terça-feira, 18 de maio de 2010

Todeschini apresenta ambiente inspirado em delícias na Casa Cor RS


Cores arrojadas, mobiliário com design, objetos decorativos exclusivos e obras de arte. Todos estes itens, comandados pelo toque refinado da arquiteta Ingrid Stemmer, dão vida ao sofisticado Lounge Gourmet – ambiente Todeschini na Casa Cor Rio Grande do Sul.

A concepção do projeto foi inspirada nas coisas boas da vida: mousse de morango, sorvete de uva, calda de caramelo, creme de baunilha, marshmallow, mirtilos e frutas vermelhas. “Como quem prepara uma deliciosa receita, fui brincando com equilíbrio e contraste nas cores e nas texturas, até chegar ao resultado final”, conta a arquiteta.

Criado para um bom anfitrião, que gosta de receber e aprecia a arte culinária, o espaço é amplo. Seus 90m² foram setorizados em quadrantes funcionais: estar, preparo, degustação e apoio.

Já na entrada, o visitante se depara com uma foto assinada pela fotógrafa Dulce Helfer e pela simpática cadeira Mademoiselle, do designer Philippe Starck. Detalhes que o instigam a ingressar numa viagem por sabores e sensações.

À esquerda, um pequeno espaço de apoio dá a sensação de estar envolvido por um autêntico bordô. A mesa rústica criada com madeira de demolição funcionará como um grande aparador que acomoda a adega e a organização de receitas. Sofás da linha Vega e poltronas Tide Todeschini também foram dispostos no ambiente.

A área de preparo e apoio também é composta por mobiliário da marca, que é produzido com madeira certificada e 100% MDF. Nas bancadas há gavetões no padrão Laccato Nata, com acabamento em alto brilho, e, sob a janela, um armário com portas de vidro Color Glass Nata, cor rosa suave, para a louçaria. As paredes receberam pastilhas em tom bronze.

A ilha, no centro da operação de preparo, abriga cooktop e coifa em uma bancada revestida pelo padrão da Coleção Organix Todeschini, o Concreto – que reproduz a cor, o desenho e a textura do concreto natural. Pensando na praticidade, a bancada, com pequena cuba central usinada, foi revestida de Silestone. Na face frontal, usou-se cobertura de fórmica em tons de cinza e creme, o que lembra um suave marshmallow.

No estar, o foco é a gigantesca lareira em chapa de navio, que torna o ambiente quente e acolhedor. Ao fundo, as paredes receberam reboco irregular, o que remete à massa modelada com as mãos, e pintura azul intenso. O plano mais alto do forro, que também lembra a cor do mirtilo, recebeu revestimento acústico. “Este cuidado torna as conversas no ambiente mais prazerosas”, destaca Ingrid Stemmer.

Já na área de degustação, um banco-sofá acomoda diversos convidados com muito conforto. O toque de irreverência fica por conta dos tecidos listrados multicoloridos que o revestem e das ararás estampadas nas almofadas.

As peças da designer Ilse Lang foram distribuídas por todo o ambiente cumprindo diversas funções, como: prateleiras para livros de receitas, mesinhas de apoio, carros de chá e banquetas em chifre. Mesas em tons apetitosos no centro da área de estar foram dispostas de forma despojada como pequenos confeitos.

Um dos diferenciais do espaço fica por conta da iluminação conceituada, que tem o objetivo de compor um dueto entre conforto e efeito. Luminárias discretas contribuem silenciosamente para que a luz atinja o brilho máximo, criando efeito de luz. Cinco pendentes flutuam suavemente sobre as mesas de jantar, gerando um clima retro ao local.

Finalmente, para criar um pano de fundo, Ingrid Stemmer selecionou porcelanato listrado, cujas cores lembram as camadas de uma torta. “O resultado final é um Lounge Gourmet moderno. Um ambiente único e inovador”, avalia a arquiteta.

Patrocinadora Nacional da Casa Cor 2010, a Todeschini reforça seu apoio à arquitetura brasileira. A marca estará presente em todas as edições da mostra que acontecerão no Brasil durante o ano. (fonte: Insider2/foto: Carlos Edler)