segunda-feira, 3 de maio de 2010

Máquinas da Terex em Curitiba


Curitiba é primeira capital brasileira a ter sua própria máquina recicladora/estabilizadora de solos e a escolhida foi a RS 425C , fabricada pela Terex.

Durante a cerimônia de inauguração do equipamento, o Prefeito Beto Richa (foto) anunciou que Curitiba vai ganhar 200 quilômetros de ruas asfaltadas até o fim deste ano. A meta anterior da Prefeitura foi ampliada após a entrada em funcionamento da nova recicladora.

A previsão dos técnicos é de que o equipamento faça em cinco dias o trabalho de implantação da base do pavimento, que normalmente demoraria até três meses.

O equipamento atualmente é utilizado somente por grandes empreiteiras na construção de rodovias e seu uso na reciclagem da malha urbana é inédito no país. Ele retira a camada de asfalto velho, tritura, mistura com cimento e devolve para a mesma rua, como base para a nova pavimentação. Além disso, permite a produção do asfalto com borracha, utilizando compostos de pneus velhos, reduzindo a poluição e os danos ao meio-ambiente. O processo de transformação é 40% mais barato que a execução normal de uma pista.

Juntamente com a nova recicladora, uma usina de asfalto fixa e uma vibro-acabadora também da Terex, já começaram a operar no canteiro de obras da capital paranaense . Os equipamentos devem ampliar a capacidade de pavimentação das ruas da cidade, passando dos atuais cinco para 22 quilometros/mês.

A Terex, que já conta com uma fábrica no Distrito Industrial de Cachoeirinha, anunciou recentemente a instalação de uma nova unidade em Guaiba, que ocupará o antigo terreno da Ford, com operação prevista para março de 2011. (fonte: Assessoria de Imprensa Terex)