segunda-feira, 24 de maio de 2010

Voos mais altos e sustentáveis


Depois de atender mais de 60 clientes e ter projetado mais de 40.000 m², a POAA – Projetos e Obras de Arquitetura Avançada, empresa há seis anos no mercado de projetos residenciais, comerciais e industriais em qualquer escala, começou a voar mais alto. Formada somente por arquitetos, a empresa se especializou em atender outros escritórios de arquitetura, ansiosos por acabamento e responsabilidade nas suas construções.

Os resultados dessa nova empreitada fizeram com que o planejamento estratégico fosse acelerado em pelo menos um ano, incrementado pelo crescimento de 20% em 2009, justamente impulsionado pelas obras já contratadas. Dentre elas, destaca-se uma casa eco-sustentável de Porto Alegre. A residência, localizada no Morro São Caetano, foi projetada pela arquiteta Heloísa Engelsdorff Leitão e está sendo erguida pela POAA, que tem know-how nesse tipo de obra.

Entre telhados verdes e cisternas, o projeto usa madeira de florestamento e traz decks ecológicos, aquecimento solar e paredes trombes, que funcionam como radiadores gratuitos no inverno, com capacidade de acumular o calor durante o dia para transmiti-lo, à noite, para o interior dos espaços, aumentando a eficiência energética. A ideia da arquiteta e da empresa é
buscar certificação internacional e mostrar que é possível construir com consciência e custo baixo. (fonte: Lia Luz)