pelas quatro novas estações. O Governo Federal está investindo R$ 700 milhões no projeto. São 1200 trabalhadores diretos atuando diariamente para execução da obra. (fonte: Eliana Camejo)