quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gerentes do Sheraton Porto Alegre fazem últimos treinos para maratona


Oito gerentes de área do hotel Sheraton estão prestes a dar a largada na 27ª Maratona de Revezamento de Porto Alegre no próximo domingo (23 de maio). Cada um deles vai percorrer 5,3 km para completar os 42 exigidos pela corrida. A equipe começou os treinos em dezembro do ano passado sob a orientação da equipe de profissionais da Academia Ápice, instalada no 22º andar do hotel.

A iniciativa surgiu dos próprios gerentes do hotel, que perceberam uma grande oportunidade para melhorar o clima organizacional, o nível de entrosamento e a motivação dos profissionais. Daniela Lontra, gerente de Recursos Humanos que integra a equipe de corredores, avalia que a iniciativa só trouxe resultados positivos, tanto no desempenho físico pessoal quanto no ambiente de trabalho: “O que aprendemos nos treinos levamos para o dia-a-dia profissional. Desenvolvemos não só a habilidade de correr, mas de entender que cada um tem seu ritmo, suas características, fortalezas e fraquezas. Isto é importante quando retomamos nosso papel de gestores e olhamos sob esta perspectiva para nossas equipes”, explica. Daniela começou com bastante dificuldade e hoje faz até mais do que o exigido pela prova: “Correr os 5 km foi um grande desafio na minha vida, afinal, nunca consegui fazer mais de 10 minutos sem cansar. Hoje sinto que consegui superar meus limites e minha condição física fez crescer ainda mais a disposição para o trabalho, influenciando também meu desempenho”, comenta.

A motivação da equipe foi tamanha que muitos pretendem seguir treinando após a prova deste domingo. Um deles é Fábio Bombardelli, gerente de Manutenção do hotel. “Queremos continuar com os encontros para tentar conseguir correr 10 km até julho”, afirma. Fábio perdeu 12 quilos desde o início do projeto e sente que superou dificuldades e limites: “Tenho muito mais disposição para o meu trabalho e também para as tarefas de casa. Além disso, encontrar os colegas duas vezes por semana nos treinos aproximou ainda mais a equipe”, conta.

A integração descrita por Fábio foi sentida por outros profissionais da empresa. Foi o caso de Vera Carvalho, gerente de Governança, que integrou o time em março deste ano: “O entusiasmo dos meus colegas me sensibilizou. Vi o grupo tendo grandes melhoras de saúde e condicionamento físico e também no convívio entre eles. Quando vamos aos treinos todos querem se ajudar, saber quais são as dificuldades e comemorar as vitórias”, explica. Vera foi uma aluna dedicada e, apesar de ter chegado mais tarde, está pronta para correr a maratona. Quem afirma é o professor Rafael Souza, responsável pelo treinamento do grupo. Rafael destaca que a evolução do grupo foi homogênea : “Todos foram muito dedicados e determinados. Superaram as expectativas”.

Os treinos aconteceram duas vezes por semana ao longo de seis meses no Parcão, sempre aos finais de tarde. Foram trabalhados movimentos de braços, correção de postura, reforço abdominal e lombar além de treinos de explosão, resistência e fortalecimento muscular. Testes de força com cardiologista e orientação da nutricionista do hotel, Fabiola Regianini, completaram a preparação para garantir a saúde dos profissionais. (fonte: Neiva Mello/foto: Lina Colnaghi)