quinta-feira, 20 de maio de 2010

GM premia colaboradores mais criativos


Redução de custos, otimização dos processos, aumento de produtividade e motivação profissional são objetivos que caminham juntos na fábrica da General Motors de Gravataí. Por meio do Programa Boas Idéias, os colaboradores da empresa têm a oportunidade de sugerir processos de melhoria no ambiente de trabalho e ver, na prática, suas idéias implementadas. A adesão dos colaboradores é total. No último ano, 16 mil sugestões foram inscritas no programa. Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (19), na sede da unidade, em Gravataí, a GM agraciou as 127 melhores idéias.

As sugestões têm prazo de validade de 12 meses e podem ser feitas de forma individual ou em equipes de até oito pessoas. As idéias devem, necessariamente, visar a melhorias em alguma das seguintes áreas: Produtividade, Qualidade, Segurança e Ergonomia, Redução de Custo, Redução de desperdícios e Organização do Local. O programa tem como principais objetivos estimular o trabalho em equipe, valorizar os funcionários, oportunizar e implantar melhorias contínuas, além de reduzir custos e desperdícios.

Os benefícios que o programa proporciona são sentidos tanto pelos próprios colaboradores quanto pelo sistema de gestão da fábrica. Na categoria Redução de Custos, por exemplo, os números são ainda mais expressivos. De acordo com o Diretor de Recursos Humanos da GM em Gravataí, Sidnei Alvares, a meta anual é que as idéias sugeridas pelos funcionários culminem na redução de, pelo menos, R$ 1,5 milhão. No último ano, porém, este valor atingiu a marca de R$ 4,5 milhões. “A GM estimula que todos os seus funcionários participem do processo de sugestões, contribuindo com suas idéias, independentes da função que exerçam na organização”, explica Alvares, lembrando que, uma vez aprovada, a sugestão, pode ou não ser implementada, conforme as prioridade necessidades da fábrica. (fonte: menoni :: jobim comunicação/foto: Elias Eberhardt)