quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escola do bairro Cristal receberá cadernos e folhas da Celulose Riograndense


Na próxima sexta-feira (14/05), às 10h, a Celulose Riograndense fará a entrega de 600 mil folhas de papel A4 e 90 mil cadernos escolares à diretoria da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva (R. Capivari, 1.999 - bairro Cristal/Porto Alegre). O prefeito da Capital, José Fortunatti, prestigiará a cerimônia.

A doação integra o Projeto Educação, uma iniciativa da Celulose Riograndense que contempla 37 municípios do Rio Grande do Sul onde a empresa atua (35 municípios florestais, além de Porto Alegre e Rio Grande). O projeto existe há 20 anos e consiste na doação anual de material escolar para os alunos matriculados na rede pública de ensino municipal e estadual da sua região de abrangência.

A importância destes municípios para a empresa concentra-se, fundamentalmente, na geração de renda através das frentes de trabalho no setor florestal diretamente associada à produção da sua principal matéria-prima, o eucalipto, cultivado em mais de 300 hortos florestais. O Projeto Educação é uma das formas que a Celulose Riograndense se utiliza para retribuir – através de um material escolar diretamente ligado à educação – a acolhida que as comunidades proporcionam à atividade produtiva da empresa.

Ao longo de 2010, serão distribuídos 550 mil cadernos, com 17cm X 26,5 cm de tamanho. Este ano, a Celulose Riograndense inovou com a inclusão de um encarte intitulado "Conheça a sua cidade". Para cada município, foi produzido um material específico: de um lado, uma foto emblemática da região (ponto turístico mais popular) com a história da cidade (data de fundação, como se originou, o número de habitantes, o gentílico, etc). Do outro lado, todos apresentam dicas para preservar o meio ambiente (são 10 lembretes com uma figurinha: não jogue lixo no chão, evite banhos longos, ande a pé ou de bicicleta, evite acender lâmpadas durante o dia, etc).

Além de cadernos, os municípios também recebem, anualmente, mais de três mil pacotes de folhas de papel para impressão e escrita, tamanho ofício, produzidos pela unidade de papel da Celulose Riograndense.

De 1990 até 2010, foram confeccionados e distribuídos 7.720.000 cadernos. Considerando uma média de 3 cadernos/aluno/ano, já foram beneficiados cerca de 2.573.000 alunos. (fonte: Letícia Vargas Assessora de Imprensa Celulose Riograndense)